RioCard - Vale Transporte

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3.6       Pedidos

 

O objetivo deste capítulo é apresentar todas as maneiras de realizar e gerenciar pedidos de créditos, solicitação de primeiro cartão ou segunda via, pedidos de Seguro RioCard.

 

3.6.1     Novo pedido de VT

 

Esse capítulo aborda as etapas necessárias para realizar um novo pedido. Existem várias formas de se fazer um novo pedido, de acordo com o perfil de comprador. Escolha a forma mais adequada ao seu perfil levando em consideração a quantidade de usuários e a regularidade de compra. Cada uma delas será apresentada em detalhes.

 

Para criar um novo pedido de VT, selecione a opção “Novo Pedido de VT” no menu “Pedidos”, na barra superior.

 

Um novo pedido é realizado em 4 etapas: Dados do Pedido, Dados de Entrega, Fechamento do Pedido e Pagamento.

Na guia “Dados do Pedido”, selecione uma das maneiras de informar os dados, clicando em uma das abas apresentadas: Digitação, Geração Automática, Importação de Arquivo, Inserir Créditos na Bolsa de Crédito, Transferência de Crédito, Solicitar Nova Via de Cartão e Copiar Pedido.

 

 

O valor da carga para cada usuário do pedido deverá respeitar o limite mínimo, uma tarifa modal, e o limite máximo atualmente fixado em R$ 2.000,00 (dois mil reais).

 

3.6.1.1   Digitação

 

Nesta opção é possível informar os dados do pedido por digitação, ou seja, informando as matrículas dos usuários e os respectivos valores de crédito, um a um. A quantidade de usuários por pedido é limitada em até 20 itens.

 

Importante: O sistema permite que seja feito pedido de segunda via com valor zerado, para isso basta colocar apenas a matrícula do usuário e não informar o valor.

 

Para cada matrícula informada, o sistema busca o usuário e apresenta seu nome ao lado do campo para conferência.

 

 

Caso seja informada uma matricula inexistente, o sistema apresentará a mensagem “Nenhum usuário encontrado.”

 

 

Existe ainda a possibilidade de localizar um usuário pelo nome, caso a matrícula seja desconhecida. Para isso, clique no botão “Buscar por nome”, e um quadro de pesquisa será apresentado como mostrado a seguir:

 

 

Informe um fragmento do nome do usuário com no mínimo 6 (seis) caracteres e clique no botão com a seta. Serão apresentados na lista ao lodo, os nomes que atendem ao filtro informado. Selecione o usuário e clique no botão “ok”.

 

Digite para cada usuário o valor correspondente ao crédito eletrônico desejado e o sistema vai apresentando o total do pedido à medida que os valores estão sendo informados.

Para avançar para a próxima fase do pedido clique no botão “Continuar”. Caso queira terminar o pedido depois, clique em “Salvar Pedido para Alterar Depois” e o pedido não será fechado, mas ficará disponível para posterior alteração através da funcionalidade de gerenciamento de pedidos.

 

 

 

 

 

 

3.6.1.2   Geração Automática

 

Através desta opção é possível gerar um pedido automaticamente, utilizando uma lista de usuários resultante de uma pesquisa realizada no cadastro de usuários filtrada pelos parâmetros informados.

 

 

Selecione o “Campo Para Pesquisa” e informe uma faixa para a pesquisa através desse campo. Por exemplo, uma pesquisa por matrícula, filtrando de 000001 até 999999, irá trazer todos os usuários com número de matrícula compreendido nessa faixa.

 

No campo “Status” escolha uma das opções: “Usuários que possuem cartão”, “Usuários com cartão solicitado”, “Todos”.

 

Por fim, informe se deseja preencher o valor da carga para cada usuário da lista, ou se o sistema deverá calcular e apresentar os valores como sugestão, nesse caso ainda será possível alterar os valores gerados pelo sistema antes de prosseguir.

 

Para preencher cada valor de carga, selecione a opção “Digitar Valor”, para usar os valores calculados pelo sistema, selecione a opção “Usar Valor de Uso Diário”, nesse caso deverá ser preenchido o campo “Dias úteis” com a quantidade de dias que será usada para fazer a multiplicação pelo valor diário do cadastro de cada usuário para gerar o valor da carga.

 

Clique no botão “Pesquisar” para montar a lista de usuários.

 

 

Quando a opção “Usar Valor de Uso Diário” é selecionada a lista apresentada traz uma coluna de dias úteis, uma coluna de valor de uso diário e uma coluna de valor da carga. Nesse caso os campos de valor da carga ficam travados, não permitindo edição, pois seu valor é calculado automaticamente pelo sistema caso sejam alterados os valores das colunas dias úteis ou valor de uso diário.

