RioCard - Vale Transporte

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Ajuda



2     Passo a Passo

 

Utilizar o novo Portal do Vale-Transporte é muito fácil, para isso é necessário que a empresa ou pessoa física se cadastre no portal do Vale-transporte.

 

Como comprador cadastrado, você poderá:

 

-     Cadastrar usuários;

-     Solicitar cartões;

-     Fazer cancelamentos de cartões;

-     Fazer pedidos de recargas;;

-     Imprimir boleto de pagamento e pagá-la em qualquer agência bancária ou via Internet Banking;

-     Gerenciar seus pedidos, imprimindo seus detalhes e a segunda via do boleto;

-     Alterar seus dados cadastrais e trocar regularmente sua senha de acesso.

 

Veja a seguir o passo a passo das principais atividades realizadas no portal do Vale-Transporte.

 

 

2.1       Cadastrando-se no portal

 

Somente compradores cadastrados podem solicitar cartões e recargas de Vale-Transporte. Selecione, no menu principal do portal o item “Cadastre-se” e preencha os dados solicitados.

 

1.   Cadastre-se como Comprador no site:

a.  Escolha o seu perfil: “Pessoa Física” ou “Pessoa Jurídica”

b.  Defina o Login (nome de usuário) e Senha para acesso ao sistema. Lembre-se de guardar e proteger sua senha, pois ela é sua garantia de segurança.

c.   Preencha corretamente seu email, somente através dele será possível ativar seu cadastro de comprador.

d.  Preencha os demais dados e clique no botão "cadastre-se".

 

2.   Após o cadastramento, você receberá um email que contém o link de ativação do cadastro. Clique neste link, e você será levado ao portal do Vale-Transporte, a seguinte mensagem deve ser exibida: "Comprador ativado com sucesso."

 

3.   Caso não seja possível ativar o cadastro do comprador, entre em contato com a Central de Relacionamento e Televendas RioCard.

 

2.2       Cadastrando usuários

 

Antes de solicitar um cartão de Vale-Transporte é necessário primeiro cadastrar o usuário que vai utilizar este cartão. O cadastramento do usuário permite gerenciar seus dados pessoais, o montante de uso diário gasto pelo usuário, entre outras informações.

Existem duas formas de efetuar o cadastro dos usuários:

 

1.   Inclusão de usuário por digitação dos dados

a.  Acesse o sistema utilizando seu Login e senha;

b.  Selecione o item: menu principal > usuários > Incluir Usuário;

c.   Preencha a matrícula: A matrícula pode ser composta por números ou letras e é para livre uso do comprador. A definição da matrícula poderá facilitar a posterior identificação dos usuários. Ex: 0001, 0002, 0003... ou A1, A2, A3... No caso de empresa, poderá ser utilizado o número de matrícula do funcionário.

d.  Nome do usuário;

e.  CPF: Ao preencher o CPF do usuário, o sistema verifica se já existe um cartão do tipo personalizado usuário associado a este CPF. Caso já exista, é possível reutilizar este cartão desde que este esteja desassociado ao comprador anterior (Empresa anterior onde o funcionário trabalhou);

f.    Escolha o tipo do cartão a ser utilizado. É possível reutilizar um cartão já existente ou solicitar um novo cartão. Para mais detalhes sobre os modelos de cartão Vale-Transporte veja a seção 1.6.1.1;

g.  Preencha os dados para carga:

                             i.    Valor de uso diário

                           ii.    Cidade e Rede de primeira recarga

h.  Clique no botão “Gravar”.

 

2.   Importação de arquivo de usuários. Nesta opção é possível cadastrar até 200 usuários de uma só vez, caso seja necessário importar mais de 200 usuários, sugerimos gerar vários arquivos e importá-los um a um. Siga os seguintes passos para importação de arquivos de usuários:

a.  Crie o arquivo de usuários conforme o layout definido no documento “Layouts dos Arquivos de Importação” disponível na seção downloads do site;

b.  Salve o arquivo de usuários em seu computador;

c.   Acesse o sistema utilizando seu Login e senha;

d.  Selecione o item: menu principal > usuários > Importação de arquivo;

e.  Informe a localização do arquivo de usuários; e clique em “Importar”;

f.    O sistema irá exibir um resumo com o total de usuários importados;

g.  Caso não seja possível ativar o cadastro do comprador, entre em contato com a Central de Relacionamento e Televendas RioCard.

