Perguntas Frequentes

Dúvidas - Site do Aluno (SEEDUC)

  1. É a primeira vez que acesso este site, o que devo fazer?

    Na área Quero me cadastrar, deverá informar a matrícula e o nome completo, após deverá clicar na seta para confirmar.

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    O site confirmará a solicitação e enviará um e-mail com as instruções continuar o cadastro.

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    Acesse o e-mail cadastrado junto à escola, onde visualizará a mensagem enviada pelo sistema. Na mensagem conterá um link, com direcionamento à tela para finalização do cadastro.

  2. Não consegui validar meu cadastro, o que devo fazer?

    O aluno deverá procurar a secretaria da sua escola e verificar as informações do seu cadastro.

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  3. Como será inserida a foto no meu cartão?

    O aluno poderá efetuar o envio da foto pelo site se no cadastro não houver foto. Para incluir foto, o aluno deverá:

    a) clicar em Solicitar cartão

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    b) clicar no ícone Incluir Foto.

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    c) Uma nova janela surgirá, e nela, o aluno deverá selecionar sua foto e clicar no botão Abrir;

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    d) A foto será enviada para o site e será exibida para possa selecionar o melhor corte da imagem;

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    e) O aluno deverá clicar dentro do quadrado branco e arrastá-lo para o centro do rosto;

    f) Após, deverá clicar em Confirmar Dados. 

    Observação: Certifique-se que todos os seus dados estejam corretos.

  4. Qual padrão devo seguir para tirar a foto?

    • Deve pertencer ao próprio aluno e ser recente;
    • O fundo deve ser claro;
    • Deve conter apenas os ombros e rosto do aluno. Sua face deverá estar centralizada;
    • Você não poderá estar de óculos e/ou chapéu, boné e afins.
    • A foto deverá possuir até 32 Kb, 
    • Formato JPEG (“.jpg”)

  5. A escola poderá fazer a solicitação do cartão ou somente o aluno fará através do site?

    Somente o aluno poderá solicitar cartão.

  6. Meus dados estão incorretos, como posso atualizá-los?

    Procurando a secretaria da sua escola e solicitar a alteração do seu cadastro. Não será possível atualizar o cadastro pelo Site do Aluno.

  7. Não consigo gerar o boleto, onde posso obter ajuda?

    O aluno poderá procurar a secretaria da sua escola e solicitar a verificação das informações do seu cadastro.

  8. Posso acompanhar o status do meu cartão através do Aluno Online?

    Não, para qualquer questão relacionada ao cartão deverá utilizar o Site do Aluno, através do https://aluno.riocard.com/acesso/login

  9. Onde posso pagar o boleto?

    Preferencialmente no banco Itaú, em qualquer banco ou casas lotéricas até o vencimento do boleto.

  10. Qual o prazo para pagamento do boleto?

    O vencimento do boleto é de 15 dias após a solicitação do cartão.

  11. Não consegui pagar o boleto até o vencimento, como devo proceder?

    Se você não conseguiu pagar o boleto até a data de vencimento, vá até o site e emita um novo boleto.

  12. Posso acompanhar através do site o pedido da primeira ou segunda via?

    Sim. O aluno poderá acompanhar o status da solicitação de seu cartão.

  13. Perdi / roubaram meu cartão?

    Você poderá solicitar a segunda via através do site. O cartão anterior, será cancelado automaticamente. Poderá também solicitar a isenção do pagamento do boleto, em caso de cancelamento do cartão por roubo ou furto, mediante a apresentação do Boletim de Ocorrência em uma loja RioCard. Saiba mais: (21) 4003-3737

  14. Fiz o pagamento do boleto, o que devo fazer?

    Você deverá aguardar a constatação do pagamento, que poderá levar até 2 dias úteis. Após a confirmação, o cartão será emitido e direcionado à escola.

  15. Recebi o cartão, já posso usá-lo?

    Não. Você deverá confirmar o recebimento do cartão através do site clicando no botão confirmar recebimento.

  16. Qual número de matrícula devo digitar para acessar o site?

    Por favor, verifique com a sua escola o número da sua matrícula ativa.

  17. Digitei o nome e matrícula corretamente, o site não permite o acesso, o que devo fazer?

    Você deverá se dirigir à sua escola e verificar as informações do seu cadastro.

  18. Não recebi o link de autenticação do e-mail, o que devo fazer?

    Procurar a secretaria da sua escola para verificar o e-mail vinculado ao seu cadastro.

  19. O aluno receberá o cartão bloqueado? Qual será o procedimento de desbloqueio?

    Sim. Assim que recebê-lo, desbloqueie o cartão no site através do menu Confirmar Recebimento e aguarde até 48h úteis para utilizá-lo.