 

Se a opção “Digitar Valor” for selecionada as colunas dias úteis e valor de uso diário não são apresentadas, apenas a coluna valor da carga. Nesse caso os campos de valor da carga ficam disponíveis para edição direta.

 

Importante: Alterar o valor de uso diário no pedido não modifica essa informação no cadastro do usuário, só reflete no atual pedido. Para mudar o valor de uso diário definitivamente, acesse o cadastro do usuário.

 

3.6.1.3    Importação de Pedidos

 

Através desta opção é possível gerar um pedido automaticamente, a partir da importação de um arquivo texto com as informações dos usuários, cartões e cargas. É uma função especialmente útil para pedidos muito grandes, pois o arquivo pode ser gerado automaticamente pelo sistema de folha de pagamento da empresa.

 

 

Clique em procurar e informe a localização do arquivo de texto em seu computador. Este arquivo deverá conter os dados do pedido a ser gerado conforme definido no leiaute de importação (atualmente versão 03.01). O sistema processará o arquivo, e posteriormente o pedido ficará disponível.

 

Importante: A importação do arquivo coloca o arquivo em uma fila de processamento, nem sempre seu processamento será imediato. O pedido ficará com status de aguardando processamento até que seja processado. O comprador poderá acompanhar o status do pedido através da funcionalidade Gerenciamento de pedido de VT.

 

Depois de importado e processado, é possível realizar alterações no pedido caso haja necessidade. Esta manutenção só será possível enquanto o pedido estiver com status de “em preparo”, caso não tenha manutenção para ser feita o comprador deverá clicar em “fechar”. Depois de ser fechado, o pedido não mais poderá ser alterado, e apenas as opções de visualização, detalhamento do pedido, pagamento ou cópia estarão disponíveis.

 

3.6.1.4    Transferência de Crédito

 

Através desta opção é possível gerar um pedido utilizando as bolsas de crédito dos usuários que tiveram seus cartões cancelados.

 

 

O sistema apresenta uma lista com todos os usuários que tiveram seus cartões cancelados e, portanto, possuem bolsa de crédito de usuário. Caso não existam usuários nessas condições, o sistema apresenta a mensagem “Nenhum registro encontrado”, pois não existem usuários com bolsa de crédito para efetuar transferência.

 

 

Através da lista será possível visualizar todos os usuários que possuem bolsa de crédito disponível, basta clicar na coluna selecionar, marcando os usuários desejados para incluir no pedido. À medida que os usuários vão sendo marcados, o sistema vai atualizando e apresentando o valor total do pedido.

 

 

Caso a lista de usuários com bolsa de crédito seja muito extensa, use o filtro para facilitar a localização dos usuários desejados. Informe o campo para pesquisa e o valor, e depois clique no botão “Filtrar”.

 

 

Depois de ter os usuários selecionados, clique no botão “Continuar” para prosseguir com os passos da criação do pedido.

 

3.6.1.5    Solicitação de Nova Via 

 

Utilize essa opção para gerar um pedido, solicitando uma segunda via de cartão para os usuários com cartões que foram cancelados.

O sistema automaticamente apresenta os usuários que estejam nessas condições. Caso a lista de usuários seja muito extensa, utilize o filtro para facilitar a localização. Para isso, selecione o “Campo para Pesquisa”, digite o valor a localizar e clique no botão “Filtrar”.

 

O pedido poderá conter diversos cartões, para isso, basta definir para cada usuário desejado o “Tipo de Cartão” para a nova via a ser solicitada, o “Valor da Carga” para o novo cartão e marcar o campo “Selecionar”.

O sistema permite que a nova via seja solicitada com ou sem valor. Se o pedido contiver valores de cargas, é possível programar a liberação dos créditos para uma data específica.

 

Após selecionar os usuários desejados, basta clicar no botão “Continuar”.

 

3.6.1.6    Cópia de Pedido

 

Esta opção permite gerar um novo pedido, copiando os dados de um pedido já existente. Essa funcionalidade é especialmente útil pra compradores que realizam pedidos muito parecidos a cada compra. Depois de gerar o novo pedido à partir da cópia, é possível alterar os dados antes de fechá-lo.

 

 

O sistema automaticamente apresenta todos os pedidos dos últimos 90 dias, os pedidos mais antigos não são apresentados na lista.

 

 

Caso a lista de pedidos seja muito extensa, é possível filtrá-la para facilitar a localização do pedido desejado. Para filtrar, selecione um status para o pedido (o padrão é mostrar Todos), depois selecione um “Campo para Pesquisa” (pode ser o número ou a data do pedido), preencha com o valor a ser localizado e clique no botão “Filtrar”.

 

 

Apesar de o sistema não apresentar pedidos com mais de 90 dias, ainda assim esses podem ser utilizados para cópia, através de uma consulta específica para pedidos com mais de 90 dias. Para consultar esses pedidos antigos, utilize a consulta da direta, informando o número do pedido desejado e clicando no botão “Consultar”.

