Bilhete Único Carioca


Conheça melhor o cartão

Segundo a Lei n° 5.211/2010, o Bilhete Único Carioca é o benefício tarifário da integração nas linhas de ônibus municipais da cidade do Rio de Janeiro. Utilizando o cartão eletrônico, você pode embarcar em até dois ônibus municipais, dentro do intervalo de duas horas e meia, pagando o valor de R$ 3,00 (três reais), ou um ônibus e um trem, em estações dentro do município do Rio, pagando o valor de R$ 4,15 (quatro reais e quinze centavos). Ônibus tarifa (tipo "frescão") ou de ar-condicionado não estão incluídos no Bilhete Único Carioca com intervalo de 1 (uma) hora entre as integrações.

Em caso de uso duas vezes seguido na mesma linha de ônibus, não se caracteriza integração, portanto o cartão debitará o valor normal de duas tarifas.

É aceito nos demais meios de transporte porém pagando a tarifa normal.

Neste site o cartão pode ser adquirido pós-carregado e a entrega será realizada em 05 dias úteis, após confirmação do pagamento dos créditos, podendo escolher a retirada em uma loja RioCard ou entrega em domicílio - neste caso, será cobrada taxa de entrega conforme tabela dos correios. A primeira carga deverá ser no valor mínimo de R$ 5,50. Por questão de segurança, o cartão solicitado via internet também é entregue bloqueado. Para que os créditos sejam liberados, é necessário solicitar o desbloqueio através do site ou Central de Relacionamento RioCard. A liberação dos créditos adquiridos será em 48 horas após o desbloqueio, e a carga será efetivada na primeira vez em que o cartão for aproximado do validador.

Atenção: Nenhum cartão Bilhete Único Carioca, com saldo insuficiente ou sem saldo, valerá uma passagem da tarifa modal e, portanto não poderá ser entregue ao cobrador como forma de pagamento.

O cartão BU Carioca cadastrado no site também possui as regras do BU Intermunicipal, e reconhecerá a utilização da tarifa em caso de uso.

Perda, Roubo ou Avaria:

Em caso de perda, roubo ou avaria do cartão, entre em contato com a Central de Relacionamento RioCard pelo telefone (21) 2127-4000.

Em caso de mau funcionamento ou defeito, ele pode ser trocado nas Lojas RioCard.