Dúvidas Frequentes

 


1. O QUE É BILHETE ÚNICO CARIOCA OU BILHETE ÚNICO MUNICIPAL?
R: Segundo a Lei n° 5.211, o Bilhete Único Carioca é o benefício tarifário praticado no serviço de transporte do município do Rio de Janeiro, para ser utilizado no período máximo de duas horas e meia, realizando uma integração entre ônibus convencionais e microônibus, sem ar condicionado (a R$ 3,00) ou entre trem e ônibus (a R$ 4,15) segundo o Decreto 33.775 de 10/05/2011 com intervalo de 1 (uma) hora entre as integrações.

2. EM QUE CASOS A TARIFA DO BILHETE ÚNICO CARIOCA PODERÁ SER UTILIZADA?
R: O Bilhete Único Carioca terá o benefício da integração entre as linhas de ônibus municipais da cidade do Rio de Janeiro ou entre ônibus e estações de trens da Supervia dentro do município do RJ.

3. O BILHETE ÚNICO CARIOCA PODERÁ SER UTILIZADO EM ÔNIBUS COM AR-CONDICIONADO?
R: Não. O sistema do Bilhete Único Carioca está apto a operar somente nos ônibus convencionais e microônibus, sem ar condicionado e no município do Rio de Janeiro. Portanto, qualquer ônibus que não se encaixa nestas características, não fará integração de tarifa única para Bilhete Único Carioca.

4. QUAL É O INTERVALO MÁXIMO ENTRE DOIS ÔNIBUS OU ÔNIBUS E TREM PARA FAZER A INTEGRAÇÃO?
R: Duas horas e meia.

5. QUANTAS VEZES POR DIA EU POSSO UTILIZAR O BILHETE ÚNICO (B.U.)?
R: DUAS VEZES, com intervalo de uma hora entre elas.

6. COMO FUNCIONA A INTEGRAÇÃO ÔNIBUS-TREM PARA O BUC?
R: O passageiro poderá embarcar em um ônibus municipal e integrar com uma estação de trem dentro do município, pagando pelos dois modais a quantia de R$ 4,15 (quatro reais e quinze centaavos) no total. Nos casos em que o passageiro entrar primeiro em um ônibus municipal e depois nos trens em uma estação também municipal, o sistema inteligente vai verificar a última integração feita por este passageiro, e caso tenha sido BUC vai debitar a tarifa BUC.

7. SE EU FIZER UMA INTEGRAÇÃO DE BILHETE ÚNICO INTERMUNICIPAL NOS TRENS, QUANDO UTILIZAR O BUC QUAL SERÁ A TARIFA QUE IREI PAGAR?
R: Como o trem possui estações tanto dentro do município do Rio quanto fora, as integrações levarão em consideração sempre a última viagem de BU realizada pelo usuário. Seu cartão receberá uma marcação a cada tipo de Bilhete Único que você fizer sempre aos pares (ida e volta) se uma ida você fizer BU Inter, na volta o sistema verificará que foi realizada uma intermunicipal e cobrará o mesmo valor para a volta.

8. O QUE OCORRERÁ COM AS DEMAIS INTEGRAÇÕES ÔNIBUS-TREM QUE EXISTIAM ANTES DO BUC?
R: Todas as demais integrações dentro do município do Rio passarão a ter o modelo de integração Bilhete Único Carioca.

9. O CARTÃO BUC PODERÁ SER UTILIZADO PARA PAGAMENTO DE PASSAGENS FORA DA INTEGRAÇÃO?
R: Sim. Neste caso você pagará a tarifa comum da localidade em questão.

10. ONDE EU ENCONTRO UM POSTO DE CADASTRAMENTO?
R: Confira os endereços e horários no site www.riobilheteunico.com.br, no menu Lojas.

11. ONDE O BUC PODE SER ADQUIRIDO?
R: Pela internet (www.riobilheteunico.com.br), nos postos de cadastramento, nas lojas RioCard, agências do Itaú e rede de recarga RioCard.

12. O CARTÃO BILHETE ÚNICO CARIOCA SEM SALDO VALERÁ COMO UMA PASSAGEM MODAL?
R: Não. O Bilhete Único Carioca é um cartão recarregável, pessoal e intransferível. Portanto não deverá ser devolvido nos ônibus.

13. CASO O USUÁRIO DO TRANSPORTE PÚBLICO FAÇA O PAGAMENTO DE SUA PASSAGEM EM DINHEIRO, QUE VALOR ELE PAGA?
R: O valor da tarifa integral, sem o desconto da integração.

14. COMO EU REALIZO O CADASTRAMENTO DO MEU CARTÃO RIOCARD PARA TORNÁ-LO BILHETE ÚNICO COMO PESSOA FÍSICA?
R: Através do site www.riobilheteunico.com.br.

1. O QUE É O BILHETE ÚNICO (B.U.)?
R: É uma tarifa única de integração em viagens intermunicipais, no valor de R$ 5,25 (cinco reais e vinte e cinco centavos) para ser utilizada em no máximo três horas até em dois transportes, sendo um deles intermunicipal ou os dois. O BU pode ser utilizado duas vezes por dia, com duas integrações para ir e duas para voltar com intervalo de no mínimo uma hora entre as viagens.