 

 

Para copiar um pedido, basta clicar no botão “Copiar” do registro desejado. Será gerado um novo pedido, com um novo número e data, mas contendo os mesmos cartões e valores solicitados no pedido original.

 

O sistema apresentará os dados do pedido gerado para conferência, oferecendo as opções de “Copiar outro pedido” ou “Continuar” para avançar para a próxima etapa do processo.

 

 

O sistema permite ainda que os dados do pedido gerado por cópia sejam alterados antes de prosseguir. Para isso, clique na opção “Alterar” e a tela de alteração dos dados do pedido será apresentada, conforme mostrado a seguir:

 

 

Através desta tela é possível incluir novos usuários, alterar o valor da carga ou excluir usuários que já estão no pedido.

 

3.6.1.7    Entrega

 

O segundo passo no processo de geração de um novo pedido é a escolha da forma de entrega.

 

Quando pelo menos um usuário do pedido estiver sem cartão associado e marcado para solicitar cartão, o pedido terá entrega e nesses casos uma forma de entrega deverá ser escolhida. Quando o pedido não contempla solicitação de novos cartões o sistema apresenta a tela de entrega apenas com os dados do pedido para conferência e informa a mensagem “Não há solicitação de emissão de cartões para este pedido”, conforme mostrado a seguir:

 

 

Quando o pedido possui cartões a serem entregues, logo abaixo das informações para conferência, será solicitado que seja selecionada uma forma de entrega. Existem duas formas de entrega: domiciliar ou em agência bancária.

 

 

Se a opção “Retirar em uma agência do Itaú” for selecionada, o sistema irá solicitar que seja escolhida uma agência, filtrando primeiramente por cidade. Escolha uma cidade, uma agência dessa cidade e em seguida clique no botão “Escolher”.

 

O sistema apresentará a agência escolhida e disponibilizará um botão “Alterar Agência de Entrega”, para permitir alteração, caso necessária.

 

 

Caso a opção “Entrega domiciliar” seja selecionada, o sistema irá adicionar ao valor do pedido a taxa de entrega domiciliar e apresentará a tela de escolha de endereço de entrega. O sistema permite que o comprador mantenha uma lista gravada com seus endereços de entrega favoritos. É apresentada a lista de endereços disponíveis e o endereço selecionado. Inicialmente, o único endereço da lista é o próprio endereço cadastral do comprador, como mostrado a seguir:

 

 

Para cadastrar novos endereços de entrega em sua lista de favoritos, clique no botão “Cadastre um novo endereço de entrega” e um formulário de cadastro de endereço será apresentado.

 

 

Cada endereço de sua lista deve ter uma descrição para identificação. Preencha os campos do endereço e clique no botão “Salvar”. Se preferir, digite apenas o CEP e clique no botão “Buscar endereço”, e o sistema irá completar os demais campos do endereço conforme o CEP fornecido. O novo endereço cadastrado será adicionado à sua lista de endereços de entrega favoritos e poderá ser selecionado como endereço de entrega para esse pedido ou pedidos posteriores.

 

 

Existe ainda a possibilidade de definir um endereço da lista de favoritos como sendo seu endereço padrão de entrega. Isso fará com que o sistema sempre utilize esse endereço padrão como sugestão para entrega de novos pedidos. Para definir um endereço da lista como sendo o endereço padrão, clique no link “(Definir como Padrão)”.

 

Ao final, depois de selecionar a forma de entrega, clique no botão “Continuar” para prosseguir com o processo de geração do novo pedido.

 

3.6.1.8    Fechamento

 

A próxima tela do processo é a tela de fechamento de pedido. O sistema apresenta os dados do pedido, da forma de entrega e os prazos calculados para liberação dos créditos conforme cada tipo de pedido. Ao final existe um campo para informações adicionais a serem impressas na folha de rosto de seu pedido, caso seu pedido possua entrega. A descrição adicional foi desenvolvida para facilitar o reconhecimento do pedido, para isso basta que o comprador escreva o que desejar, este texto ficará à mostra no espelho do pedido para um melhor controle.

 

Confira os dados e clique no botão “Fechar”.

 

 

Importante: Após fechar seu pedido, os dados do pedido (usuários, valores de carga, solicitação de cartões) e a forma de entrega não poderão mais ser alterados.

 

Em seguida será apresentada a tela de pagamento que será explicada em detalhes na seqüencia. Opcionalmente, é possível sair do processo agora e não pagar o pedido, o mesmo poderá ser acessado a qualquer momento no gerenciamento de pedidos, onde o mesmo poderá ser pago ou consultado, mas nesse caso, não mais poderá ser alterado, pois já foi fechado.