  20. Que tipo de caracteres poderei utilizar para a criação da nova senha?

    A sua senha deverá possuir de 6 a 10 caracteres, dentre eles pelo menos 1 letra e 1 número.

  21. Existe restrição para algum navegador?

    Você poderá acessar o site pelos navegadores Internet Explorer 10 ou superior, Mozilla Firefox e Google Chrome.

  22. Quando mudar de escola terá que solicitar outro cartão?

    Não. Somente será necessário que sua escola atualize seus dados.

  23. Esqueci minha senha. O que eu faço

    Para alterar a sua senha, clique na opção “Esqueci minha senha”. Você deverá informar seu e-mail de cadastro para enviarmos o link para a alteração da sua senha. Ao clicar nesse link enviado, você será direcionado para uma tela solicitando a informação da nova senha e confirmação da mesma.

Vale Social

  1. O que é o benefício do RioCard Vale Social?

    É um benefício concedido para deslocamento através de transporte rodoviário intermunicipal, metroviário, ferroviário ou aquaviário sob administração estadual para a realização de tratamentos médicos ou medicamentosos, de forma frequente, continuada e sem interrupção em ambientes hospitalares, bem como para aquisição de medicamentos em órgão público de saúde.

  2. Quem tem direito de usar o RioCard Vale Social?

    Pessoas portadoras de deficiência e pessoas portadoras de doença crônica de natureza física ou mental, cuja interrupção no tratamento possa acarretar risco de morte.

  3. Como solicitar o RioCard Vale Social?

    A decisão sobre as solicitações de Vale Social é de responsabilidade da Secretaria de Estado de Transportes do Estado do Rio de Janeiro (SETRANS).

    Caso deseje verificar se tem direito ao benefício, dirija-se a um dos postos de cadastramento nas unidades da SETRANS, da Fundação Leão XIII ou acesse www.valesocial.rj.gov.br/formularios, onde será obtido, inclusive, o formulário de cadastramento e serão informados os documentos necessários para apresentação.

  4. Como realizar o cadastramento?

    Após o prazo informado no momento da solicitação o interessado poderá verificar a concessão do benefício através da Central de atendimento da Setrans ou no local de entrada do benefício.

  5. Onde posso obter mais informações sobre o Vale Social?

    Para saber mais clique em http://www.valesocial.rj.gov.br/

RioCard Especial

  1. O que é o benefício do RioCard Especial?

    Na maioria dos municípios no Estado do Rio de Janeiro, a Lei permite ao beneficiário viajar gratuitamente em linhas municipais nos ônibus convencionais de duas portas, sem ar-condicionado, nos microônibus urbanos sem ar-condicionado e no VLT (Veículo leve sobre trilho).

  2. Quem tem direito a utilizar o RioCard Especial?

    Os beneficiários de gratuidades estabelecidas em legislação de municípios do Estado do Rio de Janeiro. Para saber como funciona o benefício no seu município entre em contato com o telefone 21 4003-3737.

  3. Como solicitar o RioCard Especial?

    Para informações, ligue para 21 4003-3737

  4. Onde posso obter mais informações sobre o RioCard Especial?

RioCard Escolar

  1. O que é o benefício RioCard Escolar?

    É um benefício utilizado para o deslocamento entre a residência do aluno e o estabelecimento de ensino onde estiver regularmente matriculado e vice-versa, com variações previstas na legislação estadual e municipal que devem ser observadas caso a caso. O uso do cartão eletrônico pelos alunos da rede pública de ensino fundamental e ensino médio não os dispensa do uso do uniforme para ingresso gratuito no transporte público de passageiros por ônibus.

  2. Quem tem direito a utilizar o RioCard Escolar?

    Os cartões de isenção do pagamento de tarifa para estudantes são emitidos de acordo com os dados cadastrais fornecidos pelo órgão público competente, observadas a legislação estadual e municipal aplicável.

  3. Onde posso obter mais informações sobre o RioCard Escolar?

RioCard Sênior

  1. Quem tem direito a utilizar o RioCard Sênior?

    Cidadãos  idosos com 65 anos completos devem solicitar seu cartão no município de residência. Alguns municípios possuem lei orgânica para concessão do benefício para pessoas com 60 a 64 anos, de acordo com o decreto 45.746 (veja aqui). O usuário que obtiver o RioCard Sênior não poderá possuir um Bilhete Único Intermunicipal cadastrado ao seu CPF.

  2. Onde posso obter mais informações sobre o RioCard Sênior?

Passe Livre Universitário

  1. O que é o benefício do Passe Livre Universitário?

    De acordo com o Decreto 38.280, o cartão de gratuidade para os universitários do município do Rio de Janeiro permitirá o uso no transporte coletivo por ônibus municipais, BRT e VLT, regidos pela norma ABNT- NBR 15.570. Este cartão não poderá ser utilizado para viagens em trens, metrô, barcas e linhas Intermunicipais ou linhas municipais fora do município do Rio.

