Bilhete Único Carioca


Conheça melhor o cartão

De acordo com a Lei 5.266, este cartão permitirá o benefício do desconto de 50% (cinqüenta por cento) nas tarifas de transportes coletivos por ônibus, aplicável somente às linhas municipais da cidade do Rio de Janeiro, operadas exclusivamente com ônibus urbanos do tipo convencional, sem ar condicionado, regidos pela norma ABNT-NBR 15.570. Pela tarifa de janeiro/2012, cada passagem custará R$ 1,37. Este cartão não poderá ser utilizado para viagens em trens, metrô, barcas e linhas intermunicipais ou linhas municipais fora do município do Rio.

Este cartão é válido somente para estudantes do ensino superior matriculados nos cursos de graduação de instituições de ensino no Município do Rio de Janeiro, desde que bolsistas do Programa Universidade para Todos - ProUni - do Ministério da Educação ou alunos cotistas, beneficiários das políticas públicas afirmativas. O benefício do desconto de que trata esta Lei só poderá ser utilizado pelos estudantes contemplados na legislação, que se encontrem efetivamente matriculados e com frequência comprovada semestralmente, exclusivamente, nos seus deslocamentos - ida e volta - às suas respectivas instituições de ensino superior. O benefício só poderá ser utilizado por seu beneficiário, sendo proibido transferi-lo a terceiros ou comercializá-lo.

É permitido que o estudante possua o CPF cadastrado no cartão Bilhete Único. Isto não impede a emissão do Bilhete Único Carioca Universitário, portanto o aluno poderá ter neste caso dois cartões associados a seu CPF como Bilhete Único.

O cartão não poderá ser utilizado antes do dia 1º de agosto de 2011, mesmo que o estudante adquira créditos com antecedência.

Atenção: Nenhum cartão Bilhete Único Carioca Universitário, com saldo insuficiente ou sem saldo, valerá uma passagem, e portanto não poderá ser entregue ao cobrador como forma de pagamento.

Perda, Roubo ou Avaria:

Em caso de perda, roubo ou avaria do cartão, entre em contato com a Central de Relacionamento RioCard pelo telefone (21) 2127-4000.
Em caso de mau funcionamento ou defeito, ele pode ser trocado nas Lojas RioCard.

Abrangência:

Município da cidade do Rio de Janeiro.

Maiores informações acesse o site www.cartaoriocard.com.br/prouni