Bilhete Único Carioca

O Bilhete Único Carioca é um benefício tarifário que possibilita a utilização de um segundo transporte, em um período de 2 horas e meia no município do Rio de Janeiro.

Este cartão vale R$ 3,00: Você adquire em uma loja RioCard ou ponto de venda por R$ 3,00 (depósito garantia) + créditos e, ao devolvê-lo, você será restituído de seu R$ 3,00. Você poderá devolvê-lo ao cobrador de ônibus, nas lojas RioCard ou bilheterias do BRT. Caso seja adquirido através deste site ou se cadastrar no ato da compra, você não precisará pagar R$ 3,00 pois seu cartão será fornecido conforme nosso Termo de Comodato.
Bilhete Único Carioca - Lei Municipal nº 5.211/2010
Confira aqui as legislações que regem cada benefício: https://www.fetranspor.com.br/legislacao / Legislação do BIlhete Único Carioca

Para usufruir do benefício da tarifa reduzida do Bilhete Único Carioca, observe as seguintes regras:

- Intervalo entre os transbordos: 2h30min
- Intervalo entre as integrações de ida e volta: a partir de 1h
- O usuário poderá realizar apenas duas integrações diárias;
- O uso do cartão - duas vezes seguidas na mesma linha de ônibus ou no validador do trem, não caracteriza integração do Bilhete Único Carioca, portanto o cartão debitará o valor integral das duas tarifas;

- O usuário do cartão Bilhete Único Carioca pode realizar a integração BRT-Metrô, desde que o mesmo esteja com o CPF habilitado para o benefício do Bilhete Único Intermunicipal no site da RioCard. Para se cadastrar no benefício, é necessário ter idade acima de 05 anos e máxima de 64 anos.

O passageiro poderá realizar a integração durante um período de 2h e só é válida nas estações Vicente de Carvalho e Jardim Oceânico.

Atenção: Os ônibus executivos - conhecidos como “Tarifa” ou “Frescão” - não estão incluídos no benefício tarifário do Bilhete Único Carioca. Sendo assim, será debitado do cartão o valor integral da tarifa praticada nestes transportes.
 

* Para utilização no VLT, cada usuário deverá ter o seu cartão individual e, após debitado o valor da tarifa, o passageiro tem 1 hora de utilização do modal, não sendo possível passar o cartão novamente dentro deste período.

 

Tipos de personalização do cartão:
Ao usuário – apresenta o nome do usuário no verso - quando solicitado neste site.
Não personalizado – não consta nome do usuário no verso - quando adquirido no posto de cadastramento, lojas RioCard, bilheterias do BRT ou máquinas de autoatendimento disponíveis na rede de recarga.

 

Abrangência: O benefício da tarifa reduzida do Bilhete Único Carioca é válido nas viagens entre dois ônibus municipais ou ônibus e VLT dentro da cidade do Rio de Janeiro. Para integrações entre ônibus e trem municipais o cartão deve estar cadastrado junto ao seu CPF do usuário. 

 

Pode ser adquirido de quatro formas:

1) Lojas RioCard
Adquirido por R$ 3,00 (depósito garantia) + créditos.
Poderá ser cadastrado e associado ao CPF do usuário no ato da compra.
*Ao se cadastrar no ato da compra você não precisará pagar R$ 3,00 e seu cartão será fornecido de acordo com nosso termo de comodato. Para tal é necessário CPF, RG e comprovante de residência em nome do Próprio, originais e xerox.

2) Site
O cartão é cadastrado e associado ao CPF e personalizado ao usuário.
A habilitação do cartão para o benefício do Bilhete Único Carioca ocorrerá em até 48h após o cadastro.

3) Bilheterias do BRT
Adquirido por R$3,00 (depósito garantia) + créditos

4) Máquinas de autoatendimento
Adquirido por R$3,00 (depósito garantia) + créditos
Poderá ser cadastrado neste site ou nas lojas RioCard.
Onde recarregar:
Estes cartões podem ser recarregados neste site, nas lojas RioCard e nas máquinas de autoatendimento disponíveis na rede de recarga. Verifique os locais disponíveis em www.cartaoriocard.com.br/rederecarga


 

Atenção: O modelo de Vale-Transporte do Bilhete Único Carioca é solicitado e recarregado apenas pelo site www.cartaoriocard.com.br/paraempresa. Neste caso somente o comprador ou administrador poderá adquirir novos créditos.

Perda, Roubo ou Avaria:
Em caso de perda, roubo, quebra ou avaria do cartão, ele poderá ser cancelado; 
A efetivação do cancelamento ocorrerá em até 48 horas.
Somente cartões cadastrados, isto é, associados ao CPF do usuário, poderão ter os créditos remanescentes transferidos para a nova via – após a confirmação do pagamento da cobrança pelo cartão não devolvido, conforme Termo de Comodato. O cadastro pode ser feito neste site, nas lojas RioCard ou postos de cadastramento. Os créditos remanescentes serão transferidos para a nova via em até 4 dias após o pagamento da ordem. Todo cancelamento gera cobrança pelo cartão não devolvido conforme Termo de Comodato.

Mau funcionamento do cartão:
Em caso de mau funcionamento, procure uma das lojas RioCard para análise técnica. Caso seja constatado o defeito será emitida uma nova via gratuitamente para o usuário.
Por medida de segurança, o cartão que ficar mais de 120 dias sem uso, será bloqueado. Procure uma loja RioCard (venda e multisserviços) ou um terminal de autoatendimento para consulta de saldo e desbloqueio do cartão.

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