 

3.6.1.9    Pagamento

 

Na tela de pagamento, o sistema apresenta uma mensagem informando que o pedido está fechado e com status de aguardando pagamento. Além disso apresenta um resumo dos dados do pedido para a última conferência antes do pagamento.

 

 

Logo abaixo o sistema apresenta as formas de pagamento que o comprador poderá usar para efetuar o pagamento desse pedido.

 

Existem várias formas de pagamento, sendo que elas estarão disponíveis de acordo com o perfil do comprador.

 

O pagamento com bolsa de crédito do comprador só estará disponível quando houver saldo na bolsa. Para os casos de usuário administrador, quando este possuir autorização com perfil Master o pagamento com bolsa estará disponível, caso contrário, o sistema apresentará o saldo, mas avisará com uma mensagem informando que o usuário não possui permissão para utilizar a bolsa de crédito do comprador. Quando o valor da bolsa de crédito for maior do que o valor do pedido, o pedido será pago integralmente com bolsa de crédito, e esta ficará com o saldo subtraído do valor do boleto. Quando o valor da bolsa de crédito for inferior ao valor do pedido, o comprador poderá efetuar um pagamento parcial com bolsa de crédito e completar o restante do valor com um boleto que será gerado com a diferença entre o pagamento, conforme mostra a figura a seguir:

 

 

 

 

Note que no quadro à direita da tela o sistema apresenta um resumo das formas de pagamento selecionadas. Após escolher a forma de pagamento, clique no botão “Pagar Pedido” para proceder ao pagamento.

 

O sistema apresentará a próxima tela de acordo com a forma de pagamento escolhida. No caso de boleto bancário, será apresentado o boleto para impressão, conforme mostrado a seguir:

 

 

 

 

 

 

 

 

Clique no botão “Imprimir Boleto Bancário” para visualizar e imprimir o boleto para pagamento no banco.

 

 

No caso de pagamento integral com bolsa de crédito, o pedido será quitado imediatamente e ficará com status pago.

 

 

 

 

 

3.6.2     Gerenciar pedidos VT

 

Esta opção permite a pesquisa de pedidos já criados anteriormente. Ao localizar um pedido é possível efetuar alteração, exclusão, pagamento, fechamento entre outras ações.

 

 

 

 

 

3.6.2.1    Pesquisa


Ao entrar na opção "Gerenciar Pedidos de VT", o sistema apresenta uma lista de pedidos realizados nos últimos 90 dias, independente do status do pedido.


Para localizar pedidos em algum status específico ou caso a lista de pedidos seja muito extensa, é possível filtrá-la para facilitar a localização do pedido desejado. O sistema permite filtrar por status ou também por Data ou número do pedido (Campo para a pesquisa).


Para filtrar por status, selecione um status para o pedido (o padrão é mostrar Todos), e depois clique no botão "Filtrar".


Para filtrar por número de pedido ou data, escolha a opção Campo para pesquisa, e depois preencha com o valor a ser localizado e clique no botão "Filtrar".



Estas pesquisas filtram pedidos criados há menos de 90 dias.
Para localizar pedidos com mais de 90 dias, utilize a consulta da direta, informando o número do pedido desejado e clicando no botão "Consultar".



Ao realizar a pesquisa o sistema irá exibir uma lista de pedidos, contendo o número do pedido, a Data de última alteração, o Valor total da carga, status e as ações permitidas para o pedido.



O detalhamento das ações permitidas para cada pedido será apresentado a seguir.


 

 

 

 

3.6.2.2    Detalhes


A partir da lista de pedidos, é possível visualizar detalhes de um pedido. Para detalhar o pedido, basta clicar no botão "Detalhes" a partir da lista de pedidos, conforme a figura a seguir:


Importante: A opção "Detalhes" não está disponível para pedidos com status "Em preparo".



Ao clicar na opção Imprimir o sistema exibe todas as informações do pedido, inclusive a lista de usuários e valores de carga.



Caso a lista de usuários seja muito grande, é possível utilizar uma pesquisa para localizar um usuário deste pedido, para tal, informe o nome e clique em "Filtrar".


 

 

 

 

 

3.6.2.3    Fechar


A partir da lista de pedidos, é possível Fechar um pedido. Após o fechamento de um pedido, não é possível alterá-lo. Para inciar o fechamento do pedido, basta clicar no botão "Fechar" a partir da lista de pedidos, conforme a figura a seguir:



O sistema retorna ao assistente de criação de pedidos, no passo 2 - Entrega, para definição de dados de entrega (caso o pedido possua emissão de cartões).



Para continuar com o processo de fechamento do pedido, clique na opção "Continuar".