2. ONDE O BILHETE ÚNICO PODE SER USADO?
R: Nas viagens intermunicipais dentro da região metropolitana do RJ.

3. O B.U. PODERÁ SER UTILIZADO EM ÔNIBUS COM AR CONDICIONADO?
R: A Lei do B.U. diz que a tarifa será aplicada em ônibus convencionais de duas portas, com ou sem ar condicionado. A tarifa não vale para os ônibus tipo "frescão", pois esses não estão inclusos no benefício.

4. O B.U. SERÁ ACEITO NO ÔNIBUS, TREM, METRÔ, VANS e BARCAS?
R: O cartão com B.U. será aceito em todos os transportes coletivos de passageiros, como ônibus, trens, metrô, barcas e vans (intermunicipais regulamentadas).

5. QUANTAS VEZES POR DIA EU POSSO UTILIZAR O BILHETE ÚNICO (B.U.)?
R: DUAS VEZES, com intervalo de uma hora entre elas.

6. QUAL É O TEMPO MÁXIMO DE INTEGRAÇÃO DO BILHETE ÚNICO (B.U.)?
R: Três horas.

7. QUAIS MUNICIPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA FARÃO PARTE DA INTEGRAÇÃO DO BILHETE ÚNICO (BU)?
R: Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Mangaratiba, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica e Tanguá. Quaisquer outros municípios que não estejam nesta lista, não farão a integração do Bilhete Único.

8. ONDE ADQUIRIR O CARTÃO DO BILHETE ÚNICO (BU)?
R: Através do site, Lojas RioCard, agências Itaú e rede de recarga RioCard.

9. QUAIS OS VALORES QUE ESTARÃO DISPONÍVEIS PARA COMPRA?
R: Os cartões pré-carregados com R$ 44,00 ou R$ 88,00, ou ainda recarga mínima de R$ 5,25 e máxima de R$300,00.

10. POSSO UTILIZAR MEU BILHETE ÚNICO PARA PAGAR PASSAGENS FORA DA INTEGRAÇÃO INTERMUNICIPAL?
R: Sim. Neste caso você pagará a tarifa comum da localidade em questão.

11. O CASCO DO BILHETE ÚNICO VAZIO VALERÁ COMO UMA PASSAGEM NOS ÔNIBUS DE TARIFA MODAL DO MEU MUNICÍPIO?
R: Não. O cartão Bilhete Único não é retornável e sim recarregável.

12. O CARTÃO VALE-TRANSPORTE RÁPIDO (ADQUIRIDO NAS AGÊNCIAS ITAÚ E NAS LOJAS RIOCARD) TAMBÉM TERÁ A TARIFA DE BILHETE ÚNICO?
R: Não, somente os cartões recarregáveis. O VTR é retornável.

13. TENHO O VALE-TRANSPORTE, MAS ELE NÃO ESTÁ FAZENDO INTEGRAÇÃO INTERMUNICIPAL. POR QUÊ?
R: Verifique com sua empresa se seus dados cadastrais (Nome e CPF) estão atualizados no sistema da RioCard e se seu cartão foi habilitado.

14. MEU CARTÃO EXPRESSO/ EXPRESSO JOVEM TAMBÉM SERÁ BILHETE ÚNICO?
R: Sim. Mas para isso será necessário cadastrar seu cartão no site: www.riobilheteunico.com.br. O cadastro deve ser realizado em até 3(três) dias úteis após a primeira utilização do cartão.

15. POSSO PAGAR MAIS DE UMA PASSAGEM COM MEU CARTÃO BILHETE ÚNICO?
R: Sim. Mas apenas uma passagem será cobrada com o valor da tarifa única.



1. COMO FAÇO PARA COMPRAR O CARTÃO EXPRESSO?
R: Você pode comprar o cartão pré-carregado nas lojas RioCard, agências Itaú, ou pós-carregado através do site www.cartaoriocard.com.br. Podem ser adquiridos, pela Internet ou na nossa rede de recarga, créditos num limite entre R$ 10,00 e R$ 300,00, sendo a primeira compra no valor mínimo de R$ 40,00.

2. COMO POSSO ADQUIRIR O CARTÃO JOVEM?
R: Através do site, ou em uma das lojas RioCard.

3. QUANTO CUSTA O CARTÃO EXPRESSO E O JOVEM?
R: Existem duas opções de cartão expresso pré-carregado: R$ 40,00 e R$ 80,00 em créditos. Já o cartão Jovem custa R$5,00 o casco, e o valor da recarga mínima é de R$10,00.

4. QUAL A DIFERENÇA ENTRE O CARTÃO DO CARTÃO EXPRESSO E DO VALE-TRANSPORTE?
R: O cartão Expresso é um moedeiro eletrônico, portanto não tem as restrições de uso do Vale-Transporte, e pode ser adquirido nos seguintes pontos de venda: nas Lojas RioCard, agências Itaú, internet e nos pontos de recarga RioCard. O Vale-Transporte é um benefício, concedido por Lei ao trabalhador para ser utilizado no trajeto casa-trabalho-casa.

