Dúvidas Frequentes

 


1. O QUE É BILHETE ÚNICO CARIOCA?
R: O benefício tarifário do Bilhete Único Carioca é válido apenas nas integrações entre dois ônibus ou um ônibus e o trem, dentro da cidade do Rio de Janeiro.

Intervalo entre os transbordos: 2h30min
Intervalo entre as integrações de ida e volta: 1h

2. QUANTAS VEZES POR DIA EU POSSO UTILIZAR O BILHETE ÚNICO (B.U.)?
R: DUAS VEZES, com intervalo de uma hora entre elas.

3. COMO FUNCIONA A INTEGRAÇÃO ÔNIBUS-TREM PARA O BUC?
R: O passageiro poderá embarcar em um ônibus municipal e integrar com uma estação de trem dentro do município, pagando pelos dois modais a quantia de R$ 4,70 (quatro reais e setenta centavos) no total. Nos casos em que o passageiro entrar primeiro em um ônibus municipal e depois nos trens em uma estação também municipal, o sistema inteligente vai verificar a última integração feita por este passageiro, e caso tenha sido BUC vai debitar a tarifa BUC.

4. O CARTÃO BUC PODERÁ SER UTILIZADO PARA PAGAMENTO DE PASSAGENS FORA DA INTEGRAÇÃO?
R: Sim. Neste caso você pagará a tarifa comum da localidade em questão.

5. ONDE EU ENCONTRO UM POSTO DE CADASTRAMENTO?
R: Confira os endereços e horários no site www.riobilheteunico.com.br, no menu Lojas.

1. O QUE É O BILHETE ÚNICO (B.U.)?
R: É uma tarifa única de integração em viagens intermunicipais, no valor de R$ 5,90 (cinco reais e noventa centavos) para ser utilizada em no máximo até três horas em um ou dois transportes, sendo pelo menos um deles intermunicipal. O BU pode ser utilizado duas vezes por dia, com uma integração para ir e uma para voltar e intervalo mínimo de uma hora entre as viagens.

2. O B.U. SERÁ ACEITO NO ÔNIBUS, TREM, METRÔ, VANS e BARCAS?
R: O cartão com B.U. será aceito em todos os transportes coletivos de passageiros, como ônibus, trens, metrô, barcas e vans regulamentadas.

3. POSSO UTILIZAR MEU BILHETE ÚNICO PARA PAGAR PASSAGENS FORA DA INTEGRAÇÃO INTERMUNICIPAL?
R: Sim. Neste caso você pagará a tarifa comum da localidade em questão.

4. MEU CARTÃO EXPRESSO TAMBÉM SERÁ BILHETE ÚNICO?
R: Sim. Mas para isso será necessário cadastrar seu cartão no site: www.riobilheteunico.com.br.

5. POSSO PAGAR MAIS DE UMA PASSAGEM COM MEU CARTÃO BILHETE ÚNICO?
R: Sim. Mas apenas uma passagem será cobrada com o valor da tarifa única.



1. O QUE É BILHETE ÚNICO DE NITERÓI?
R: Segundo a Lei N.º 2851 − 19.07.11, o Bilhete Único de Niterói é o benefício tarifário praticado no serviço de transporte no município de Niterói, para ser utilizado no período máximo de uma hora, realizando uma integração entre ônibus convencionais e microônibus, sem ar condicionado pagando a tarifa modal de R$ 3,30. Portanto, qualquer ônibus que não se encaixa nestas características, não fará integração de tarifa única para Bilhete Único de Niterói.

2. QUANTAS VEZES POR DIA EU POSSO UTILIZAR O BILHETE ÚNICO DE NITERÓI?
R: DUAS VEZES, com intervalo de três horas entre elas.

3. QUAL É O INTERVALO MÁXIMO ENTRE O TRANSBORDO (ÔNIBUS-ÔNIBUS) PARA FAZER A INTEGRAÇÃO?
R: Uma hora.

4. POSSUO OUTRO CARTÃO HABILITADO PARA BILHETE ÚNICO E SOU MORADOR DE NITERÓI, PRECISO TROCAR DE CARTÃO?
R: Não, o cartão já é automaticamente habilitado para Bilhete Único Intermunicipal pois possui o CPF cadastrado.

5. O CARTÃO BILHETE ÚNICO DE NITERÓI PODERÁ SER UTILIZADO PARA PAGAMENTO DE PASSAGENS FORA DA INTEGRAÇÃO?
R: Sim. Neste caso você pagará a tarifa comum da localidade em questão.



1. O QUE É BILHETE ÚNICO AQUAVIÁRIO?
R: Segundo o Decreto N° 45.100 de 29 de dezembro de 2014, a tarifa aquaviária foi reajustada e atualmente é R$ 5,00. Contudo, quem possuir um cartão RioCard habilitado para Bilhete Único Intermunicipal pagará apenas R$3,50. Em caso de integração com ônibus municipal, intermunicipal, trem ou metrô o valor será igual ao do Bilhete Único Intermunicipal, ou seja, R$ 5,90 (cinco reais e noventa centavos).

2. JÁ TENHO O BILHETE ÚNICO, PRECISO ME CADASTRAR PARA TER DIREITO AO BENEFÍCIO?
R: Não. Os passageiros portadores do Bilhete Único Intermunicipal já terão, automaticamente, direito ao benefício na nova tarifa das barcas, a partir do dia 1º de março de 2012.

