Benefícios

 

Veja abaixo qual Bilhete Único se adequa melhor às suas necessidades:
 

  • Bilhete Único Intermunicipal
  • Bilhete Único Carioca
  • Bilhete Único Niterói

 

Confira aqui as legislações que regem cada benefício: https://www.fetranspor.com.br/legislacao / Legislação do BIlhete Único Carioca

Bilhete Único Intermunicipal

O Bilhete Único Intermunicipal é um benefício tarifário que possibilita a utilização de no mínimo um transporte intermunicipal, dentro de um período determinado, na região metropolitana no Rio de Janeiro.
Bilhete Único RJ - Lei Estadual nº 5.628/2009 - Decreto Estadual nº42.262/2010.

Para usufruir do benefício da tarifa reduzida no sistema Bilhete Único Intermunicipal, observe as seguintes regras:

- Prazo máximo de utilização de 3h para realização da integração
- Intervalo entre as viagens (integrações) de ida e volta - no mínimo 1 hora
O usuário poderá realizar até duas viagens diárias (ida e volta), compostas por até duas integrações cada, nos seguintes modais: ônibus, metrô, trem, barcas, vans legalizadas e BRT.
- O uso do cartão - duas vezes seguidas no mesmo transporte, não caracteriza integração de Bilhete Único Intermunicipal, portanto o cartão debitará o valor integral das duas tarifas;
- Em linha ou serviço de transporte intermunicipal com valor superior à tarifa praticado no sistema Bilhete Único Intermunicipal, será debitado do cartão o valor máximo da tarifa de Bilhete Único;
- No caso de utilização nas barcas o usuário ainda se beneficia da Tarifa Social, pagando um valor inferior ao praticado na tarifa atual. 
 

No caso de utilização entre BRT + Metrô, o passageiro poderá realizar a integração durante um período de 2h. A integração só é válida nas estações Vicente de Carvalho ou Jardim Oceânico.
- Cada usuário poderá ter apenas um cartão associado ao seu CPF;

- Para se cadastrar no benefício, é necessário ter idade acima de 05 anos e máxima de 64 anos, de acordo com o decreto 45.746 (veja aqui) e renda mensal de até R$ 3.000,00 (Três mil reais), de acordo com o Decreto 45.895.

- O cartão é pessoal e intransferível;
- O Bilhete Único Intermunicipal não poderá ser cedido, emprestado, vendido, ou dada qualquer outra forma de permissão para que terceiros o utilizem. O uso por terceiros constitui fraude e implicará, ao seu titular, nas sanções previstas em Lei.

Atenção: Os ônibus executivos - conhecidos como “Tarifa” ou “Frescão” - e o VLT* não estão incluídos no benefício tarifário do Bilhete Único Intermunicipal. Sendo assim, será debitado do cartão o valor integral da tarifa praticada nestes transportes.
 

* Para utilização no VLT, cada usuário deverá ter o seu cartão individual e, após debitado o valor da tarifa, o passageiro tem 1 hora de utilização do modal, não sendo possível passar o cartão novamente dentro deste período.


Tipos de personalização do cartão:
Ao usuário – apresenta o nome do usuário no verso - quando solicitado neste site.
Não personalizado - sem o nome do usuário no verso – quando adquirido em posto de cadastramento ou loja RioCard.

 

Abrangência:
O benefício da tarifa reduzida do Bilhete Único Intermunicipal é válido nas viagens entre modais nos seguintes municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro: 
Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Mangaratiba, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica, Tanguá.

 

Pode ser adquirido das seguintes formas:

1) Posto de Cadastramento 
O cartão é cadastrado e associado ao CPF do usuário no ato da compra. 
A habilitação do cartão para o benefício do Bilhete Único Intermunicipal ocorrerá em até 48h após o cadastro.

2) Lojas RioCard 
O cartão é cadastrado e associado ao CPF do usuário no ato da compra. 
A habilitação do cartão para o benefício do Bilhete Único Intermunicipal ocorrerá em até 48h após o cadastro. 