  2. Quem tem direito ao cartão do benefício do Passe Livre Universitário?

    Estudantes do ensino superior matriculados nos cursos de graduação presencial de instituições de ensino no Município do Rio de Janeiro, desde que bolsistas do Programa Universidade para Todos – ProUni – do Ministério da Educação ou alunos cotistas, beneficiários das políticas públicas afirmativas, ou alunos com renda familiar per capita de até um salário mínimo.

    O benefício da gratuidade de que trata este Decreto só poderá ser utilizado pelos estudantes contemplados na legislação, que residam no município do Rio de Janeiro e que se encontrem efetivamente matriculados e com frequência comprovada semestralmente. O benefício só poderá ser utilizado por seu beneficiário, sendo proibido transferi-lo a terceiros ou comercializá-lo.

  3. Caso o aluno estude em mais de um curso terá direito a mais de um cartão?

    Não. Mesmo que o aluno estude em cursos diferentes, com o benefício de cotas e/ou bolsa ProUni, terá direito a apenas 1 cartão.

  4. Se o aluno possuir um cartão Bilhete Único Universitário terá direito ao benefício do Passe Livre Universitário?

    O cartão do benefício do Passe Livre Universitário substitui o cartão Bilhete Único Universitário. Os alunos que atendem ao Decreto 38.280 e possuem o cartão BUC Universitário devem efetuar o agendamento para cadastro do novo cartão. O cartão BUC Universitário deverá ser utilizado até o saldo ser esgotado, quando então será cancelado.

  5. Como funcionará o cartão?

    O benefício do Passe Livre Universitário permitirá ao aluno até quatro viagens por dia, podendo utilizar este limite para realizar até 2 (duas) integrações do Bilhete Único Carioca.

    Cada integração do Bilhete Único Carioca (com transbordo) é contabilizada no limite mensal apenas como 1 (uma) viagem.

    O Decreto 38.280 de 29 de Janeiro de 2014, que instituiu o Passe Livre Universitário, não contempla seu uso durante as férias e recessos, por este motivo, seu uso será permitido somente no período letivo disponibilizado por cada Unidade de Ensino.

  6. Como funcionará o limite de uso do cartão?

    4 viagens por dia
    76 viagens ao mês
    Os estudantes que não utilizarem o limite citado não poderão transferir o saldo não utilizado para os meses subseqüentes.

  7. Meu cartão já vem pronto para uso?

    Sim. O cartão do benefício do Passe Livre Universitário é entregue ao estudante pronto para uso.

  8. O cartão do benefício do Passe Livre Universitário é pago?

    A primeira via é gratuita. Em caso de perda ou roubo, deve ser solicitada 2ª via, devendo ser pago o valor vigente da época.

  9. Como poderei me cadastrar para ter direito ao benefício do Passe Livre Universitário?

    Você deverá acessar o site www.riocard.com/passelivre, informar seus dados e agendar o comparecimento no posto de atendimento. Escolha o local e o horário. No dia agendado deverá ser apresentada toda a documentação necessária.

  10. Quais são os documentos obrigatórios para o cadastramento?

    Você pode verificar a documentação obrigatória clicando aqui.

  11. O que ocorre se eu não puder comparecer no posto na data marcada para realizar meu cadastramento?

    Se o aluno não comparecer na data marcada deverá reagendar. Este reagendamento estará disponível no site www.riocard.com/passelivre a qualquer momento, podendo ser selecionado outro posto.

  12. Como proceder em caso de perda ou roubo?

    Perda

    Você deverá efetuar o depósito do valor de 2ª via e agendar seu atendimento em um posto da gratuidade para emissão do novo cartão.

    Além do comprovante de pagamento, você deverá levar toda a documentação requerida para renovação do seu benefício, listada na pergunta 10.

    O depósito só pode ser efetuado diretamente no caixa, com o funcionário do banco. Não é aceito depósito em caixa eletrônico, nem transferência.

    Banco: ITAU Agência: 8219 Conta Corrente: 92345-8
    Valor: R$ 23,80 
    (vinte e três reais e oitenta centavos)

    Somente o próprio poderá comparecer no local.

     

    Roubo

    Para ter direito à isenção da taxa de segunda via, você deverá ter em mãos o boletim de ocorrência em cuja descrição conste o roubo do seu cartão RioCard.
    Você deve agendar seu atendimento em um posto da gratuidade para emissão do novo cartão.

    Além do B.O., você deverá levar toda a documentação requerida para renovação do seu benefício, listada na pergunta 10.