3. QUAL O TEMPO DE INTERVALO ENTRE OS TRANSBORDOS?
R: O tempo de intervalo permanece o mesmo do Bilhete Único, que é de 3 horas entre os transbordos.



1. POSSUO UM CARTÃO BILHETE ÚNICO INTERMUNICIPAL, QUAL O VALOR QUE VOU PAGAR NO METRÔ E SUPERVIA?
R: Quem possui um cartão BUI com o CPF cadastrado pagará o valor da tarifa de Metrô e Supervia anterior ao reajuste, isto é, R$ 3,20 no metrô e R$ 3,20 nos trens.

2. ONDE POSSO ME CADASTRAR PARA HABILITAR OU ADQUIRIR O BILHETE ÚNICO?
R: No site www.riobilheteunico.com.br ou nos postos de cadastramento que você pode encontrar os endereços neste site.



1. EM CASO DE CANCELAMENTO DO CARTÃO POR MOTIVOS DE PERDA, ROUBO OU AVARIA SERÁ COBRADO A 2ª. VIA DO CARTÃO?
R: Será cobrada uma taxa pela não devolução do cartão e emissão da segunda via.

2. QUAL SERÁ O VALOR DESTA COBRANÇA?
R: R$ 23,80 (vinte e três reais e oitenta centavos).

3. COMO É FEITO O CÁLCULO?
R: O valor da cobrança é calculado em sete vezes o valor da tarifa modal do Município do Rio de Janeiro.

4. O QUE ACONTECE COM OS CRÉDITOS DO CARTÃO CANCELADO?
R: O crédito adquirido pela internet ficará disponível na bolsa de crédito do usuário em 4 dias corridos após o cancelamento.

5. COMO FAÇO PARA RECUPERAR OS CRÉDITOS DO CARTÃO CANCELADO?
R: Após o cancelamento do cartão e o pagamento do boleto, a 2ª via deverá ser solicitada. Assim que chegar a 2° via, desbloqueie o cartão no site www.riobilheteunico.com.br. Vá em: Menu Pedidos - Opção Transferência do saldo do cartão cancelado para a segunda via - Marcar o usuário desejado - Clicar em avançar - Clicar em encerrar. Após confirmação, seus créditos serão liberados no novo cartão em até 48 horas.

6. EM CASO DE MAU FUNCIONAMENTO DO CARTÃO?
R: Em caso de mau funcionamento procure uma Loja RioCard.

7. OS CRÉDITOS DOS CARTÕES RIOCARD EXPIRAM?
R: Os créditos têm o prazo de validade de um ano, a contar da data da compra.

8. O QUE ACONTECE COM O CARTÃO CASO FIQUE SEM UTILIZAÇÃO POR MAIS DE 120 DIAS?
R: O cartão que ficar mais de 120 dias sem utilização será bloqueado, por questões de segurança para o usuário.

9. COMO DESBLOQUEAR O CARTÃO BLOQUEADO POR MAIS DE 120 DIAS SEM USO?
R: O usuário deste cartão deverá ir a uma das Lojas Riocard para solicitar o desbloqueio e utilizar o cartão normalmente.

10. BLOQUEAR O CARTÃO AFETA O SALDO DO MESMO?
R: Não, não afeta. A não ser no caso de expirar o prazo de validade de um ano.

11. QUANDO REALIZO A CONSULTA DE SALDO NA LOJA ENTRE A UTILIZAÇÃO DE UM MODAL E UM OUTRO MODAL INTERFERE NA INTEGRAÇÃO?
R: Apenas se nessa consulta o cartão for recarregado. Isso acontece, pois a recarga realizada atualiza o cartão como sendo a última utilização.

12. OS CARTÕES SOLICITADOS PELO SITE TERÃO ENTREGA DOMICILIAR?
R: Sim, com o custo adicional da entrega.

13. SE ESQUECER MINHA SENHA, COMO FAÇO RESGATÁ-LA?
R: Em "acessar área do comprador", no campo "esqueci o login ou senha/senha bloqueada", informar CPF/CNPJ/CEI> digitar o texto da imagem > clicar em enviar. Obs: O sistema enviará uma senha provisória para o e-mail cadastrado, que deverá ser utilizada para acessar a área de alteração para a nova senha do comprador. A senha provisória expirará em um curto período de tempo, sendo então necessária a troca imediata da mesma. O sistema pedirá imediatamente que altere a senha para outra de sua preferência. Você deve utilizar uma combinação de letras, ou letras e números, contendo entre 06 e 08 dígitos. Confirme a nova senha e clique em alterar.

14. APÓS A CHEGADA DOS CARTÕES, COMO EFETUO O DESBLOQUEIO DOS MESMOS?
R: No menu "cartões", clique em "desbloquear cartões", marcar a opção "desbloquear todos", em seguida "confirmar".

15. COMO FAÇO PARA VERIFICAR A UTILIZAÇÃO DE UM CARTÃO?
R: No menu "relatórios", clique na opção "saldo e informações de uso", digite o número do cartão desejado, em seguida informe mês/ano e digite o texto da imagem abaixo, e clique em enviar. Nesta tela, o comprador visualizará todas as utilizações (empresas, linhas, tarifas, quantidade de viagens), data e valor da recarga efetuada no mês escolhido, bem como o saldo do cartão.