3) Site 
O cartão é cadastrado e associado ao CPF e personalizado ao usuário no ato da compra. 
A habilitação do cartão para o benefício do Bilhete Único Intermunicipal ocorrerá em até 48h após o cadastro.
 


Onde recarregar:
Os cartões podem ser recarregados neste site, nas lojas RioCard e nas máquinas de autoatendimento disponíveis na rede de recarga. Consulte os locais disponíveis em www.cartaoriocard.com.br/rederecarga
Término dos créditos:
Este cartão NÃO pode ser entregue nos ônibus, lojas RioCard e bilheterias do BRT valendo R$3,00, mesmo que o saldo esteja insuficiente ou zerado. Continue recarregando seu cartão para utilizá-lo nos meios de transporte.
Atenção: O modelo de Vale-Transporte do Bilhete Único Intermunicipal é solicitado e recarregado apenas pelo site www.cartaoriocard.com.br/paraempresa.  Neste caso somente o comprador ou administrador poderá comprar créditos para o cartão.

 

Perda, Roubo ou Avaria:
Em caso de perda, roubo, quebra ou avaria do cartão, ele poderá ser cancelado; 
A efetivação do cancelamento ocorrerá em até 48 horas após o pagamento da cobrança pelo cartão não devolvido
Somente cartões cadastrados, isto é, associados ao CPF do usuário, poderão ter os créditos remanescentes transferidos para a nova via – após a confirmação do pagamento da cobrança pelo cartão não devolvido, conforme Termo de Comodato. O cadastro pode ser feito neste site, nas lojas RioCard ou postos de cadastramento.

 

Mau funcionamento do cartão:
Em caso de mau funcionamento, procure uma das lojas RioCard para análise técnica. Caso seja constatado o defeito será emitida uma nova via gratuitamente para o usuário.
Por medida de segurança, o cartão que ficar mais de 120 dias sem uso, será bloqueado. Procure uma loja RioCard (venda e multisserviços) ou um terminal de autoatendimento para consulta de saldo e desbloqueio do cartão.

Paquetá e Ilha Grande:
De acordo com a lei 7.505 de 2016, moradores de Paquetá e Ilha Grande 
com renda mensal inferior à R$ 3.000,00 têm direito à gratuidade nas Barcas com o Bilhete Único Intermunicipal. Os moradores com renda superior à R$ 3.000,00 não tem direito ao benefício do Bilhete Único Intermunicipal, passando assim a pagar 50% do valor da tarifa.
Para garantir seu benefício, vá à Loja RioCard Nilo Peçanha (Av. Nilo Peçanha, 26A - Centro - Rio de Janeiro) portando original e cópia de sua identidade, CPF e comprovante de residência dos últimos 3 meses em nome do próprio (apenas contas de consumo - água, luz, telefone ou gás) e realize na hora a sua declaração de renda mensal. 

Bilhete Único Carioca

O Bilhete Único Carioca é um benefício tarifário que possibilita a utilização de um segundo transporte, em um período de 2 horas e meia no município do Rio de Janeiro.

Este cartão vale R$ 3,00: Você adquire em uma loja RioCard ou ponto de venda por R$ 3,00 + créditos e, ao devolvê-lo, você será restituído de seu R$ 3,00. Você poderá devolvê-lo ao cobrador de ônibus, nas lojas RioCard ou bilheterias do BRT. Caso seja adquirido através deste site ou se cadastrar no ato da compra, você não precisará pagar R$ 3,00 pois seu cartão será fornecido conforme nosso Termo de Comodato.
Legislação do BIlhete Único Carioca - Lei Municipal nº 5.211/2010

Para usufruir do benefício da tarifa reduzida do Bilhete Único Carioca, observe as seguintes regras:

- Intervalo entre os transbordos: 2h30min
- Intervalo entre as integrações de ida e volta: a partir de 1h
- O usuário poderá realizar apenas duas integrações diárias;
- O uso do cartão - duas vezes seguidas na mesma linha de ônibus ou no validador do trem, não caracteriza integração do Bilhete Único Carioca, portanto o cartão debitará o valor integral das duas tarifas;

- O usuário do cartão Bilhete Único Carioca pode realizar a integração BRT-Metrô, desde que o mesmo esteja com o CPF habilitado para o benefício do Bilhete Único Intermunicipal no site da RioCard. Para se cadastrar no benefício, é necessário ter idade acima de 05 anos e máxima de 64 anos.