Para mais informações sobre o fechamento do pedido, consulte a seção 3.6.1.9


 

 

 

 

 

3.6.2.4    Excluir


A partir da lista de pedidos, é possível Excluir um pedido. Para excluir o pedido, basta clicar no botão "Excluir" a partir da lista de pedidos, conforme a figura a seguir:


Importante: Apenas pedidos com status "Em preparo" podem ser excluídos.



O sistema irá solicitar a confirmação da exclusão, conforme a figura a seguir:



 

 

 

 

 

3.6.2.5    Imprimir


A partir da lista de pedidos, é possível Imprimir um pedido. Para imprimir o pedido, basta clicar no botão "Imprimir" a partir da lista de pedidos, conforme a figura a seguir:


Importante: A opção "Imprimir" sempre está disponível independente do status do pedido.



Ao clicar na opção Imprimir o sistema abre o relatório de resumo do pedido que contém informações do pedido, em uma nova janela (ou uma nova aba em alguns navegadores), conforme mostra a figura a seguir:



Automaticamente o sistema abre o a opção de impressão do navegador, conforme a seguir. Escolha as opções de impressão e clique em "Imprimir".



 

 

 

 

 

3.6.2.2    Alterar


A partir da lista de pedidos, é possível alterar um pedido, incluir novos usuários, alterar o valor de carga ou mesmo excluir um usuário do pedido. Para tal, basta clicar no botão "Alterar" conforme a figura a seguir:



A tela de alteração de pedido exibe dados do pedido, tal como total de cargas e cartões solicitados, valor do pedido, tarifa de entrega, etc.


A lista de usuários deste pedido exibe a matrícula, nome e CPF do usuário, número do cartão, e o valor da carga.



Caso a lista de usuários seja muito grande, é possível utilizar uma pesquisa para localizar um usuário deste pedido, para tal, informe o nome e clique em "Filtrar".



Para incluir um novo usuário no pedido, selecione a botão "Incluir usuário", o sistema irá exibir um campo para entrada de dados, conforme mostrado a seguir. Informe a matrícula do usuário, ou busque a matricula do usuário pelo nome. Informe o valor da carga, e clique no botão "Incluir".



Para alterar um valor de carga de um usuário deste pedido, marque o campo selecionar referente ao usuário, informe o valor da carga e clique no botão "Alterar Selecionados".



Para excluir um usuário do pedido, marque o campo selecionar referente ao usuário e clique no botão "Excluir Selecionados". O sistema irá solicitar a confirmação da exclusão do usuário, clique em "Confirmar" para proceder a exclusão. Caso o pedido contenha apenas um usuário, todo o pedido será excluído.



 

 

 

 

3.6.2.7    Pagar


A partir da lista de pedidos, é possível realizar o pagamento de um pedido. Para pagar o pedido, basta clicar no botão "Pagar" a partir da lista de pedidos, conforme a figura a seguir:


Importante: A opção "Pagar" está disponível apenas para pedidos com status "Aguardando Pagamento".



Ao clicar na opção Imprimir o sistema exibe um resumo das informações do pedido, e apresenta as formas de pagamento disponíveis. As formas de pagamento disponíveis variam de acordo com o perfil do comprador. A figura a seguir apresenta as duas formas de pagamentos possíveis para fins de exemplificação: Pagamento com Bolsa de crédito e Pagamento com Boleto Bancário.



Selecione a forma de pagamento desejada, e clique no botão "Pagar Pedido".
Para mais detalhes sobre pagamento de pedidos, consulte a seção 3.6.1.10


 

 

 

 

 

3.6.2.8    Copiar


A partir da lista de pedidos, é possível criar um novo pedido a partir da cópia de um pedido antigo. Para copiar o pedido, basta clicar no botão "Copiar" a partir da lista de pedidos, conforme a figura a seguir:


Importante: A opção "Copiar" está disponível apenas para pedidos com status "Aguardando Pagamento", "Pago", "Recarga liberada", "Aguardando liberação de carga", "Pago com diferença", "Cartões emitidos".



Ao clicar na opção Copiar o sistema solicita a confirmação da cópia do pedido, conforme a figura a seguir:



Ao confirmar a criação da cópia, o sistema exibe um resumo do novo pedido contendo o valor total de cargas e cartões solicitados, conforme a figura a seguir:



Para visualizar os usuários deste pedido, alterar valor de carga, incluir novos usuários ou mesmo excluir usuários do pedido, clique na opção "Alterar Pedido~.


 

 

 

 

 

3.6.2.9    Recibo


A partir da lista de pedidos, é possível ter acesso ao Recibo de entrega de cartões solicitados. Para ter acesso ao recibo basta escolher a opção "Recibo".


Importante: A opção "Recibo" está disponível apenas para pedidos com solicitação de cartões.



Ao clicar na opção Recibo o sistema exibe o recibo de entrega de cartões solicitados.