5. QUAIS AS PRINCIPAIS REGRAS DO CARTÃO EXPRESSO/JOVEM?
R: Por ser um moedeiro, qualquer pessoa pode adquirí-lo e inserir seus próprios créditos. Portanto, tem a liberdade de pagar a passagem de várias pessoas com o mesmo cartão, não tem restrição de uso e tempo de uso. Funciona nos ônibus, barcas, trens e vans intermunicipais. No metrô, apenas se estiver habilitado para Bilhete Único.Lembramos que o prazo para cadastro é de até 3(três) dias úteis após primeira utilização do cartão. Para reaver os créditos de um cartão expresso, é necessário cadastrá-lo em até 3(três) dias úteis após a primeira utilização do cartão.



1) O que é o Bilhete Único Carioca Universitário?
R: De acordo com a Lei 5.266, este cartão permitirá o benefício do desconto de 50% (cinqüenta por cento) nas tarifas de transportes coletivos por ônibus, aplicável somente às linhas municipais da cidade do Rio de Janeiro, operadas exclusivamente com ônibus urbanos do tipo convencional, sem ar condicionado, regidos pela norma ABNT- NBR 15.570. Pela tarifa de janeiro/2012, cada passagem custará R$ 1,37. Este cartão não poderá ser utilizado para viagens em trens, metrô, barcas e linhas Intermunicipais ou linhas municipais fora do município do Rio.

2) Quem tem direito ao cartão Bilhete Único Carioca Universitário?
R: Estudantes do ensino superior matriculados nos cursos de graduação de instituições de ensino no Município do Rio de Janeiro, desde que bolsistas do Programa Universidade para Todos ProUni do Ministério da Educação ou alunos cotistas, beneficiários das políticas públicas afirmativas. O benefício do desconto de que trata esta Lei só poderá ser utilizado pelos estudantes contemplados na legislação, que se encontrem efetivamente matriculados e com frequência comprovada semestralmente, exclusivamente, nos seus deslocamentos ida e volta - às suas respectivas instituições de ensino superior. O benefício só poderá ser utilizado por seu beneficiário, sendo proibido transferi-lo a terceiros ou comercializá-lo.

3) Caso o aluno estude em mais de um curso com o benefício de cotas, terá direito a mais de um cartão?
R: Não. Mesmo que o aluno estude em cursos diferentes, com o benefício de cotas e/ou bolsa ProUni, terá direito a apenas 1 cartão.

4) Se o aluno já possuir um cartão Bilhete Único associado a seu CPF pode ter direito ao benefício do Bilhete Único Carioca Universitário?
R: É permitido que o estudante possua o CPF cadastrado no cartão Bilhete Único. Isto não impede a emissão do Bilhete Único Carioca Universitário, portanto o aluno poderá ter neste caso dois cartões associados a seu CPF como Bilhete Único.

5) Como funcionará o cartão?
R: O Cartão Bilhete Único Carioca Universitário permitirá ao aluno até duas viagens por dia, com o desconto de 50% do valor da tarifa modal. Para cada uma destas duas viagens diárias é permitido 1 (um) transbordo entre ônibus convencional, sem ar condicionado, no período de até duas horas e meia, com o benefício de débito de uma única tarifa nas linhas municipais do Rio de Janeiro.

6) Posso utilizar o Cartão Bilhete Único Carioca Universitário nos trens,barcas,metrô ou vans regularizadas?
R: Não. O Cartão Bilhete Único Carioca Universitário não será aceito nos trens, barcas, metrô ou vans regularizadas.

7) Posso utilizar o Cartão Bilhete Único Carioca Universitário em linhas de ônibus intermunicipais?
R: Não. O Cartão Bilhete Único Carioca Universitário não será aceito nas linhas de ônibus intermunicipais.

8) Posso utilizar o Cartão Bilhete Único Carioca Universitário para pagar passagem de ônibus em qualquer localidade?
R: Não. O Cartão Bilhete Único Carioca Universitário é aceito somente nas linhas municipais da cidade do Rio de Janeiro, operadas exclusivamente com ônibus urbanos do tipo convencional, sem ar condicionado.

9) Posso utilizar o cartão nos finais de semana e feriados?
R: Não! Este cartão eletrônico não estará disponível para uso nos finais de semana e feriados nacionais, estaduais e municipais.

10) Como funcionará o limite de uso do cartão?
R:
- 2 viagens por dia
- 44 viagens ao mês
- 440 viagens ao ano
Os estudantes que não utilizarem o limite citado não poderão transferir o saldo não utilizado para os meses subseqüentes.

11) Meu cartão já vem com crédito?
R: Não. O cartão Bilhete Único Carioca Universitário é entregue ao estudante sem valor pré-carregado.
Após o cadastramento, uma senha será enviada para o e-mail cadastrado possibilitando a realização de compra de créditos pelo site www.cartaoriocard.com.br. Obrigatoriamente o estudante deve possuir e-mail. Se ele possuir cadastro de comprador pessoa física, na modalidade Bilhete Único (Carioca ou Intermunicipal), deverá utilizar o mesmo e-mail.

12) O cartão Bilhete Único Carioca Universitário é pago?
R: A primeira via é fornecida de forma gratuita. Em caso de perda, roubo, quebra ou avaria, solicite a nova via através deste site.
* A partir do dia 8/2/2014 a cobrança para emissão de nova via dos cartões RioCard será reajustada para R$ 21,00 (vinte e um reais).

