Perguntas Frequentes

RioCard

  1. Que tipos de cartões ou serviços a RioCard oferece?

    Além de soluções para pagamentos de transporte público por meio eletrônico , também oferece gestão de benefícios de gratuidade e serviços para os RHs das empresas , como o Gestão +VT e o Facilita +VT , sempre buscando agregar facilidade na vida do usuário.

  2. Como faço para adquirir um Vale-Transporte para meu funcionário?

    Acesse o site "Para Empresas" aqui e faça seu cadastro para poder solicitar cartões e comprar créditos.

  3. Como faço para comprar um cartão para mim ou para minha família?

    Você pode comprar através do nosso site "Para Você", neste link, ou em uma de nossas lojas, nestes locais.

  4. Como faço para obter um cartão de gratuidade?

    Você pode obter informações sobre gratuidade aqui ou pelo telefone 4003-3737.

  5. Em caso de cancelamento do cartão por motivos de perda, roubo ou avaria será cobrado a 2ª. via do cartão?

    Em todos os casos será emitido um boleto de cobrança da taxa pela não devolução do cartão, porém você poderá solicitar isenção de pagamento em caso de roubo ou furto do seu cartão caso tenha um boletim de ocorrência relatando o fato.

  6. Qual será o valor desta cobrança?

    O valor da cobrança é calculado em sete vezes o valor da tarifa básica do Município do Rio de Janeiro.

  7. Em caso de mau funcionamento do cartão?

    Em caso de mau funcionamento, procure uma loja RioCard para análise técnica. Caso seja constatado o defeito será emitida uma nova via gratuitamente para o usuário.

  8. O que acontece com o cartão caso fique sem utilização por mais de 120 dias?

    O cartão que ficar mais de 120 dias sem utilização será bloqueado , por questões de segurança para o usuário.

  9. Como desbloquear o cartão bloqueado por mais de 120 dias sem uso?

    O usuário pode efetuar o desbloqueio realizando qualquer um dos passos abaixo:

    - Dirijindo-se a uma loja RioCard (venda e multisserviços) e solicitando o desbloqueio, ou

    - Encostando seu cartão em um terminal de autoatendimento

  10. Bloquear o cartão afeta o saldo do mesmo?

    Não, não afeta. O bloqueio do cartão é uma ação de segurança para garantir os créditos.

  11. Os cartões solicitados pelo site terão entrega domiciliar?

    Sim, com o custo adicional da entrega. 

  12. Onde posso devolver um cartão encontrado na rua?

    Você pode devolvê-lo em nosso posto de coleta de achados e perdidos, na Loja RioCard localizada na Av. Nilo Peçanha 26A, Centro, Rio de Janeiro.

  13. Quais documentos podem ser utilizados para me cadastrar nos sites RioCard?

    Apenas CNPJ ou CPF, por conta da determinação de identificação do pagador de boletos registrados feita pelo Banco Central. Assim, não será possível criar um novo cadastro utilizando o CEI.

Biometria Facial

  1. Como funciona a Biometria facial?

    Para atender ao decreto 45.749/16 que regulamenta a implantação do controle biométrico, uma câmera foi instalada junto ao validador. O sistema de reconhecimento facial calcula as medidas do rosto do passageiro no momento em que ele passa o cartão. Se as medidas não conferirem com a foto do cadastro, um técnico audita o caso e emite um laudo para suspensão do benefício.

  2. Caso o sistema identifique que o usuário do cartão, não é o titular, o que acontece?

    Se for a primeira vez que o sistema identificar a ocorrência, segundo o decreto, o usuário receberá a mensagem “recadastre-se” no validador. Se o cartão for Estudante e Bilhete Único Intermunicipal, o titular terá um prazo de 5 dias úteis para recadastramento. Se for Sênior e Vale Social 10 dias úteis.

    Caso seja a segunda ocorrência, aparecerá a mensagem “Benefício Suspenso” no validador e o benefício será suspenso por 60 dias. Dentro deste prazo, o titular deverá comparecer a loja novamente para se recadastrar.

    Se for a terceira ou mais ocorrências, aparecerá novamente a mensagem “Benefício suspenso” no validador e o benefício será suspenso por 180 dias. Neste caso, o titular do cartão deverá solicitar a reativação mediante aprovação, diretamente a SETRANS.

  3. Como faço para me recadastrar?

    Você deverá comparecer a uma loja RioCard de posse dos documentos solicitados. Tais como: RG original, cartão RioCard e comprovante de residência original (conta de até 3 meses – contas de luz, água ou telefone).

  4. Após o meu recadastramento, o meu benefício será habilitado na hora?

    1º ocorrência: A RioCard irá revogar a suspensão no ato do recadastramento e você deverá aguardar 48h para que seu cartão seja reabilitado.

    2º e 3º ocorrência: Independente da data do recadastramento, você deverá cumprir o prazo estipulado pelo decreto (2º ocorrência - 60 dias e 3º ocorrência - 180 dias).

  5. Apareceu a mensagem de recadastre-se ou benefício suspenso no validador, na hora que encostei meu cartão para pagar passagem. O que devo fazer?

    Você deve comparecer a uma loja RioCard para que sejam verificados a ocorrência e laudo de seu cartão.

  6. Apareceu a mensagem de benefício suspenso no validador. O que é isso?

    Significa que você pode estar na segunda ou terceira ocorrência ou não se recadastrou no prazo da primeira ocorrência. 

  7. Qual o prazo que tenho para me recadastrar?

    Para Estudante e Bilhete Único Intermunicipal, o prazo é de 5 dias úteis e Sênior e Vale Social, o prazo é de 10 dias úteis. 

  8. O que acontecerá caso eu não recadastre dentro do prazo estipulado?

    Seu benefício permanecerá suspenso até que você realize o recadastramento.

  9. Possuo cartão Bilhete Único Intermunicipal e não tenho foto no cadastro. Com que foto o sistema faz o reconhecimento?

    A partir do momento que você passou seu cartão em um ônibus com câmeras de reconhecimento facial, o sistema fará a leitura baseado naquela imagem captada.

  10. Se o titular do cartão Bilhete Único Intermunicipal está liberado pela biometria, ele pode ser suspenso por outros motivos?

    Sim, você deverá verificar entrando em contato com a RioCard através do telefone (21) 2127-4000.

  11. Quais benefícios estão sendo avaliados pela biometria facial?

    Estudante SEEDUC, Vale Social, Sênior e BUI.