Biometria Facial - Especial

 

 

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Gratuidade Especial

Devido ao controle biométrico, foram instaladas câmeras junto aos validadores dos ônibus. As câmeras fotografam o usuário assim que ele passa o cartão e o sistema de reconhecimento facial verifica se o usuário é o titular do cartão, conferindo se o rosto é o mesmo da foto do cadastro.

Caso o usuário não seja reconhecido, o sistema identifica uma divergência e aparece a mensagem de "Recadastre-se" no validador. Ao ler essa informação, o titular do cartão Especial, precisa realizar o recadastramento do seu benefício.

Cada ocorrência é composta de um ou mais laudos para conclusão e aplicação da suspensão. Caso o titular não cumpra o prazo, seu benefício é suspenso, aparecendo então a mensagem no validador de "Benefício Suspenso", até que ele se recadastre.

Confira abaixo os documentos necessários para recadastramento e as regras específicas de cada município:

 

  • Cartão suspenso;
  • RG original;
  • CPF original;
  • Comprovante de residência original (conta de água, luz, gás ou telefone) atualizado com emissão de até 90 dias e em nome do próprio.
  • Cartão suspenso;
  • RG original;
  • CPF original;
  • Campo Grande
  • Central do Brasil
  • Duque de Caxias
  • Méier
  • Nova Iguaçu
  • Carioca
  • Niterói
  • Nova Friburgo
  • Petrópolis
  • Piabetá
  • São Gonçalo
  • Estação Metrô Siqueira Campos
  • Teresópolis
  • Estação Metrô Uruguai

Após a mensagem Recadastre-se aparecer no validador, o titular do cartão terá 1 dia para se apresentar em uma loja Riocard Mais, portando os documentos relacionados abaixo.

Clique aqui para ler na íntegra a DECRETO RIO Nº 46852 DE 21 DE NOVEMBRO DE 2019, que regulamenta o controle das gratuidades nos transportes públicos do município do Rio seja efetuado através do método de identificação biométrica.

Ocorrências Sanção
1° Ocorrência Notificação através do validador (RECADASTRE-SE)
2° Ocorrência Suspensão imediata de até 30 dias. Após o prazo de suspensão, o usuário deverá entrar em contato com o Riocard Mais Atende, através do número: 21 2127-4000 ou pelo site.
3° Ocorrência Suspensão imediata de até 90 dias. Após o prazo de suspensão, o usuário deverá entrar em contato com o Riocard Mais Atende, através do número: 21 2127-4000 ou pelo site.
4° Ocorrência Suspensão imediata de até 180 dias. Após o prazo de suspensão, o usuário deverá entrar em contato com o Riocard Mais Atende, através do número: 21 2127-4000 ou pelo site.
5° Ocorrência A Riocard Mais abrirá um processo administrativo junto ao concessor do beneficio, que julgará a viabilidade da reativação do cartão.

Após a mensagem "Recadastre-se" aparecer no validador, o titular do cartão terá 1 dia para se apresentar no sindicato e realizar o recadastramento. Endereço: Avenida Governador Roberto Silveira, nº 3612  Conselheiro Paulino, Nova Friburgo. Horário: terças e quintas, das 13h às 15h. Em caso de dúvidas, ligue para (22) 2533-9919.

Em Petrópolis, o usuário que for identificado com divergência receberá a mensagem "Cancelado" no validador e deverá se apresentar na loja Riocard Mais para recadastramento. Endereço da loja: Praça da Inconfidência, 22  Centro/Petrópolis. Horário: segunda a sexta, de 08 às 18h.

Após a mensagem "Recadastre-se" aparecer no validador, o titular do cartão terá 1 dia para se apresentar na loja Riocard Mais e realizar o recadastramento. Endereço: Avenida Feliciano Sodré, nº 579 - Várzea. Horário: segunda a sexta, de 09 às 18h.

  • Setrerj e Setransduc: recadastramento de gratuidade (benefício municipal) e cartão Sênior (benefício estadual).
  • Setranspetro: recadastramento de gratuidade (benefício municipal)