13) A partir de quando poderei utilizar o cartão Bilhete Único Carioca Universitário?
R: O cartão não poderá ser utilizado antes do dia 1º de agosto de 2011, mesmo que o estudante adquira créditos com antecedência.

14) Como poderei me cadastrar para ter direito ao Bilhete Único Carioca Universitário?
R: Você deverá acessar o site www.cartaoriocard.com.br/prouni e fazer uma busca de seu cadastro, em nossa base de dados, inicialmente pelo CPF. Se não localizar, ou o nome estiver divergente, fará uma busca avançada pelo seu nome completo, nome completo da mãe e nascimento. Não será permitido ao aluno alterar seus dados. Ao identificar seu pré-cadastro, deverá solicitar o agendamento em um dos três postos de cadastramento. Então o aluno deverá comparecer na data e local agendado, levando a documentação necessária.

15) É permitido o aluno possuir outro cartão de gratuidade além do Bilhete Único Carioca Universitário?
R: Sim. É permitido ao usuário possuir qualquer outro cartão gratuidade, exceto o RioCard Escolar e o Conexão Educação.

16) Qual será o período de cadastramento?
R: O período será de 15/07 a 12/08, de 2ª a 6ª feira. Se a instituição de ensino estiver divergente com a declaração apresentada, o cadastro não poderá ser efetuado. O aluno deverá dirigir-se à instituição de ensino atual para regularização.

17) Quais são os documentos obrigatórios para o cadastramento?
R: Somente o próprio poderá comparecer no local. Os documentos obrigatórios a serem apresentados, conforme definição na lei, são:
- Identidade original;
- CPF original;
- Comprovante de residência original (conta de água, luz, gás ou telefone fixo). Não precisa estar em seu nome;
- Comprovante de matrícula original, do corrente ano;
- Carteira de Identidade Estudantil - CIE, emitida pela União Nacional dos Estudantes - UNE ou pela União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro - UEE-RJ;
- E-mail (deverá ser o mesmo de comprador pessoa física, caso o possua).
NÃO SERÁ ACEITA CÓPIA DE DOCUMENTAÇÃO.
Se um dos documentos não for apresentado, o cadastramento não poderá ser realizado.

18) O que ocorre se eu não puder comparecer no posto na data marcada para realizar meu agendamento?
R: Se o aluno não comparecer na data marcada deverá reagendar. Este reagendamento estará disponível no site www.cartaoriocard.com.br/prouni a qualquer momento, podendo ser selecionado outro posto.

19) Como retiro o meu cartão Bilhete Único Carioca Universitário?
R: No dia do atendimento para cadastro o aluno receberá um protocolo informando a data de retorno para a retirada do cartão impresso, que é de 2 dias úteis.
Ao receber o cartão, o aluno deverá assinar o recibo de entrega. Será realizada somente para o próprio mediante apresentação da carteira de identidade original e Carteira de Identidade Estudantil - CIE, emitida pela UNE ou pela UEE-RJ.
Não é necessário agendar caso não compareça na data informada pelo posto para a retirada do cartão. Dirija-se diretamente ao local onde efetuou o cadastro, com o documento de identificação original e Carteira de Identidade Estudantil original.
Atendimento de 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h30.
Importante! Não estão em funcionamento os antigos postos do Terminal Alvorada e da UERJ. Os cartões estão disponíveis para retirada no posto localizado no bairro do Méier, no Terminal Rodoviário Américo Ayres (entrada pela Rua Carolina Méier, s/nº).

20) Como proceder em caso de perda, roubo ou avaria?
R: Você deverá cancelar o cartão via site e solicitar a segunda via. Não exponha o cartão ao calor, não dobre nem amasse. Em caso de solicitação de 2ª. via, o aluno deverá pagar o valor de R$ 21,00 (vinte e um reais) referente ao custo do cartão cancelado.

21) Poderei alterar meus dados de cadastro?
R: O comprador receberá a senha gerada por email. Quando o estudante entrar com o login no site, ele poderá alterar os dados cadastrais do comprador, mas não poderá alterar nenhum dado cadastral do usuário gerado automaticamente pelo sistema. Em caso de alteração do nome por outro motivo, como casamento, será necessário que o usuário solicite a emissão de 2ª via com o nome atualizado.

22) O que ocorre em caso de conclusão de curso?
R: A secretaria apresentará nova lista de beneficiados e o sistema executará o cancelamento dos cartões que perderem o direito.



1- O QUE É O BILHETE ÚNICO CARIOCA PRÉ−PAGO?
R: De acordo com o Decreto Nº34437, sem cadastramento de CPF o usuário do cartão pré−pago, poderá embarcar em até dois ônibus no período máximo de duas horas e meia, realizando uma integração entre ônibus convencionais e microônibus, sem ar condicionado (a R$3,00) nas linhas municipais da cidade do Rio de Janeiro.

2. ONDE POSSO ADQUIRIR O BUC PRÉ−PAGO?
R: Lojas RioCard e a rede de recarga credenciada pela RioCard.

3. QUAIS OS VALORES DOS CARTÕES BUC PRÉ−PAGO?
R: O Cartão de Bilhete Único Pré−Pago seá vendido possuindo créditos de viagens nos valores prefixados em R$ 20,00 (vinte reais), R$ 40,00 (quarenta reais) e R$ 60,00 (sessenta reais) nas lojas e rede de recarga.

