RioCard - Vale Transporte

Área do Comprador

Ajuda



3.5       Cartões

 

3.5.1     Consultas

 

3.5.1.1    Consultando informações dos cartões

 

O sistema permite ao comprador consultar os dados dos cartões registrados (Vale - Rápido), cartões disponíveis (desassociados e do tipo Portador, Empresa ou Empresa/Usuário) e cartões que estão associados aos usuários. Para acessar esta funcionalidade vá na opção: menu principal > Cartões > Consultar.

 

É possível consultar informações pelo número do cartão, caso o comprador não saiba o número do cartão é possível encontrar número do cartão pesquisando pelo nome ou CPF do usuário que está associado, clique no botão pesquisar para habilitar a pesquisa por nome ou CPF.

Informe o número do cartão, contendo apenas números, e clique em consultar.

Caso o número do cartão seja inválido ou não seja deste comprador o sistema irá informar: Nenhum cartão encontrado.

 

A consulta irá mostrar os dados do cartão e dados do usuário associado ao cartão, além de exibir um histórico de associação deste cartão, conforme abaixo:

 

 

São exibidos as seguintes informações: número do chip do cartão, tipo de personalização do cartão, situação do usuário, status do cartão e as datas pertinentes ao cartão. Também são e exibidos alguns dados do usuário, como: Matrícula, CPF, nome e as datas pertinentes ao usuário, para mais detalhes sobre o usuário, clique no botão “Mostrar mais detalhes do usuário”.

 

Logo abaixo terá a opção “Visualizar Histórico” que mostrará todas as movimentações do cartão nos usuários por onde passou, detalhando: Data de recebimento, data de associação, data de desassociação, matrícula, nome e CPF.



3.5.2     Desbloquear

 

Esta opção possibilitará ao comprador efetuar o desbloqueio dos cartões/pedidos solicitados. Vale ressaltar que o comprador só deve fazer o desbloqueio dos cartões quando, efetivamente, estiver de posse dos cartões. Evitando transtornos caso o cartão seja utilizado de forma indevida, devido a problemas na entrega ou após a retirada do cartão no local escolhido.

Na opção desbloqueio o comprador terá opções diversas para desbloqueio de cartões no pedido:

 

-     Desbloqueio de todos os cartões de um pedido;

-     Desbloqueio de vários pedidos;

-     Desbloqueio de algum determinado cartão dentro de um pedido.

 

3.5.2.1    Desbloqueio de Cartões por Pedido

 

Para acessar esta funcionalidade vá ao “menu principal > Cartões > Desbloqueio”. O sistema irá exibir ao comprador o(s) pedido(s) para desbloqueio, informando: Número do pedido, data do pedido e quantidades de cartões. Ao lado destas opções o comprador poderá marcar o pedido, possibilitando que este seja desbloqueado completamente, ou clicar em “OK” para detalhar o pedido e desbloquear algum determinado cartão.

 

Marcando pedidos e desbloqueando:

 

O comprador poderá marcar cada pedido manualmente, quando houver, ou poderá clicar na opção “Selecionar Todos”. Neste caso o comprador irá desbloquear todos os cartões de todos os pedidos selecionados. Após a seleção dos pedidos basta clicar em “Desbloquear Selecionados” para proceder ao desbloqueio. Conforme tela abaixo:

 

 

Importante:

1 – Caso haja mais de uma pagina de pedidos, conforme tela acima, e o comprador for marcar a opção “Selecionar Todos”, os pedidos desbloqueados serão somente da página mostrada e não todas as páginas existentes de pedido.

2 – Se o comprador selecionar determinados pedidos e clicar em “OK” os pedidos marcados não serão desbloqueados. O desbloqueio somente acontece ao clicar em “Desbloquear Pedidos Selecionados”.