Para imprimir o Recibo, clique na opção "Imprimir" e o será gerada a versão de impressão do recibo, conforme mostra a figura a seguir:



 

 

 

 

3.6.3     Novo Pedido de Seguro


Esse capítulo aborda as etapas necessárias para realizar um novo pedido de seguro RioCard. Existem várias formas de se fazer um novo pedido de seguro, de acordo com o perfil de comprador. Escolha a forma mais adequada ao seu perfil levando em consideração a quantidade de usuários e a regularidade de compra. Cada uma delas será apresentada em detalhes.


As opções para criação de pedidos de seguros estão disponíveis apenas para Pessoas Jurídicas.


Para criar um novo pedido de VT, selecione a opção "Novo Pedido de Seguro" no menu "Pedidos", na barra superior. Ao selecionar esta opção o sistema irá solicitar que o comprador escolha o tipo de seguro a ser solicitado, marcar a opção "Li e aceito os termos acima descritos" e clicar no botão "Continuar".



Um novo pedido é realizado em 3 etapas: Dados do Pedido, Fechamento e Pagamento do Pedido.


Na guia "Dados do Pedido", selecione uma das maneiras de informar os dados, clicando em uma das abas apresentadas: Digitação, Geração Automática, Copiar Pedido de Seguro ou Copiar Pedido de VT.



 

 

 

 

 

3.6.3.1    Digitação


Nesta opção é possível informar os dados do pedido por digitação, ou seja, informando as matrículas dos usuários um a um. A quantidade de usuários por pedido é limitada em até 20 itens.


Para cada matrícula informada, o sistema busca o usuário e apresenta seu nome ao lado do campo para conferência.



Caso seja informada uma matricula inexistente, o sistema apresentará a mensagem "Nenhum usuário encontrado."



Existe ainda a possibilidade de localizar um usuário pelo nome, caso a matrícula seja desconhecida. Para isso, clique no botão "Buscar por nome", e um quadro de pesquisa será apresentado como mostrado a seguir:



Informe um fragmento do nome do usuário com no mínimo 6 (seis) caracteres e clique no botão com a seta. Serão apresentados na lista ao lodo, os nomes que atendem ao filtro informado. Selecione o usuário e clique no botão "ok".


Informe a matrícula de cada usuário que deseja seguro e o sistema vai apresenta o total do pedido à medida que os valores estão sendo informados.
Para avançar para a próxima fase do pedido clique no botão "Continuar". Caso queira terminar o pedido depois, clique em "Salvar Pedido para Alterar Depois" e o pedido não será fechado, mas ficará disponível para posterior alteração através da funcionalidade de gerenciamento de pedidos.



 

 

 

 

 

3.6.3.2    Geração Automática


Através desta opção é possível gerar um pedido automaticamente, utilizando uma lista de usuários resultante de uma pesquisa realizada no cadastro de usuários filtrada pelos parâmetros informados.



Selecione o "Campo Para Pesquisa" e informe uma faixa para a pesquisa através desse campo. Por exemplo, uma pesquisa por matrícula, filtrando de 000001 até 999999, irá trazer todos os usuários com número de matrícula compreendido nessa faixa. No campo "Status" escolha uma das opções: "Usuários que possuem cartão", "Usuários com cartão solicitado", "Todos".


Clique no botão "Pesquisar" para montar a lista de usuários.



Desmarque os usuários que se deseja excluir do seguro, clique na opção "Continuar" para iniciar a criação do pedido de seguro.


 

 

 

 

 

3.6.3.3    Cópia de Pedido de Seguro


Esta opção permite gerar um novo pedido de seguro, copiando os dados de um pedido de seguro já existente. Essa funcionalidade é especialmente útil pra compradores que realizam pedidos muito parecidos a cada compra. Depois de gerar o novo pedido à partir da cópia, é possível alterar os dados antes de fechá-lo.



O sistema automaticamente apresenta todos os pedidos dos últimos 90 dias, os pedidos mais antigos não são apresentados na lista.



Caso a lista de pedidos seja muito extensa, é possível filtrá-la para facilitar a localização do pedido desejado. Para filtrar, selecione um status para o pedido (o padrão é mostrar Todos), depois selecione um "Campo para Pesquisa" (pode ser o número ou a data do pedido), preencha com o valor a ser localizado e clique no botão "Filtrar".



Apesar de o sistema não apresentar pedidos com mais de 90 dias, ainda assim esses podem ser utilizados para cópia, através de uma consulta específica para pedidos com mais de 90 dias. Para consultar esses pedidos antigos, utilize a consulta da direta, informando o número do pedido desejado e clicando no botão "Consultar".



Para copiar um pedido, basta clicar no botão "Copiar" do registro desejado. Será gerado um novo pedido, com um novo número e data, contendo os mesmos usuários e valor de seguro do pedido original.