  13. Poderei atualizar meus dados de cadastro?

    Em caso de alteração do nome será necessário que o usuário solicite a emissão de 2ª via com o nome atualizado, com a realização do respectivo depósito.

    Para atualização de endereço ou outros dados dirija-se ao posto com a documentação atualizada. Não há geração de novo cartão.

  14. Meu cartão deixou de funcionar. O que fazer?

    É importante que o aluno preste atenção na mensagem que aparece no validador e entre em contato com o Call Center da Gratuidade, através do 4003-3737, para obter orientações. O atendimento é realizado de 2ª a 6ª feira, das 7h às 19h,e aos sábados, das 8h às 14h.

  15. O cartão do Passe Livre universitário tem prazo de validade?

    O cartão é válido por 6 meses ou menos, caso o prazo de conclusão de curso seja menor que este período, a partir da data de cadastramento no posto. Ao final deste prazo acesse o site www.riocard.com/passelivre para obter orientações sobre como proceder para a sua renovação.

Menores de 5 anos

  1. Meu filho tem menos de 05 anos. Preciso cadastrá-lo em algum benefício para isenção de tarifa?

    Crianças de até 05 anos não pagam passagem, bastando apenas apresentação de documento que comprove a idade.

Biometria Facial

  1. Como funciona a Biometria facial?

    Para atender ao decreto 45.749/16 que regulamenta a implantação do controle biométrico, uma câmera foi instalada junto ao validador. O sistema de reconhecimento facial calcula as medidas do rosto do passageiro no momento em que ele passa o cartão. Se as medidas não conferirem com a foto do cadastro, um técnico audita o caso e emite um laudo para suspensão do benefício.

  2. Caso o sistema identifique que o usuário do cartão, não é o titular, o que acontece?

    Se for a primeira vez que o sistema identificar a ocorrência, segundo o decreto, o usuário receberá a mensagem “recadastre-se” no validador. Se o cartão for Estudante e Bilhete Único Intermunicipal, o titular terá um prazo de 5 dias úteis para recadastramento. Se for Sênior e Vale Social 10 dias úteis.

    Caso seja a segunda ocorrência, aparecerá a mensagem “Benefício Suspenso” no validador e o benefício será suspenso por 60 dias. Dentro deste prazo, o titular deverá comparecer a loja novamente para se recadastrar.

    Se for a terceira ou mais ocorrências, aparecerá novamente a mensagem “Benefício suspenso” no validador e o benefício será suspenso por 180 dias. Neste caso, o titular do cartão deverá solicitar a reativação mediante aprovação, diretamente a SETRANS.

  3. Como faço para me recadastrar?

    Você deverá comparecer a uma loja RioCard de posse dos documentos solicitados. Tais como: RG original, cartão RioCard e comprovante de residência original (conta de até 3 meses – contas de luz, água ou telefone).

  4. Após o meu recadastramento, o meu benefício será habilitado na hora?

    1º ocorrência: A RioCard irá revogar a suspensão no ato do recadastramento e você deverá aguardar 48h para que seu cartão seja reabilitado.

    2º e 3º ocorrência: Independente da data do recadastramento, você deverá cumprir o prazo estipulado pelo decreto (2º ocorrência - 60 dias e 3º ocorrência - 180 dias).

  5. Apareceu a mensagem de recadastre-se ou benefício suspenso no validador, na hora que encostei meu cartão para pagar passagem. O que devo fazer?

    Você deve comparecer a uma loja RioCard para que sejam verificados a ocorrência e laudo de seu cartão.

  6. Apareceu a mensagem de benefício suspenso no validador. O que é isso?

    Significa que você pode estar na segunda ou terceira ocorrência ou não se recadastrou no prazo da primeira ocorrência. 

  7. Qual o prazo que tenho para me recadastrar?

    Para Estudante e Bilhete Único Intermunicipal, o prazo é de 5 dias úteis e Sênior e Vale Social, o prazo é de 10 dias úteis. 

  8. O que acontecerá caso eu não recadastre dentro do prazo estipulado?

    Seu benefício permanecerá suspenso até que você realize o recadastramento.

  9. Possuo cartão Bilhete Único Intermunicipal e não tenho foto no cadastro. Com que foto o sistema faz o reconhecimento?

    A partir do momento que você passou seu cartão em um ônibus com câmeras de reconhecimento facial, o sistema fará a leitura baseado naquela imagem captada.

  10. Se o titular do cartão Bilhete Único Intermunicipal está liberado pela biometria, ele pode ser suspenso por outros motivos?

    Sim, você deverá verificar entrando em contato com a RioCard através do telefone (21) 2127-4000.

  11. Quais benefícios estão sendo avaliados pela biometria facial?

    Estudante SEEDUC, Vale Social, Sênior e BUI.