RioCard Expresso


Expresso – cartão moedeiro*

Este cartão não está associado ao benefício do Vale-Transporte garantido pela Lei nº 7.418/85.

Este cartão vale R$ 1,00 – Você adquire por R$ 1,00 + créditos e, ao devolvê-lo, você será restituído de seu R$ 1,00. Você poderá devolvê-lo ao cobrador dos ônibus, lojas RioCard ou bilheterias do BRT. Adquirindo através deste site ou lojas RioCard e, no ato da compra se cadastrar, você não precisará pagar R$ 1,00 pois seu cartão será fornecido conforme nosso Termo de Comodato.

Pode ser usado em todos os transportes públicos do Estado do Rio de Janeiro, independente do valor da tarifa.
Este cartão é recarregável - não tem restrições de uso e tempo e pode ser utilizado para pagar várias passagens no mesmo veículo – quando estiver associado ao benefício tarifário do sistema Bilhete Único – observar as regras de integrações:

  • Bilhete Único RJ - Lei Estadual nº 5.628/2009
  • Bilhete Único Carioca - Lei Municipal nº 5.211/2010
  • Bilhete Único Niterói - Lei Municipal nº 2.851/2011

De acordo com o artigo 6º. Lei 5.628/2009, os portadores de Vale-Transporte Convencional e Cartão Expresso (incluindo as duas versões do cartão RioCard Jovem) também poderão usufruir do benefício tarifário do sistema Bilhete Único com seus cartões.

Neste site o cartão é adquirido com a primeira carga de no mínimo R$ 40,00 e as demais de no mínimo R$ 10,00. Clique aqui e veja outras formas de adquirir seu cartão Expresso.

O cartão com saldo insuficiente ou zerado poderá ser recarregado ou entregue nos ônibus, lojas RioCard e bilheterias do BRT valendo R$ 1,00.
Caso deseje inserir novos créditos, o usuário poderá recarregá-lo neste site, lojas RioCard e máquinas de autoatendimento distribuídas na rede de recarga;

Perda, Roubo ou Avaria:
Em caso de perda, roubo, quebra ou avaria do cartão, ele poderá ser cancelado – caso já esteja cadastrado no site;
A efetivação do cancelamento ocorrerá em até 48 horas;
Os créditos remanescentes poderão ser transferidos para a nova via – após a confirmação do pagamento da cobrança pelo cartão não devolvido, conforme Termo de Comodato.
Em caso de mau funcionamento, procure uma loja RioCard para análise técnica.
Por medida de segurança, o cartão que ficar mais de 120 dias sem uso, será bloqueado. Neste caso, procure uma loja RioCard para desbloquear seu cartão.

*Os cartões moedeiros são destinados à pessoa física e não têm restrição de uso ou tempo, caso o usuário deseje utilizá-los para pagamento de passagens que não estejam associadas aos benefícios das tarifas reduzidas.