 

3.5.2.2    Desbloqueando Cartões individualmente

 

O sistema também possibilita o desbloqueio de apenas alguns cartões de um pedido. Para tal deve-se selecionar o pedido clicar no botão “OK” para que seja direcionado para o detalhamento dos cartões dentro do pedido.

 

Na tela de desbloqueio de cartões o comprador irá se deparar com informações mais completas referente ao pedido, como: Matrícula dos usuários, nome, CPF, número do cartão e o número de vias do cartão.

O comprador poderá marcar os cartões que deseja desbloquear selecionando-os e clicando em “Desbloquear Selecionados”. Segue exemplo abaixo:

 

Caso o comprador queira desbloquear um determinado cartão, o comprador poderá usar o formulário de pesquisa no topo da tela para buscar o funcionário através de nome ou matrícula. Ao informar os parâmetros de busca e clicar em pesquisar, abaixo irá mostrar apenas o funcionário buscado.

O comprador poderá marcar os funcionários desejados e clicar em “Desbloquear Selecionados”.

 

Importante:

Ao desbloquear determinados cartões dentro do pedido, a quantidade de cartões na tela principal de desbloqueio irá mudar, sendo subtraída a quantidade desbloqueada. Isso significa que, quando o comprador entrar na tela de desbloqueio, a quantidade informada será a quantidade de cartões solicitados no pedido e sim a quantidade de cartões restantes a desbloquear.

 

Caso o comprador queira retornar para a tela inicial de desbloqueio dos pedidos basta clicar em “Voltar para a listagem de pedidos”.

 

3.5.3     Cancelar

 

O comprador pode cancelar cartões através do sistema. O cancelamento deve ser realizado em casos de perda, roubo, Quebra ou Avaria. O saldo existente no cartão voltará para o comprador na forma de créditos na Bolsa de crédito do usuário, podendo ser carregado em um novo cartão posteriormente.

 

3.5.3.1    Inserindo dados para Cancelamento

 

Acesse o item “menu principal > Cartões > Cancelar > Novo Pedido de Cancelamento”.

Informe o número dos cartões manualmente, e escolha o motivo do cancelamento. Após a informar o número do cartão a ser cancelado, o sistema mostrará a matrícula e o nome completo do usuário, para que o comprador possa ter a garantia de estar cancelando o cartão do usuário correto. O sistema calculará automaticamente o valor da taxa de cancelamento.

 

Caso o comprador não saiba o número do cartão, ele poderá buscar pelo nome do usuário para saber qual o número do cartão, neste caso basta clicar no botão “buscar Por nome”. Será aberta uma área de pesquisa onde o comprador deverá preencher o nome do usuário (no mínimo 7 (Sete) caracteres) e clicar na seta ao lado. O sistema mostrará os vinte primeiro usuários com o nome buscado, caso necessário refine seu critério de busca e repita o processo. O comprador deve selecionar o usuário desejado e clicar no botão “ok” para que o campo do número do cartão seja preenchido automaticamente.

Segue exemplo abaixo:

 

Após informar todos os números de cartões a serem cancelados, o comprador deverá clicar em continuar para continuar com pagamento do pedido, somente após o pagamento do pedido é que os cartões estarão efetivamente cancelados.

 

Após informar todos os números de cartões a serem cancelados o comprador poderá alternativamente clicar em Salvar pedido para alterar depois, caso não deseje finalizar o pedido naquele momento. Neste caso o pedido será salvo e será gerado o número do pedido de cancelamento porém o cartão não será cancelado ainda. Após salvar o pedido o sistema irá levar o comprador ao Gerenciamento de Pedidos de Cancelamento, onde poderá visualizar os pedidos de cancelamento já efetuados pagos ou aguardando pagamento.

 

 

 

 

 

3.5.3.2    Pagamento

 

A tela de pagamento exibirá ao comprador o número do pedido de cancelamento, a quantidade de cartões a serem cancelados e o valor total dos cancelamentos. O comprador deverá conferir todas essas informações no pedido, caso ainda deseje alterar o pedido e excluir ou incluir novos cartões ao cancelamento basta clicar na opção “Alterar”.