4. O BUC PRÉ−PAGO PODERÁ SER CANCELADO?
R: Por ser um cartão pré−pago e sem cadastro, o referido cartão não terá seguro e/ou benefícios de transferência de créditos, nem cancelamento ou emissão de 2ª. via.

5. QUANDO OS CRÉDITOS DO CARTÃO TERMINAREM COMO DEVO PROCEDER?
R: O valor residual da carga que não completar uma tarifa modal valerá como uma passagem, mediante a entrega do cartão no momento da viagem, não integrando com a segunda viagem do bilhete único. No caso de ônibus com o valor mais alto do que a tarifa modal será necessária a complementação em dinheiro. Este procedimento somente é válido para o pré−pago. Caso o cartão seja cadastrado o usuário NÃO deve devolvê-lo ao cobrador. Se mesmo assim o usuário devolver nos ônibus, acarretará no cancelamento imediato do cartão e o mesmo deverá solicitar a para liberação do seu CPF à RioCard.

6. O BUC PRÉ−PAGO SERÁ ACEITO NO METRÔ?
R: Não, o benefício do BUCarioca pré−pago é o mesmo do BUCarioca já existente, não sendo aceito no metrô.

7. PODEREI UTILIZAR TAMBÉM A TARIFA DO BILHETE ÚNICO CARIOCA DE INTEGRAÇÃO DOS TRENS?
R: Para realizar integração ônibus−trem pagando R$ 4,15 (quatro reais e quinze centavos) o usuário deve realizar o cadastro do cartão no site www.cartaoriocard.com.br. Se o cartão for utilizado nos trens sem cadastro, pagará a tarifa cheia sem o benefício da integração.

8. PODEREI UTILIZAR TAMBÉM A TARIFA DO BILHETE ÚNICO INTERMUNICIPAL?
R: Para utilizar a tarifa do Bilhete Único Intermunicipal de integração em viagens intermunicipais, no valor de R$ 5,25 (cinco reais e vinte e cinco centavos) o usuário deve realizar o cadastro do cartão no site www.cartaoriocard.com.br. Se o cartão for utilizado nos ônibus intermunicipais sem cadastro, pagará a tarifa cheia sem o benefício da integração.

9. PODEREI CADASTRAR O CARTÃO NO SITE PARA RECARREGÁ−LO?
R: Caso o usuário queira transformar o cartão pré−pago em recarregável, deverá cadastrá−lo informando o CPF através do site www.cartaoriocard.com.br. Neste caso, o Cartão de Bilhete Único poderá ser carregado com créditos de viagens no valor de duas tarifas modais, hoje equivalente a R$ 6,00 (seis reais). O cartão poderá ser cancelado e poderá ser transferido para outro cartão em caso de perda, roubo ou avaria.

10. O CARTÃO CADASTRADO PODE SER CANCELADO?
R: O crédito do cartão cadastrado poderá ser cancelado e ter seus créditos transferidos para outro cartão em caso de perda, roubo ou avaria do cartão e é recarregável.

11. EM CASO DE CANCELAMENTO DO BUC PRÉ−PAGO POR MOTIVOS DE PERDA, ROUBO, QUEBRA OU AVARIA SERÁ COBRADO UMA NOVA VIA?
R: Sim. A primeira via é fornecida de forma gratuita. Em caso de perda, roubo, quebra ou avaria, solicite a nova via através deste site. * A partir do dia 8/2/2014 a cobrança para emissão de nova via dos cartões RioCard será reajustada para R$ 21,00 (vinte e um reais).

12. QUAL A DIFERENÇA ENTRE O BUC PRÉ−PAGO E DO VALE−TRANSPORTE?
R: O BUC PRÉ−PAGO é um moedeiro eletrônico, portanto não tem as restrições de uso do Vale−Transporte. O Vale−Transporte é um benefício, concedido por Lei ao trabalhador para ser utilizado no trajeto casa−trabalho−casa.

13. O CARTÃO SERÁ BLOQUEADO SE FICAR MAIS DE 120 DIAS SEM USO?
R: Sim, para desbloqueá−lo o usuário deste cartão deve ir a uma das lojas Riocard para solicitar o desbloqueio e utilizar o cartão normalmente.

14. BLOQUEAR O CARTÃO AFETA O SALDO DO MESMO?
R: Não afeta. A não ser no caso de expirar o prazo de validade de um ano.

15. ONDE ENCONTRO O CARTÃO PARA COMPRAR?
R: A partir de 03/10 o cartão estará disponível para venda nas lojas RioCard. Nas agências do banco Itaú, todo cartão Bilhete Único Carioca no valor de R$55,00 estará habilitado para uso imediato com as características do BUC Pré−pago, bem como o cartão Expresso no valor de R$40,00.



1) O QUE É BILHETE ÚNICO DE NITERÓI?
R: Segundo a Lei N.º 2851 − 19.07.11, o Bilhete Único de Niterói é o benefÍcio tarifário praticado no serviço de transporte no município de Niterói, para ser utilizado no período máximo de um hora, realizando uma integração entre ônibus convencionais e microônibus, sem ar condicionado pagando a tarifa modal de R$ 3,00.