 

2.3       Primeira Compra de Vale-Transporte

 

1.   Acesse o sistema utilizando seu Login e senha;

2.   Certifique-se que seus usuários já foram cadastrados previamente;

3.   Selecione o item: Menu principal > Pedidos > Novo Pedido VT

4.   Escolha o método de entrada de dados:

a.  Por Digitação: usado para criar pequenos pedidos, neste caso são digitados os dados da matrícula e valor da carga de cada usuário.

b.  Por Geração automática: opção que gera automaticamente o pedido a partir do cadastro de usuários, calculando o valor da carga a partir do valor de uso diário de cada usuário e a quantidade de dias úteis informados na geração. As exceções poderão ser tratadas usuário a usuário. Esta opção oferece a facilidade de se gerar pedidos separados para usuários com e sem cartões, diminuindo o prazo da liberação da carga para os pedidos exclusivamente de créditos.

c.   Por Importação de Arquivos: gera um pedido a partir dos dados contidos num arquivo texto, formatado conforme o documento “Layouts dos Arquivos de Importação”, disponível para download no portal do VT.

5.   Em caso de pedidos por digitação, informe a matrícula e o valor de carga de cada usuário. É possível incluir até 20 usuários no mesmo pedido. Clique no botão “Continuar”;

6.   Escolha forma de entrega dos cartões que estão sendo solicitados:

a.  Entrega em Loja Riocard: Os cartões podem ser entregues nas lojas Riocard sem custo adicional. Selecione a cidade e a loja mais próxima de você e clique na opção “Escolher” e depois no botão “Continuar”;

b.  Entrega em domicilio: Os cartões podem ser entregues em um endereço cadastrado, mediante o pagamento da taxa de entrega. Selecione o endereço de entrega desejado, ou cadastre um novo e depois clique no botão “Continuar”;

7.   Confira os dados de seu pedido: quantidade de cartões e cargas solicitadas e endereço de entrega. Se todos os dados estão corretos clique na opção “Fechar Pedido” e a partir desse momento o sistema não permitirá alterações neste pedido.

8.   Escolha a forma de pagamento do seu pedido:

a.  Boleto Bancário: Pagável em qualquer banco no prazo máximo de 15 dias.

b.  Bolsa de crédito: Créditos em reais previamente adquiridos pelo comprador. Para mais detalhes veja a seção XXX;

9.   Após o recebimento do pagamento do pedido, os cartões serão confeccionados e entregues em até 5 dias úteis após o pagamento do boleto, no endereço indicado ou na agência do Itaú escolhida para a retirada. Assine o Recibo de Entrega e receba seus cartões, em embalagem lacrada, para sua total segurança.

10.   Após o recebimento dos cartões realize o desbloqueio dos cartões através do site:

a.  Acesse o sistema utilizando seu Login e senha;

b.  Selecione o item: menu principal > Cartões > Desbloquear

c.   Desbloqueie todos os cartões recebidos;

11.   Efetue a primeira carga no meio de transporte escolhido no cadastro do usuário ou dirija-se a uma Loja RioCard e efetue a recarga na própria loja;

 

 

2.4       Solicitação de Recarga de Vale-Transporte

 

1.   Acesse o sistema utilizando seu Login e senha;

2.   Selecione o item: menu principal > Pedidos > Novo Pedido VT

3.   Escolha o método de entrada de dados:

a.  Por Digitação: usado para criar pedidos que contenham poucos usuários, neste caso são digitados os dados da matrícula e valor da recarga de cada usuário.

b.  Por Geração automática: opção que gera automaticamente o pedido a partir do cadastro de usuários, calculando o valor da recarga a partir do valor de uso diário de cada usuário e a quantidade de dias úteis informados na geração. As exceções poderão ser tratadas usuário a usuário. Esta opção oferece a facilidade de se gerar pedidos separados para usuários com e sem cartões, diminuindo o prazo da liberação da recarga para os pedidos exclusivamente de créditos.

c.   Por Importação de Arquivos: gera um pedido a partir dos dados contidos num arquivo texto, formatado conforme o documento “Layouts dos Arquivos de Importação”, disponível para download no portal do VT.

d.  Copiar Pedido: permite a criação de um novo pedido através da cópia de um pedido antigo. Esta opção é bastante útil se o número de usuários e valor de recarga não se modifica mensalmente.

4.   Em caso de pedidos por digitação, informe a matrícula e o valor de carga de cada usuário. É possível incluir até 20 usuários no mesmo pedido. Clique no botão “Continuar”;

5.   Confira os dados de seu pedido: quantidade de recargas solicitadas e o valor total das recargas. Se todos os dados estiverem corretos clique na opção “Fechar Pedido” e a partir desse momento o sistema não permitirá alterações neste pedido.

