Notícias

03-08-2016

Sistema Antifraude terá aplicativo de autocadastro

Com o objetivo de detectar não conformidades na bilhetagem eletrônica, a RioCard TI vem desenvolvendo, ao longo de 2015, o Sistema de Reconhecimento Facial Antifraude. A partir de câmeras instaladas acima dos validadores será possível capturar imagens do passageiro que usa o cartão, fazendo um reconhecimento de face e identificando se o portador do cartão é o titular.

Como parte do projeto foi criado um aplicativo de autocadastro que vai permitir o registro de novos titulares dos cartões a partir de tablets, celulares e computadores, acelerando o processo de validação de dados do titular.  Com o aplicativo os usuários poderão inserir seus dados e tirar uma foto para cadastrarem-se como titulares de um cartão RioCard.

O cadastro realizado no aplicativo será comparado aos dados do Detran (identificação civil) para verificar a veracidade das informações e da foto. Caso os dados sejam divergentes, o sistema, através do próprio aplicativo, irá orientar o usuário a refazer o cadastro ou procurar uma loja física da RioCard.

Segundo Carlos Silveira, diretor Executivo da RioCard TI, o aplicativo servirá também para que os usuários detectados com divergência entre a foto cadastrada do titular e a do portador, tirada pela câmera, possam se recadastrar, facilitando o processo e evitando a suspensão do benefício. Além disso, a empresa vai estudar novas funcionalidades para o aplicativo, como, por exemplo, a integração com o sistema de recarga.

O Sistema de Reconhecimento Facial Antifraude já está sendo testado em 50 empresas de ônibus, e, em breve, todo o processo, incluindo a usabilidade do aplicativo, será testado na empresa Autocap. 

 

< Voltar para a página de Notícias
Página Anterior      Próxima Página