2) EM QUE CASOS A TARIFA DO BILHETE ÚNICO DE NITERÓI PODERÁ SER UTILIZADA?
R: O Bilhete Único de Niterói funciona nas viagens dentro do município de Niterói.

3) O BENEFÍCIO DO BILHETE ÚNICO DE NITERÓI PODERÁ SER UTILIZADO EM ÔNIBUS COM AR-CONDICIONADO?
R: Não. O sistema do Bilhete Único de Niterói está apto a operar somente nos ônibus convencionais e microônibus, sem ar condicionado e no município do Rio de Janeiro. Portanto, qualquer ônibus que não se encaixa nestas características, não fará integração de tarifa única para Bilhete Único de Niterói.

4) QUANTAS VEZES POR DIA EU POSSO UTILIZAR O BILHETE ÚNICO DE NITERÓI?
R: DUAS VEZES, com intervalo de três hora entre elas.

5) QUAL É O INTERVALO MÁXIMO ENTRE O TRANSBORDO (ÔNIBUS-ÔNIBUS) PARA FAZER A INTEGRAÇÃO?
R: Uma hora.

6) QUAL É O INTERVALO MÍNIMO PARA AS INTEGRAÇÕES?
R: três horas.

7) O CARTÃO BILHETE ÚNICO DE NITERÓI PODE SER UTILIZADO EM OUTROS MUNICÍPIOS COMO BILHETE ÚNICO CARIOCA E BILHETE ÚNICO INTERMUNICIPAL E FARÁ INTEGRAÇÃO DE CADA REGIÃO?
R: Sim, em outros municípios de acordo com a regra específica de cada cartão bilhete único.

8) POSSUO OUTRO CARTÃO HABILITADO PARA BILHETE ÚNICO E SOU MORADOR DE NITERÓI, PRECISO TROCAR DE CARTÃO?
R: Não, tanto o Bilhete Único Intermunicipal e o Bilhete Único Carioca vão funcionar dentro do município de Niterói.

9) O CARTÃO BILHETE ÚNICO DE NITERÓI PODERÁ SER UTILIZADO PARA PAGAMENTO DE PASSAGENS FORA DA INTEGRAÇÃO?
R: Sim. Neste caso você pagará a tarifa comum da localidade em questão.

10) O CASCO DO BILHETE ÚNICO DE NITERÓI VAZIO VALERÁ COMO UMA PASSAGEM NOS ÔNIBUS DE TARIFA MODAL?
R: NÃO. O cartão Bilhete Único de Niterói NÃO É RETORNÁVEL e sim recarregável.

11) ONDE EU ENCONTRO UM POSTO DE CADASTRAMENTO?
R: São quatro postos de cadastramento em Niterói, na Alvorada, em Madureira e na Central do Brasil confira os endereços e horários no site www.cartaoriocard.com.br.

12) ONDE O BILHETE ÚNICO DE NITERÓI PODE SER ADQUIRIDO?
R: Pela internet (www.cartaoriocard.com.br) e nos postos de cadastramento.

13. CASO O USUÁRIO DO TRANSPORTE PÚBLICO FAÇA O PAGAMENTO DE SUA PASSAGEM EM DINHEIRO, QUE VALOR ELE PAGA?
R: O valor da tarifa integral, sem o desconto da integração.



1. O QUE É BILHETE ÚNICO AQUAVIÁRIO?
R: Segundo o Decreto nº 43.441 de 30 de janeiro de 2012, a tarifa aquaviária, a partir de 1º de março de 2012, passa a ser de R$ 4,50. Contudo, quem possuir um cartão RioCard habilitado para Bilhete Único pagará apenas R$ 3,10. Em caso de integração com ônibus municipal, intermunicipal, trem ou metrô o valor será igual ao do Bilhete Único Intermunicipal, ou seja, R$ 5,25 (cinco reais e vinte e cinco centavos).

2. JÁ TENHO O BILHETE ÚNICO, PRECISO ME CADASTRAR PARA TER DIREITO AO BENEFÍCIO?
R: Não. Os passageiros portadores do Bilhete Único Intermunicipal já terão, automaticamente, direito ao benefício na nova tarifa das barcas, a partir do dia 1º de março de 2012.

3. ONDE POSSO ME CADASTRAR PARA HABILITAR OU ADQUIRIR O BILHETE ÚNICO?
R: Existem postos de cadastramento do Bilhete Único nas estações das Barcas da Praça XV, Ilha Grande, Paquetá e Araribóia. O cartão será vendido com duas opções de carga inicial: R$ 3,10 ou R$ 5,25 (cinco reais e vinte e cinco centavos).

4. QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O CADASTRAMENTO?
R: CPF e Identidade, no caso dos moradores de Ilha Grande ou Paquetá é necessário levar, também, um comprovante de residência original e cópia* (somente para moradores da Ilha Grande).

5. EM QUE CASO O BENEFÍCIO DA TARIFA AQUAVIÁRIA PODERÁ SER UTILIZADO?
R: O benefício é válido para duas viagens por dia, ida e volta. Caso sejam feitas mais viagens, o usuário pagará o valor integral.