6.   Escolha a forma de pagamento do seu pedido:

a.  Boleto Bancário: Pagável em qualquer banco no prazo máximo de 15 dias.

b.  Bolsa de crédito: Créditos em reais previamente adquiridos pelo comprador. Para mais detalhes veja a seção XXX;

7.   Após a confirmação do pagamento, as recargas serão liberadas em até 3 dias úteis e poderão ser efetuadas nas três empresas de transporte mais utilizadas pelo usuário.

 

2.5       Desativando Usuários

 

Para desativar o usuário e desassociar o seu cartão, proceda da seguinte forma:

 

1.   Acesse o sistema utilizando seu Login e senha;

2.   Selecione o item: Menu principal > Usuários > Pesquisar

3.   Informe nome ou matrícula do usuário e realize a pesquisa;

4.   Na lista de usuários pesquisados, identifique o usuário e seleciona a opção “Alterar”;

5.   Na tela de dados dos usuários, modifique o campo “Novo Status” para “Inativo”;

6.   Informe o Motivo do afastamento;

7.   Clique no botão “Gravar”;

8.   O cartão será desassociado do usuário e:

a.  Se o cartão for do tipo “Personalizado Usuário” o cartão estará disponível ao usuário e pode ser ativado em um novo comprador. Logo o usuário pode levar este cartão para outra empresa e reutilizá-lo;

b.  Se o cartão for tipo “Personalizado Empresa” o cartão estará disponível para uso nesse comprador e poderá ser associado a outro usuário do mesmo comprador. O usuário deverá devolver este cartão à empresa/comprador.

 

2.6           Cancelamento de cartões

 

Para cancelar cartões associados a um usuário devido à perda, roubo, quebra ou avaria, proceda da seguinte forma:

 

1.   Acesse o sistema utilizando seu Login e senha;

2.   Selecione o item: Menu principal > Cartões > Cancelar

3.   Informe o número dos cartões a serem cancelados e o motivo do cancelamento, e clique em “continuar”. É possível cancelar até 10 cartões num mesmo pedido.

4.   Confira os dados do pedido de cancelamento, se todos os dados estão corretos clique na opção “Efetuar Pagamento” e a partir desse momento os cartões estarão cancelados e não será possível alterar o pedido ou desfazer o cancelamento.

5.   Imprima o boleto de cancelamento de cartões e efetue o pagamento em qualquer agência bancária.

6.   Caso o boleto não seja pago em até 45 dias não será possível cancelar novos cartões futuramente;

7.   Os créditos dos cartões cancelados estarão disponíveis na bolsa de crédito dos usuários em até 4 dias;

 

2.7       Segunda via de cartões

 

Para solicitar uma nova via de um cartão cancelado, proceda da seguinte forma:

 

1.       Acesse o sistema utilizando seu Login e senha;

2.       Selecione o item: Menu principal > Pedidos > Novo Pedido de VT

3.       Escolha a opção Solicitar Nova Via de cartão: O sistema automaticamente identifica e exibe uma lista com os usuários que estão com cartão cancelado e necessitam de uma nova via de cartão.

4.       Selecione os usuários a serem incluídos no pedido;

5.       Escolha o tipo de cartão a ser solicitado para cada usuário;

6.       É possível fazer um pedido de nova via sem solicitar uma nova carga para este novo cartão, portanto não é necessário informar um valor de carga;

7.       Escolha forma de entrega dos cartões que estão sendo solicitados:

a.  Entrega em Lojas Riocard: Os cartões podem ser entregues nas lojas Riocard sem custo adicional. Selecione a cidade e a agência mais próxima de você e clique na opção “Escolher” e depois no botão “Continuar”;

b.  Entrega em domicilio: Os cartões podem ser entregues em um endereço cadastrado, mediante o pagamento da taxa de entrega. Selecione o endereço de entrega desejado, ou cadastre um novo e depois clique no botão “Continuar”;

8.       Confira os dados de seu pedido: quantidade de cartões solicitados e endereço de entrega. Se todos os dados estão corretos clique na opção “Fechar Pedido” e a partir desse momento o sistema não permitirá alterações neste pedido.

