Se seu cartão gratuidade não foi liberado pelo validador, foi por algum motivo.
Separamos os mais recorrentes para que você possa entender o que a mensagem que aparece quer dizer e o que você deve fazer.
Mensagem | Motivo | Solução |
---|---|---|
CANCELADO |
|
Para mais informações sobre o motivo do cancelamento do seu cartão, entre em contato com o Riocard Mais Atende através do telefone 2127-4000. Exceção: Sendo aluno da rede SEEDUC, procure a direção da sua escola. |
LINHA INVÁLIDA |
|
Utilize linhas municipais e/ou intermunicipais nas quais seu benefício é aceito. Para esclarecimento de dúvidas, entre em contato pelo Riocard Mais Atende. Exceção: Sendo aluno da rede SEEDUC, procure a direção da sua escola. |
NÃO CONFIRMADO |
|
Mantenha o cartão encostado no validador até que a mensagem "PASSE" ou "AGUARDANDO LIBERAÇÃO" apareça no visor, para que a passagem na roleta seja liberada. |
CARTÃO VENCIDO |
|
É necessária a renovação do seu benefício. Clique na guia "Gratuidade" acima dessa página, selecione a imagem do seu cartão e clique em "saiba mais", para conferir a documentação necessária para realizar a renovação. |
HORA INVÁLIDA (mensagem exclusiva para estudantes) |
|
Para verificar se seu cadastro está atualizado com o seu turno de aulas, compareça a uma loja Riocard Mais Gratuidade mais próxima de você. No dia leve seu documento de identificação oficial original |
DIA INVÁLIDO (mensagem exclusiva para estudantes) |
|
Se você tentou utilizar em um dia letivo e, mesmo assim, o cartão não passou no validador, você pode registrar sua reclamação com a empresa de ônibus, entrando em contato com o Fale Ônibus através do 0800 886 1000. |
FALHA DE GRAVAÇÃO |
|
Mantenha o cartão encostado no validador até que a mensagem "PASSE" ou "AGUARDANDO LIBERAÇÃO" apareça no visor, para que a passagem na roleta seja liberada. |
ERRO DE LEITURA |
|
O cartão precisa permanecer encostado no validador por alguns segundos para que ele realize a leitura completa. Se, mesmo assim, o problema persistir, você precisará comparecer a uma loja Riocard Mais Gratuidade, mais próxima de você, para solicitar a análise técnica do cartão (apenas se ele estiver em perfeito estado). No dia, leve seu documento de identificação oficial original. Exceção: Sendo aluno da rede SEEDUC, procure a direção da sua escola. |
ACOMP. NÃO PERMITIDO |
|
Caso seja necessário, solicite ao concessor a inclusão de acompanhante no seu benefício. Para mais informações entre em contato com o Riocard Mais Atende |
CRÉDITOS EXPIRADOS (mensagem exclusiva para estudantes) |
|
Aguarde o próximo período para que seus créditos sejam reativados. |
TEMPO BLOQUEADO |
|
Aguarde alguns instantes para fazer o uso do seu benefício. |
ATIVAÇÃO DE CRÉDITO |
|
Basta reaproximar o cartão novamente para a liberação da roleta. |
VÁ PARA A ESCOLA |
|
É necessário recarregar o cartão no validador da sua escola. |
RESTRI. LINHAS |
|
A liberação de uso para linhas municipais ou intermunicipais é feita de acordo com a aprovação feita pelo concessor do benefício. |
MAX.UTIL.DIA |
|
Caso o limite de utilização seja diário, aguarde até o próximo dia para usá-lo. Caso seja mensal, aguarde até o próximo mês. |
MUITO TEMPO SEM USO |
|
Nesse caso, é necessário comparecer a uma loja Riocard Mais Gratuidade para realizar a revalidação do cartão. |
ERRO LENDO ÍNDICE |
|
Você deve comparecer a uma loja Riocard Mais, para que seja gerado novo cartão, sem custo. No dia leve seu documento de identificação oficial original. Exceção: Sendo aluno da rede SEEDUC, procure a direção da sua escola. |
RECADASTRE-SE |
|
Para recadastrar seu benefício, compareça a uma loja Riocard Mais com o seu documento de identificação oficial original e comprovante de residência. |
JÁ VALIDADO |
|
Nenhuma ação necessária. |
NENHUMA MENSAGEM |
|
Caso o cartão não apresente nenhuma mensagem no validador, o beneficiário deve se dirigir a uma loja da Riocard Mais Gratuidade para realizar a análise técnica. É necessário apresentar seu documento de identificação oficial original. Exceção: Sendo aluno da rede SEEDUC, procure a direção da sua escola. |
NÃO PERMITIDO NO VALIDADOR |
|
Utilize a roleta ao lado e apresente seu cartão no validador que aceita gratuidade. |