O sistema apresentará os dados do pedido gerado para conferência, oferecendo as opções de "Alterar Pedido" ou "Fechar" para avançar para a próxima etapa do processo.



O sistema permite que os dados do pedido gerado por cópia sejam alterados antes de prosseguir. Para isso, clique na opção "Alterar" e a tela de alteração dos dados do pedido será apresentada, conforme mostrado a seguir:



Através desta tela é possível incluir novos usuários, ou excluir usuários que já estão no pedido.


 

 

 

 

 

3.6.3.4    Cópia de Pedido de VT


Esta opção permite gerar um novo pedido de seguro, copiando os dados de um pedido de VT já existente. Essa funcionalidade é especialmente útil pra compradores que realizam pedidos muito parecidos a cada compra. Depois de gerar o novo pedido à partir da cópia, é possível alterar os dados antes de fechá-lo.



O sistema automaticamente apresenta todos os pedidos dos últimos 90 dias, os pedidos mais antigos não são apresentados na lista.



Caso a lista de pedidos seja muito extensa, é possível filtrá-la para facilitar a localização do pedido desejado. Para filtrar, selecione um status para o pedido (o padrão é mostrar Todos), depois selecione um "Campo para Pesquisa" (pode ser o número ou a data do pedido), preencha com o valor a ser localizado e clique no botão "Filtrar".



Apesar de o sistema não apresentar pedidos com mais de 90 dias, ainda assim esses podem ser utilizados para cópia, através de uma consulta específica para pedidos com mais de 90 dias. Para consultar esses pedidos antigos, utilize a consulta da direta, informando o número do pedido desejado e clicando no botão "Consultar".



Para copiar um pedido, basta clicar no botão "Copiar" do registro desejado. Será gerado um novo pedido, com um novo número e data, contendo os mesmos usuários e valor de seguro conforme o valor escolhido no início do processo.


O sistema apresentará os dados do pedido gerado para conferência, oferecendo as opções de "Alterar Pedido" ou "Fechar" para avançar para a próxima etapa do processo.



O sistema permite que os dados do pedido gerado por cópia sejam alterados antes de prosseguir. Para isso, clique na opção "Alterar" e a tela de alteração dos dados do pedido será apresentada, conforme mostrado a seguir:



Através desta tela é possível incluir novos usuários, ou excluir usuários que já estão no pedido.


 

 

 

 

 

3.6.3.5    Fechamento


A próxima tela do processo é a tela de fechamento de pedido. O sistema apresenta os dados do pedido, o tipo do seguro solicitado, a quantidade e valor, e o valor total do pedido.


Confira os dados e clique no botão "Fechar".



Importante: Após fechar seu pedido, os dados do pedido (usuários e valores) não poderão mais ser alterados.

Em seguida será apresentada a tela de pagamento que será explicada em detalhes na seqüencia. Opcionalmente, é possível sair do processo agora e não pagar o pedido, o mesmo poderá ser acessado a qualquer momento no gerenciamento de pedidos, onde o mesmo poderá ser pago ou consultado, mas nesse caso, não mais poderá ser alterado, pois já foi fechado.


 

 

 

 

 

3.6.3.5    Pagamento


Na tela de pagamento, o sistema apresenta uma mensagem informando que o pedido está fechado e com status de aguardando pagamento. Além disso apresenta a opção para gerar o boleto para impressão, conforme mostrado a seguir:



Clique no botão "Imprimir Boleto Bancário" para visualizar e imprimir o boleto para pagamento no banco.



 

 

 

 

 

3.6.4     Gerenciar pedidos de Seguro


Esta opção permite a pesquisa de pedidos de seguro já criados anteriormente. Ao localizar um pedido é possível efetuar alteração, exclusão, pagamento, fechamento entre outras ações.


3.6.4.1    Pesquisa


Ao entrar na opção "Gerenciar Pedidos de seguro", o sistema apresenta uma lista de pedidos realizados nos últimos 90 dias, independente do status do pedido.
Para localizar pedidos em algum status específico ou caso a lista de pedidos seja muito extensa, é possível filtrá-la para facilitar a localização do pedido desejado.
O sistema permite filtrar por status ou também por Data ou número do pedido (Campo para a pesquisa).
Para filtrar por status, selecione um status para o pedido (o padrão é mostrar Todos), e depois clique no botão "Filtrar".
Para filtrar por número de pedido ou data, escolha a opção Campo para pesquisa, e depois preencha com o valor a ser localizado e clique no botão "Filtrar".



Estas pesquisas filtram pedidos criados há menos de 90 dias.
Para localizar pedidos com mais de 90 dias, utilize a consulta da direta, informando o número do pedido desejado e clicando no botão "Consultar".



Ao realizar a pesquisa o sistema irá exibir uma lista de pedidos, contendo o número do pedido, a Data de última alteração, o Valor total, status e as ações permitidas para o pedido.