9.       Escolha a forma de pagamento do seu pedido:

a.  Boleto Bancário: Pagável em qualquer banco no prazo máximo de 15 dias.

b.  Bolsa de crédito: Créditos em reais previamente adquiridos pelo comprador. Para mais detalhes veja a seção XXX;

10.   Após o recebimento do pagamento do pedido, os cartões serão confeccionados e entregues em até 5 dias úteis após o pagamento do boleto, no endereço indicado ou na agência do Itaú escolhida para a retirada. Assine o Recibo de Entrega e receba seus cartões, em embalagem lacrada, para sua total segurança.

11.   Após o recebimento dos cartões realize o desbloqueio dos cartões através do site:

a.  Acesse o sistema utilizando seu Login e senha;

b.  Selecione o item: Menu principal > Cartões > Desbloquear

c.   Desbloqueie todos os cartões recebidos;

12.   Para recarregar o novo cartão com o seu saldo anterior, você pode criar um novo pedido por “Transferência de Crédito” (veja a seção) ou alternativamente se dirigir a uma Loja RioCard

 

2.8       Pedido de Transferência de Crédito

 

Após o recebimento de uma nova via de cartão é necessário criar um pedido de “Transferência de Crédito” para carregar o cartão com saldo anterior ao cancelamento. Siga os seguintes passos:

 

1.   Acesse o sistema utilizando seu Login e senha;

2.   Selecione o item: Menu principal > Pedidos > Novo Pedido de VT

3.   Escolha o método de entrada de dados:

a.  Transferência de crédito: O sistema automaticamente identifica e exibe uma lista com os usuários estão saldo positivo na bolsa de crédito do usuário;

4.   Selecione os usuários desejados e clique em “continuar”;

5.   O pedido será gerado e não haverá necessidade de pagamento, uma vez que os créditos da bolsa dos usuários já foram pagos anteriormente;

6.   As cargas serão liberadas em até 2 dias e poderão ser efetuadas nas três empresas de transporte mais utilizadas pelo usuário.

 

2.9       Registrando um Vale-Transporte Rápido

 

Os cartões Vale-Transporte Rápido devem ser registrados do primeiro dia útil até o terceiro dia útil após a compra.

 

1.   Acesse o sistema utilizando seu Login e senha;

2.   Selecione o item: Menu principal > Cartões > Registrar Vale-Rápido

3.   Não é necessário informar o número da guia de compra no momento do cadastramento, o sistema identifica automaticamente à qual guia de compra pertence o cartão

4.   O sistema informa ao comprador o número de Vales Rápidos ainda não registrados;

5.   Informe o número do cartão e o número do chip (veja abaixo como identificar essas informações no seu cartão Vale-Rápido), e clique em “Registrar Selecionados”;

6.   Os cartões registrados e ativos para o comprador podem ser consultados no site através da opção: Menu principal > Cartões > Consultar Vale-Rápido;

7.   As guias de compra também pode ser consultadas através da opção: Menu principal > Cartões > Consultar Guias de Compra.

 

 

 

 

2.10   Cancelando um Vale-Transporte Rápido

 

Os cartões Vale-Transporte Rápido que já foram registrados podem ser cancelados através do site em caso de perda, roubo, quebra ou avaria.

 

1.   Acesse o sistema utilizando seu Login e senha;

2.   Selecione o item: Menu principal > Cartões > Cancelar

3.   Informe o número dos cartões e o motivo do cancelamento; Clique em “continuar”;

4.   Confira os dados do seu pedido, se tudo estiver correto clique em “Finalizar Pedido Zerado”;

5.   Não há cobrança de taxa de cancelamento para cartões Vale-Transporte Rápido;

6.   Os créditos existentes no cartão cancelado estarão disponíveis na bolsa de crédito do comprador em até 4 dias; Estes créditos somente poderão ser usados para cargas em cartões do tipo Vale-Transporte Convencional;

 

2.11   Solicitando Seguro Riocard

 

Para comodidade do comprador é possível criar um pedido de Seguro a partir de um pedido de VT, que irá conter os mesmo usuários do pedido de VT.

Também é possível criar o pedido de Seguro separadamente, informando as matrículas dos usuários que serão segurados.

Somente compradores Pessoa Jurídica podem solicitar Seguros para seus usuários.

2.11.1  Solicitando Seguro junto com pedido de Recarga de VT

 

1.       Acesse o sistema utilizando seu Login e senha;

2.       Selecione o item: Menu principal > Pedidos > Novo Pedido de VT;

3.       Escolha o tipo de seguro e aceite os termos do Seguro RioCard;

4.       Escolha o método de entrada de dados: pedidos criados por importação ou de inserção de créditos na bolsa de crédito não permitem a solicitação de seguro em conjunto com a de VT;

5.       Informe as matrículas e o valor de carga de cada usuário de VT;

6.       Confira os dados de seu pedido de VT: quantidade de cargas solicitadas e o valor total de cargas. Se todos os dados estão corretos clique na opção “Fechar Pedido” e a partir desse momento o sistema não permitirá alterações neste pedido.