6. QUAL O TEMPO DE INTERVALO ENTRE OS TRANSBORDOS?
R: O tempo de intervalo permanece o mesmo do Bilhete Único, que é de 2 horas e meia entre os transbordos.

7. QUAL O TEMPO DE INTERVALO ENTRE AS INTEGRAÇÕES?
R: O tempo de intervalo permanece o mesmo do Bilhete Único, que é de 1 hora entre as integrações.

8. OS MORADORES DE PAQUETÁ E ILHA GRANDE TERÃO GRATUIDADE?
R: Sim, somente os moradores das ilhas de Paquetá e Ilha Grande e que são cadastrados terão o direito a duas passagens gratuitas (ida e volta) por dia.

9. JÁ UTILIZEI A MINHA GRATUIDADE DE IDA E VOLTA. POSSO UTILIZAR MAIS VEZES?
R: Caso sejam feitas mais viagens, a seguinte (ida e volta) terá o benefício do Bilhete Único Aquaviário, com tarifa de R$ 3,10, cada trecho. Nas demais viagens, será debitado o valor integral da tarifa de R$ 4,50 por trecho.

10. O BENEFÍCIO DO BILHETE ÚNICO AQUAVIÁRIO VALE PARA A TRAVESSIA RIO−CHARITAS?
R: Não, o valor da tarifa Rio−Charitas ainda não foi estabelecido. Porém, para essa travessia, não há benefício tarifário.

11. COMO FUNCIONA O BILHETE ÚNICO PARA QUEM UTILIZA A TRAVESSIA RIO−COCOTÁ E RIO−PAQUETÁ?
R: Para ambas as travessias, os usuários tem o benefício da tarifa do Bilhete Único Aquaviário e do Bilhete Único Intermunicipal. Ou seja, o usuário pegará a barca e será descontado o valor da tarifa do Bilhete Único Aquaviário de R$ 3,10 e caso pegue, também, um ônibus municipal, intermunicipal, trem ou metrô, o restante do valor da integração será descontado totalizando a tarifa do Bilhete Único Intermunicipal de R$ 5,25 (cinco reais e vinte e cinco centavos).



1. COMO VAI FUNCIONAR A INTEGRAÇÃO METRÔ−SUPERVIA?
R: A partir de 19 de março de 2012, a integração Metrô−Supervia custará R$ 5,25 (cinco reais e vinte e cinco centavos) e só poderá ser feita com o Bilhete Único Intermunicipal ou qualquer cartão RioCard habilitado para Bilhete Único. Caso o usuário opte por pagar a integração com dinheiro ou Vale−Transporte Rápido (VTR), serão cobrados os valores integrais das passagens, totalizando R$ 6,00 (R$ 3,10 + R$ 2,90).

2. JÁ TENHO O BILHETE ÚNICO, PRECISO ME CADASTRAR PARA TER DIREITO AO BENEFÍCIO?
R: Não. O direito ao benefício é automático para quem já possui cartão habilitado para Bilhete Único.

3. ONDE POSSO ME CADASTRAR PARA HABILITAR OU ADQUIRIR O BILHETE ÚNICO?
R: No site www.riobilheteunico.com.br ou nos postos de cadastramento localizados nas estações do Metrô da Carioca, Central, Botafogo e Pavuna, bem como na estação da Supervia da Central. O cartão será vendido com uma carga inicial mínima de R$ 5,25 (cinco reais e vinte e cinco centavos).

4. QUANDO COMEÇA O CADASTRAMENTO DO BILHETE ÚNICO?
R: No dia 5 de março de 2012.

5. QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O CADASTRAMENTO?
R: CPF e Identidade.

6. QUAL É O TEMPO DE INTERVALO ENTRE OS TRANSBORDOS?
R: O tempo de intervalo permanece o mesmo do Bilhete Único, ou seja, 3 horas entre os transbordos.

7. QUAL É O TEMPO DE INTERVALO ENTRE AS INTEGRAÇÕES?
R: O tempo de intervalo permanece o mesmo do Bilhete Único, que é de 1 hora entre as integrações.



1. O PROCEDIMENTO DE ATUALIZAÇÃO DE CARTÃO REALIZADO EM CONSULTA DE SALDO ENTRE A UTILIZAÇÃO DE UM MODAL E UM OUTRO MODAL INTERFERE NA INTEGRAÇÃO?
R: Apenas se nessa consulta o cartão for recarregado. Isso acontece, pois a recarga realizada atualiza o cartão como sendo a última utilização.

2. EM CASO DE CANCELAMENTO DO CARTÃO POR MOTIVOS DE PERDA, ROUBO OU AVARIA SERÁ COBRADO A 2ª. VIA DO CARTÃO?
R: Não. O valor cobrado refere-se ao custo do cartão cancelado e não devolvido, uma vez que o cliente recebe a primeira via sem custo, em regime de comodato.

3. QUAL SERÁ O VALOR DESTA COBRANÇA?
R: R$ 21,00 (vinte e um reais).

4. COMO É FEITO O CÁLCULO?
R: R$ 21,00 (vinte e um reais). O valor da cobrança é calculado em sete vezes o valor da tarifa modal do Município do Rio de Janeiro.