Caso todas as informações estejam corretas o comprador deverá clicar em “Efetuar pagamento”. Neste momento o sistema solicita ao comprador a confirmação do cancelamento, pois a operação de cancelamento não pode ser desfeita.

 

 

Ao confirmar o cancelamento o comprador será levado a tela de impressão de Boleto de cancelamento. Para imprimir o boleto basta clicar no botão “Imprimir Boleto de Cancelamento”. O Boleto pode ser pago em qualquer agência bancária no prazo de até 45 dias. Caso seja necessário imprimir novamente o boleto acesse a opção Gerenciar Pedidos de Cancelamento, identifique o pedido e clique no botão “Boleto”.

 

Importante:

-     Todo cartão Vale-Transporte convencional cancelado terá seu valor e suas cargas pendentes, caso haja, estornado para a bolsa de crédito do usuário.

-     O mesmo procedimento serve para o cancelamento de cartão de Vale Transporte Rápido, porém não é cobrada taxa de cancelado.

-     O cartão de Vale-Transporte Rápido terá seu valor estornado para bolsa de crédito do comprador. E os créditos correspondentes só podem ser carregados num cartão Vale-Transporte Convencional.

 

3.5.3.3    Gerenciamento de Pedido de Cancelamento

 

Nesta tela o comprador poderá ver os pedidos de cancelamento realizados. A tela já exibe os últimos pedidos realizados no sistema. Para localizar um pedido específico é possível buscar o pedido pelo número.

 

 

Ou alternativamente buscar um conjunto de pedidos pela data de criação.

 

Nesta tela o comprador poderá ver o número do pedido, data de criação do pedido, valor e status. A partir desta tela também é possível executar algumas ações tais como: Alterar, Fechar, Excluir, ver Detalhes e imprimir boleto.

 

 

 

Importante:

As ações exibidas estarão disponíveis dependendo do status do pedido de cancelamento.

 

Status: Em Preparo

Ações Permitidas:

-     Alterar – Possibilita a alteração do pedido fazendo inclusão ou exclusão de cartões no mesmo.

-     Fechar – Realiza o fechamento do pedido e geração do boleto para pagamento.

-     Excluir – Exclui completamente o pedido do sistema.

 

Status: Aguardando Pagamento

Ações Permitidas:

-     Detalhes – Exibe informações do pedido como: Número do pedido, quantidade de cartões cancelados, data do cancelamento, valor a ser pago e a listagem de cartões cancelados juntamente com o nome dos usuários, o motivo de cada cancelamento e o valor de cada cartão cancelado.

-     Boleto – Direciona o comprador para impressão do boleto para pagamento do pedido de cancelamento.

 

Status: Pago

Ações Permitidas:

-     Detalhes Exibe informações do pedido como: Número do pedido, quantidade de cartões cancelados, data do cancelamento, valor a ser pago e a listagem de cartões cancelados juntamente com o nome dos usuários, o motivo de cada cancelamento e o valor de cada cartão cancelado.

 

Status: Pago com diferença

Ações Permitidas:

-     Detalhes – Exibe informações do pedido como: Número do pedido, quantidade de cartões cancelados, data do cancelamento, valor a ser pago e a listagem de cartões cancelados juntamente com o nome dos usuários, o motivo de cada cancelamento e o valor de cada cartão cancelado.

 

 

3.5.4     Registrar Vale-Rápido

 

Neste capítulo o comprador irá se orientar em como fazer os registros de cartões de Vale Transporte Rápido adquiridos nas agências do Itaú ou Postos de Atendimento RioCard, no valor de R$ 80,00 ou de R$ 40,00.