7.       O sistema irá criar automaticamente um pedido de seguro para os usuários de vale-transporte que estão solicitando cargas:

a.  O sistema irá exibir um resumo com o número de segurados, valor do seguro e valor total do pedido de seguro;

b.  Caso algum usuário não possua em seu cadastro o número do CPF, data de nascimento e sexo, o sistema irá solicitar que estas informações sejam preenchidas para a solicitação do seguro;

8.       Confira os dados de seu pedido de seguro e clique em “Continuar”;

13.   Escolha a forma de pagamento do seu pedido de seguro: Boleto Bancário ou Bolsa de crédito.

14.   Imprima seu boleto de seguro que pode ser pago em qualquer agência bancária até a data do vencimento

15.   Imprimir seu Boleto de VT (se a forma de pagamento escolhida tiver sido Boleto);

16.   Caso necessite imprimir novamente o boleto de Seguro, selecione o item: Menu principal > Pedidos > Gerenciar Pedidos de Seguro, clique na opção pagar, e imprima novamente seu boleto;

 

2.11.2  Solicitando Seguro

 

1.       Acesse o sistema utilizando seu Login e senha;

2.       Selecione o item: Menu principal > Pedidos > Novo Pedido de Seguro;

3.       Escolha o tipo de seguro e aceite os termos do Seguro RioCard;

4.       Escolha o método de entrada de dados:

a.  Digitação: usado para criar pedidos que contenham poucos usuários, neste caso são digitados os dados da matrícula de cada usuário.

b.  Geração automática: opção que gera automaticamente um pedido a partir de um conjunto de usuários definido por meio de um filtro

c.   Copiar Pedido de Seguro: permite a criação de um novo pedido através da cópia de um pedido de seguro antigo. Esta opção é bastante útil se o número de usuários não se modifica mensalmente.

d.  Copiar Pedido de VT: permite a criação de um novo pedido através da cópia de um pedido de VT anterior.

 

5.       Em caso de pedidos por digitação, informe a matrícula de cada usuário. É possível incluir até 20 usuários no mesmo pedido. Clique no botão “Continuar”;

a.  O sistema irá exibir um resumo com o número de segurados, valor do seguro e valor total do pedido de seguro;

b.  Caso algum usuário não possua em seu cadastro o número do CPF, data de nascimento e sexo, o sistema irá solicitar que estas informações sejam preenchidas para a solicitação do seguro;

6.       Confira os dados de seu pedido: quantidade de segurados e o valor do seguro. Se todos os dados estão corretos clique na opção “Fechar Pedido” e a partir desse momento o sistema não permitirá alterações neste pedido.

7.       Imprima seu boleto de seguro, que pode ser pago em qualquer agência bancária até a data do vencimento;

8.       Caso necessite imprimir novamente o boleto de seguro, selecione o item: Menu principal > Pedidos > Gerenciar Pedidos de Seguro, clique na opção pagar, e imprima novamente seu boleto;

9.       Para detalhes sobre a vigência do seguro contratado veja informações sobre Seguros Riocard no portal do Vale-Transporte;

 

2.12   Consultando Certificado de Seguro

 

Para comodidade do comprador e dos usuários segurados pelo Seguro RioCard é possível realizar consultas na área pública do portal do Vale-Transporte assim como impressão do Certificado do Seguro e realizar download de formulários de sinistros e procedimentos.

 

Para impressão de Certificado de Seguro:

 

1.   Acesse o Portal do Vale-Transporte;

2.   Selecione o item: Menu principal > Seguro > Certificado de Seguro;

3.   Informe o número do seu cartão, número do chip e CPF e clique em “Enviar”

4.   O sistema irá gerar o Certificado de Seguro que contém informações sobre o seguro contratado;

 

Para acesso aos formulários de sinistro e procedimentos:

 

1.   Acesse o Portal do Vale-Transporte;

2.   Selecione o item: Menu principal > Seguro > Formulários de sinistro e procedimentos;

3.   Informe o número do seu cartão, número do chip e CPF e clique em “Enviar”

4.   O sistema irá liberar acesso aos documentos relativos a Formulários de sinistro e procedimentos do Seguro RioCard;

 

Versão 2.97.8