O passageiro poderá realizar a integração durante um período de 2h. A integração só é válida nas estações Vicente de Carvalho e Jardim Oceânico.


Atenção: Os ônibus executivos - conhecidos como “Tarifa” ou “Frescão” - não estão incluídos no benefício tarifário do Bilhete Único Carioca. Sendo assim, será debitado do cartão o valor integral da tarifa praticada nestes transportes.
 

* Para utilização no VLT, cada usuário deverá ter o seu cartão individual e, após debitado o valor da tarifa, o passageiro tem 1 hora de utilização do modal, não sendo possível passar o cartão novamente dentro deste período.

 

Tipos de personalização do cartão:
Ao usuário – apresenta o nome do usuário no verso - quando solicitado neste site.
Não personalizado – não consta nome do usuário no verso - quando adquirido no posto de cadastramento, lojas RioCard, bilheterias do BRT ou máquinas de autoatendimento disponíveis na rede de recarga.

 

Abrangência: O benefício da tarifa reduzida do Bilhete Único Carioca é válido nas viagens entre dois ônibus municipais ou ônibus e trem dentro da cidade do Rio de Janeiro.

 

Pode ser adquirido de três formas:

1) Lojas RioCard
Adquirido por R$ 3,00.
Poderá ser cadastrado e associado ao CPF do usuário no ato da compra.
*Ao se cadastrar no ato da compra você não precisará pagar R$ 3,00 e seu cartão será fornecido de acordo com nosso termo de comodato. Para tal é necessário CPF, RG e comprovante de residência em nome do Próprio, originais e xerox.


2) Site
O cartão é cadastrado e associado ao CPF e personalizado ao usuário.
A habilitação do cartão para o benefício do Bilhete Único Carioca ocorrerá em até 48h após o cadastro.

3) Bilheterias do BRT
Adquirido por R$3,00.

4) Máquinas de autoatendimento
Adquirido por R$3,00
Poderá ser cadastrado neste site ou nas lojas RioCard.
Onde recarregar:
Estes cartões podem ser recarregados neste site, nas lojas RioCard e nas máquinas de autoatendimento disponíveis na rede de recarga. Verifique os locais disponíveis em www.cartaoriocard.com.br/rederecarga


Término dos créditos:
O cartão com saldo insuficiente ou zerado poderá ser recarregado ou entregue nos ônibus, lojas RioCard e bilheterias do BRT valendo R$3,00.

Atenção: O modelo de Vale-Transporte do Bilhete Único Carioca é solicitado e recarregado apenas pelo site www.cartaoriocard.com.br/paraempresa. Neste caso somente o comprador ou administrador poderá adquirir novos créditos.

 

Perda, Roubo ou Avaria:
Em caso de perda, roubo, quebra ou avaria do cartão, ele poderá ser cancelado; 
A efetivação do cancelamento ocorrerá em até 48 horas após o pagamento da cobrança pelo cartão não devolvido
Somente cartões cadastrados, isto é, associados ao CPF do usuário, poderão ter os créditos remanescentes transferidos para a nova via – após a confirmação do pagamento da cobrança pelo cartão não devolvido, conforme Termo de Comodato. O cadastro pode ser feito neste site, nas lojas RioCard ou postos de cadastramento.