5. O QUE ACONTECE COM OS CRÉDITOS DO CARTÃO CANCELADO?
R: O crédito adquirido pela internet ficará disponível na bolsa de crédito do usuário em 4 dias corridos após o cancelamento. Os créditos adquiridos na rede de recarga deverão ser solicitados.

6. COMO FAÇO PARA RECUPERAR OS CRÉDITOS DO CARTÃO CANCELADO?
R: Após o cancelamento do cartão e o pagamento do boleto, a 2ª via deverá ser solicitada. Assim que chegar a 2° via, desbloqueie o cartão no site www.riobilheteunico.com.br. Vá em: Menu Pedidos - Opção Transferência do saldo do cartão cancelado para a segunda via - Marcar o usuário desejado - Clicar em avançar - Clicar em encerrar. Após confirmação, seus créditos serão liberados no novo cartão em até 48 horas.

7. EM CASO DE MAU FUNCIONAMENTO DO CARTÃO?
R: Em caso de mau funcionamento procure uma Loja RioCard.

8. OS CARTÕES DO BILHETE ÚNICO SERÃO PERSONALIZADOS?
R: Apenas os cartões solicitados pelo site e somente personalizado usuário.

9. OS CRÉDITOS DOS CARTÕES RIOCARD EXPIRAM?
R: Os créditos têm o prazo de validade de um ano, a contar da data da compra.

10. O QUE ACONTECE COM O CARTÃO CASO FIQUE SEM UTILIZAÇÃO POR MAIS DE 120 DIAS?
R: O cartão que ficar mais de 120 dias sem utilização será bloqueado, por questões de segurança para o usuário.

11. COMO DESBLOQUEAR O CARTÃO BLOQUEADO POR MAIS DE 120 DIAS SEM USO?
R: O usuário deste cartão deverá ir a uma das Lojas Riocard para solicitar o desbloqueio e utilizar o cartão normalmente.

12. BLOQUEAR O CARTÃO AFETA O SALDO DO MESMO?
R: Não, não afeta. A não ser no caso de expirar o prazo de validade de um ano.

13. OS CARTÕES SOLICITADOS PELO SITE PODERÃO SER RETIRADOS NAS NAS AGÊNCIAS ITAÚ?
R: Sim.

14. OS CARTÕES SOLICITADOS PELO SITE TERÃO ENTREGA DOMICILIAR?
R: Sim, com o custo adicional da entrega.

15. SE ESQUECER MINHA SENHA, COMO FAÇO RESGATÁ-LA?
R: Em "acessar área do comprador", no campo "esqueci o login ou senha/senha bloqueada", informar CPF/CNPJ/CEI> digitar o texto da imagem > clicar em enviar. Obs: O sistema enviará uma senha provisória para o e-mail cadastrado, que deverá ser utilizada para acessar a área de alteração para a nova senha do comprador. A senha provisória expirará em um curto período de tempo, sendo então necessária a troca imediata da mesma. O sistema pedirá imediatamente que altere a senha para outra de sua preferência. Você deve utilizar uma combinação de letras, ou letras e números, contendo entre 06 e 08 dígitos. Confirme a nova senha e clique em alterar.

16. APÓS A CHEGADA DOS CARTÕES, COMO EFETUO O DESBLOQUEIO DOS MESMOS?
R: No menu "cartões", clique em "desbloquear cartões", marcar a opção "desbloquear todos", em seguida "confirmar".

17. COMO VERIFICO A BOLSA DE CRÉDITO DO USUÁRIO?
R: No menu "relatórios", clique na opção "usuários com bolsa de crédito" (Nesta tela, o comprador visualiza todos os usuários que tiveram cartões cancelados e que possuem bolsa de crédito).

18. COMO FAÇO PARA CONSULTAR OS CARTÕES ?
R: No menu "cartões", clique na opção "consultar cartões", informe o número do cartão a ser consultado e clique em "enviar", para visualizar os dados referentes ao cartão consultado. Outra opção na tela de usuários pode clicar em pesquisar e no campo filtro você preencher os nomes ou matrículas dos usuários e aparecerá a listagem de todos que pertencem a sua conta.

19. COMO FAÇO PARA CONSULTAR AS RECARGAS PELO NÚMERO DO CARTÃO?
R: No menu "relatórios", clique na opção "recargas pendentes e efetuadas", selecione o campo número do cartão, digite o número do cartão desejado e clique em enviar. Nesta tela, o comprador visualizará todas as cargas pagas para o cartão informado.

20. COMO FAÇO PARA CONSULTAR AS RECARGAS PELO NÚMERO DO PEDIDO?
R: No menu "relatórios", clique na opção "recargas pendentes e efetuadas". Selecione o campo número do pedido e digite o número do pedido desejado, clique em "enviar". Nesta tela, o comprador visualizará todas as cargas pagas para um determinado pedido.

21. COMO FAÇO PARA VERIFICAR A UTILIZAÇÃO DE UM CARTÃO?
R: No menu "relatórios", clique na opção "saldo e informações de uso", digite o número do cartão desejado, em seguida informe mês/ano e digite o texto da imagem abaixo, e clique em enviar. Nesta tela, o comprador visualizará todas as utilizações (empresas, linhas, tarifas, quantidade de viagens), data e valor da recarga efetuada no mês escolhido, bem como o saldo do cartão.