O detalhamento das ações permitidas para cada pedido será apresentado a seguir.


 

 

 

 

 

3.6.4.2    Alterar


A partir da lista de pedidos, é possível alterar um pedido, incluir novos usuários, alterar o valor de carga ou mesmo excluir um usuário do pedido. Para tal, basta clicar no botão "Alterar" conforme a figura a seguir:



A tela de alteração de pedido exibe dados do pedido, tal como total de seguros solicitados, valor do pedido, valor unitário do Seguro, etc.
A lista de usuários deste pedido exibe a matrícula, nome e CPF do usuário, número do cartão, e o valor da carga.



Caso a lista de usuários seja muito grande, é possível utilizar uma pesquisa para localizar um usuário deste pedido, para tal, informe o nome e clique em "Filtrar".



Para incluir um novo usuário no pedido, selecione a botão "Incluir usuário", o sistema irá exibir um campo para entrada de dados, conforme mostrado a seguir. Informe a matrícula do usuário, ou busque a matricula do usuário pelo nome. Informe o valor da carga, e clique no botão "Incluir".



Para alterar um valor de carga de um usuário deste pedido, marque o campo selecionar referente ao usuário, informe o valor da carga e clique no botão "Alterar Selecionados".



Para excluir um usuário do pedido, marque o campo selecionar referente ao usuário e clique no botão "Excluir Selecionados". O sistema irá solicitar a confirmação da exclusão do usuário, clique em "Confirmar" para proceder a exclusão. Caso o pedido contenha apenas um usuário, todo o pedido será excluído.



 

 

 

 

 

3.6.4.3    Detalhes


A partir da lista de pedidos, é possível visualizar detalhes de um pedido. Para detalhar o pedido, basta clicar no botão "Detalhes" a partir da lista de pedidos, conforme a figura a seguir:


Importante: A opção "Detalhes" não está disponível para pedidos com status "Em preparo".



Ao clicar na opção Imprimir o sistema exibe todas as informações do pedido, inclusive a lista de usuários e valores do seguro solicitado.



Caso a lista de usuários seja muito grande, é possível utilizar uma pesquisa para localizar um usuário deste pedido, para tal, informe o nome e clique em "Filtrar".


 

 

 

 

 

3.6.4.4    Fechar


A partir da lista de pedidos, é possível Fechar um pedido. Após o fechamento de um pedido, não é possível alterá-lo. Para inciar o fechamento do pedido, basta clicar no botão "Fechar" a partir da lista de pedidos, conforme a figura a seguir:



O sistema retorna ao assistente de criação de pedidos, no passo 2 - Entrega, para definição de dados de entrega (caso o pedido possua emissão de cartões).



Para continuar com o processo de fechamento do pedido, clique na opção "Continuar".
Para mais informações sobre o fechamento do pedido, consulte a seção 3.6.1.9.


 

 

 

 

 

3.6.4.5    Copiar


A partir da lista de pedidos, é possível criar um novo pedido de seguro a partir da cópia de um pedido antigo. Para copiar o pedido, basta clicar no botão "Copiar" a partir da lista de pedidos, conforme a figura a seguir:


Importante: A opção "Copiar" está disponível apenas para pedidos com status "Aguardando Pagamento" e "Pago".



Ao clicar na opção Copiar o sistema solicita a confirmação da cópia do pedido, conforme a figura a seguir:



Ao confirmar a criação da cópia, o sistema exibe um resumo do novo pedido contendo o valor total e quantidade de seguros solicitados, conforme a figura a seguir:



Para visualizar os usuários deste pedido, incluir novos usuários ou excluir usuários do pedido, clique na opção "Alterar Pedido".


 

 

 

 

 

3.6.4.6    Pagar


A partir da lista de pedidos, é possível realizar o pagamento de um pedido. Para pagar o pedido, basta clicar no botão "Pagar" a partir da lista de pedidos, conforme a figura a seguir:


Importante: A opção "Pagar" está disponível apenas para pedidos com status "Aguardando Pagamento".



Ao clicar na opção Imprimir o sistema exibe a tela de impressão de boleto bancário. Para imprimir o boleto clique no botão "Imprimir Boleto Bancário".



Para mais detalhes sobre pagamento de pedidos, consulte a seção 3.6.1.10


 

 

 

 

 

3.6.4.7    Excluir


A partir da lista de pedidos, é possível Excluir um pedido. Para excluir o pedido, basta clicar no botão "Excluir" a partir da lista de pedidos, conforme a figura a seguir:


Importante: Apenas pedidos com status "Em preparo" podem ser excluídos.



O sistema irá solicitar a confirmação da exclusão, conforme a figura a seguir:



 

 

 

 

 

 

Versão 2.100.7