 

Mau funcionamento do cartão:
Em caso de mau funcionamento, procure uma das lojas RioCard para análise técnica. Caso seja constatado o defeito será emitida uma nova via gratuitamente para o usuário.
Por medida de segurança, o cartão que ficar mais de 120 dias sem uso, será bloqueado. Procure uma loja RioCard (venda e multisserviços) ou um terminal de autoatendimento para consulta de saldo e desbloqueio do cartão.

Bilhete Único Niterói

O Bilhete Único Niterói é um benefício tarifário que possibilita a utilização de um segundo transporte, dentro de um período determinado, dentro do município de Niterói.
Bilhete Único Niterói - Lei Municipal nº 2.851/2011


Para usufruir do benefício da tarifa reduzida no sistema Bilhete Único Niterói, observe as seguintes regras:

- Cada usuário poderá ter apenas um cartão associado ao seu CPF;
- A aquisição do cartão Bilhete Único Niterói é vinculada, obrigatoriamente, ao cadastro de pessoa física (CPF).
- Intervalo entre os transbordos: 1h
- Intervalo entre as integrações de ida e volta: a partir de 3h
- O usuário poderá realizar apenas duas integrações diárias;
- O uso do cartão - duas vezes seguidas na mesma linha de ônibus - não caracteriza integração do sistema Bilhete Único Niterói, portanto o cartão debitará o valor integral das duas tarifas;
Atenção: Os ônibus executivos - conhecidos como “Tarifa” ou “Frescão” - não estão incluídos no benefício tarifário do Bilhete Único Niterói. Sendo assim, será debitado do cartão o valor integral da tarifa praticada nestes transportes.
 

 

Pode ser adquirido de duas formas:

1) Loja RioCard de Niterói
O cartão é cadastrado e associado ao CPF do usuário no ato da compra.
A habilitação do cartão ocorrerá em até 48h após o cadastro.

2) Site
Associado e personalizado ao usuário.
Ambos os cartões podem ser recarregados neste site, nas lojas RioCard, nos ATM’s e na rede de recarga. 

 

Tipos de personalização do cartão:
Ao usuário – apresenta o nome do usuário no verso - quando solicitado neste site.
Não personalizado – não consta nome do usuário no verso - quando adquirido no posto de cadastramento.

 

Abrangência: O benefício da tarifa reduzida do Bilhete Único Niterói é válido nas viagens entre dois ônibus municipais dentro da cidade de Niterói.

 

Onde recarregar:
Os cartões podem ser recarregados neste site, nas lojas RioCard e nas máquinas de autoatendimento disponíveis na rede de recarga. Consulte os locais disponíveis em www.cartaoriocard.com.br/rederecarga
Término dos créditos:
Este cartão NÃO pode ser entregue nos ônibus, lojas RioCard e bilheterias do BRT valendo R$3,00, mesmo que o saldo esteja insuficiente ou zerado. Continue recarregando seu cartão para utilizá-lo nos meios de transporte.
Atenção: O modelo de Vale-Transporte do Bilhete Único Intermunicipal é solicitado e recarregado apenas pelo site www.cartaoriocard.com.br/paraempresa.  Neste caso somente o comprador ou administrador poderá comprar créditos para o cartão.

 

Perda, Roubo ou Avaria:
Em caso de perda, roubo, quebra ou avaria do cartão, ele poderá ser cancelado; 
A efetivação do cancelamento ocorrerá em até 48 horas após o pagamento da taxa de segunda via; 
Somente cartões cadastrados poderão ter os créditos remanescentes transferidos para a nova via – após a confirmação do pagamento da cobrança pelo cartão não devolvido, conforme Termo de Comodato.

 

Mau funcionamento do cartão:
Em caso de mau funcionamento, procure uma das lojas RioCard para análise técnica. Caso seja constatado o defeito será emitida uma nova via gratuitamente para o usuário.
Por medida de segurança, o cartão que ficar mais de 120 dias sem uso, será bloqueado. Procure uma loja RioCard (venda e multisserviços) ou um terminal de autoatendimento para consulta de saldo e desbloqueie seu cartão.