 

 

3.5.4.1    Registrando Cartões

 

O comprador ao entrar nesta tela será informado da quantidade de cartões ainda não registrados no sistema. Esta quantidade informada é referente às guias compradas anteriormente pelo comprador. Para registrar os cartões Vale-Rápido não é necessário o número da guia. Sendo assim o comprador poderá registrar os números de cartões sem a necessidade de associá-los ao número da guia de compra, o sistema se encarregará de encaixar os cartões em cada guia automaticamente.

O Prazo para registro de cartões Vale-Transporte Rápido são de 5 dias úteis a partir da primeira utilização.

 

O sistema irá mostrar a quantidade total de cartões, podendo eles ser de R$ 80,00 ou de R$ 40,00.

Por exemplo: O cliente faz a compra de 20 cartões de Vale Transporte Rápido, sendo eles 10 de R$ 80,00 e 10 de R$ 40,00. O sistema irá mostrar que o comprador possui 20 cartões ainda não registrados no sistema, conforme abaixo:

 

 

A medida que o comprador for inserindo os cartões no sistema, ao chegar a quantidade de 10 cartões de R$ 80,00, por exemplo, se o comprador tentar registrar o 11º cartão de R$ 80,00, o sistema mostrará: Cartão sem guia compatível para registro.

O sistema colocará os 10 cartões cadastrados de R$ 80,00 automaticamente na respectiva guia, deixando aberta apenas a guia referente aos cartões de R$ 40,00.

A tela de registro mostrará no máximo 20 campos para inserção de cartões. Caso o comprador tenha uma quantidade superior a 20 cartões, deverá fazer a operação quantas vezes forem necessárias, caso o comprador tenha quantidade de cartões inferior a 20 o sistema mostrará quantidade de campos referente a quantidade de cartões à registrar.

 

Para fazer o registro dos cartões o comprador deverá inserir o número dos cartões juntamente com o número do CHIP de cada cartão. Os números se encontram no verso de cada cartão. A numeração do cartão na parte central e o número do CHIP no canto inferior direito, conforme mostrado na imagem abaixo:

 

 

No momento da inserção dos cartões a caixa de seleção automaticamente será marcada. Ao inserir todos os cartões o comprador deverá clicar em “Registrar Selecionados”. O sistema irá mostrar a informação: Vale - Rápido Registrado.

O sistema, ao serem registrados os cartões, irá mostrar novo saldo de cartões não registrados. Caso o comprador digite um cartão inválido o sistema mostrará a condição do cartão conforme tela abaixo:

 

Outros tipos de mensagem poderão ser exibidos. Como por exemplo: “Cartão inativo” e “Cartão pertence a outro comprador”.

 

No caso de cartão Inativo o comprador deverá verificar se o cartão realmente foi cancelado em um momento anterior fazendo a consulta do cartão, o sistema informando que o cartão está inexistente o comprador deverá verificar a numeração do cartão e do CHIP e em casos de cartão pertencente a outro comprador deverá ser feito contato com o Central de Relacionamento RioCard para verificar a informação.

 

3.5.5     Consultar Vale-Rápido

 

O sistema permite a consulta dos cartões Vale-Rápido Registrados pelo comprador. Para tal informe a Data de Registro inicial e a data de registro final.

O sistema exibe o número do cartão e a data em que o mesmo foi registrado pelo comprador.

 

 

 

3.5.6     Consultar Guias de Compra

 

O sistema permite a consulta de guias de compra nas quais o comprador realizou a compra de cartões Vale-Transporte Rápido. Para tal informe a Data de compra clique me “Pesquisar”.

O sistema exibe na lista de guias, a data de compra, a agência onde foi realizada a compra, o número da guia, o total de cartões comprados, o valor total da guia e a quantidade de cartões já registrada em cada guia.

 

 

3.6       Pedidos

 

O objetivo dessa unidade é apresentar todas as maneiras de realizar e gerenciar pedidos de créditos, solicitação de primeiro cartão ou segunda via, transferência de bolsa de crédito para o comprador e usuário.

 

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