RioCard Especial

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O cartão RioCard Especial é aceito somente em linhas municipais, em ônibus convencionais e no VLT* na cidade onde o benefício foi concedido (residência do usuário).

O usuário pode ter o benefício concedido com acompanhante (AC), neste caso o mesmo cartão deve ser apresentado no validador para passagem do usuário e, em seguida, apresentado novamente para passagem do acompanhante.

* No VLT, o usuário tem 1 hora de utilização do modal, não sendo possível passar o cartão novamente dentro deste período.

Como obter o cartão

Rio de Janeiro

clinic.pngCompareça na Clínica da Família com os seus documentos e solicite a avaliação do seu laudo médico para concessão do benefício de gratuidade. (Acesse o site www.subpav.org/ondeseratendido/ para localizar a Clínica da Família ou a Unidade de referência mais próxima de você). Aguarde a aprovação.

auricular-phone-symbol-in-a-circle.png Após o deferimento, aguarde 2 dias úteis e ligue para o número (21) 4003-3737 ou acesse o site www.cartaoriocard.com.br/rcc/gratuidade para agendar seu atendimento em uma loja RioCard para retirada do cartão.

hourglass.pngO prazo para conclusão do processo de disponibilização do cartão após o deferimento do laudo médico é de 10 dias úteis.

clock.pngCartões de usuários com deficiências permanentes não possuem validade ou prazo de expiração, exceto em período de recadastramento do benefício a ser fixado pelo Poder Concedente.

menu.png  Não há necessidade de prova de vida para ter acesso ao cartão.

 

O passo a passo e as regras citadas acima são válida apenas para o município do Rio de Janeiro. Para os demais, consultar cada município listado abaixo.

Teresópolis

O usuário deverá se dirigir ao posto de atendimento:

Avenida Feliciano Sodré, 1190 - Várzea, de 2ª a 6ª feira, das 9 às 18h

Documentação necessária:

  • Declaração expedida pela SMDS (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social), datada há menos de 30 dias;

SMDS: Av. Alberto Torres 1148 - Bairro Alto - Em frente ao Hospital São José

  • Documento de identificação original;
  • CPF;
  • Comprovante de residência original e atual (dos últimos 3 meses).


Nova Friburgo

O usuário deve se dirigir ao posto de atendimento RioCard e retirar o formulário para dar entrada em seu cartão junto ao concessor.

Munido deste formulário e originais e cópias da identidade, CPF, comprovante de residência, e no caso de menores, certidão de nascimento e identidade dos pais/responsáveis, o usuário dará entrada em seu pedido de cartão, a ser analisado pelo órgão competente.

Após aproximadamente 15 dias, deve retornar ao posto para completar o cadastro e retirar o seu cartão, com a seguinte documentação:

  • Documento de identificação original;
  • CPF;
  • Comprovante de residência original e atual (dos últimos 3 meses).


Campos dos Goytacazes

O usuário deve obter credencial expedida pela EMUT – Empresa Municipal de Transportes


Petrópolis

O usuário deve comparecer diretamente à Divisão de Apoio da SPTrans (Rua do Imperador, 100  – Centro, de 2ª a 6ª feira, das 9 às 18h) para agendamento e informações sobre a documentação necessária.


Macaé

O usuário que reside em Macaé pode adquirir o cartão Especial, sendo assim, deve entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Rua Dr. Francisco Portela nº 444, Centro – Macaé, telefone  (22) 2772-3754. O horário de atendimento é de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h.


Segunda Via

Nova Friburgo e Teresópolis

O usuário deve comparecer diretamente no posto de atendimento, sem necessidade de agendamento prévio.

  • Teresópolis: Avenida Feliciano Sodré, 1190 - Várzea, de 2ª a 6ª feira, das 9 às 18h
  • Nova Friburgo:   Rua Ernesto Brasílio, nº 39 - Centro – Nova Friburgo.
    O atendimento é de 2ª a 6ª feira, das 09 às 18h.

Demais municípios

Ligue para 4003-3737 ou (24) 2103-5100 (somente para usuários de Petrópolis) e obtenha as informações necessárias.

 

Observações

Nos municípios Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Japeri, Magé, Mangaratiba, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, Saquarema, Seropédica, Bom Jardim e Cachoeiras de Macacu foram assinados convênios entre as Prefeituras e a Setrans (Secretaria de Estado de Transportes) e nestas localidades o RioCard Especial não será mais aceito. Os usuários deverão obter o cartão Vale Social.

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