Mensagens do Validador

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Se seu cartão gratuidade não foi liberado pelo validador, foi por algum motivo. 

Separamos os mais recorrentes para que você possa entender o que a mensagem que aparece quer dizer e o que você deve fazer. 

 

Mensagem Motivo Solução
CANCELADO
  • Pode ser por qualquer motivo relacionado a: perda, roubo, etc.

Para mais informações sobre o motivo do cancelamento do seu cartão, entre em contato com o Riocard Mais Atende através do telefone 2127-4000.

Exceção: Sendo aluno da rede SEEDUC, procure a direção da sua escola.

     
LINHA INVÁLIDA
  • Quando a linha em que você está embarcando não aceita cartões do tipo gratuidade.

Utilize linhas municipais e/ou intermunicipais nas quais seu benefício é aceito. Para esclarecimento de dúvidas, entre em contato pelo Riocard Mais Atende. 

Exceção: Sendo aluno da rede SEEDUC, procure a direção da sua escola.

     
NÃO CONFIRMADO
  • Quando o cartão é encostado muito rapidamente no validador e não dá tempo de fazer a leitura completa do chip.
Mantenha o cartão encostado no validador até que a mensagem "PASSE" ou "AGUARDANDO LIBERAÇÃO" apareça no visor, para que a passagem na roleta seja liberada. 
     
CARTÃO VENCIDO
  • Quando seu benefício já atingiu o período de vigência. 
É necessária a renovação do seu benefício. Clique na guia "Gratuidade" acima dessa página, selecione a imagem do seu cartão e clique em "saiba mais", para conferir a documentação necessária para realizar a renovação.
     
HORA INVÁLIDA
(mensagem exclusiva para estudantes)
  • Dependendo do município, o uso do cartão está relacionado ao turno em que o aluno estuda. Caso haja a tentativa de uso fora desse período, o validador não libera a roleta.
Para verificar se seu cadastro está atualizado com o seu turno de aulas, compareça a uma loja Riocard Mais Gratuidade mais próxima de você.  No dia leve seu documento de identificação oficial original
     
DIA INVÁLIDO
(mensagem exclusiva para estudantes)
  • O cartão Estudante só pode ser usado em dias letivos. Esta mensagem aparece quando houve tentativa de uso fora do dia letivo.
Se você tentou utilizar em um dia letivo e, mesmo assim, o cartão não passou no validador, você pode registrar sua reclamação com a empresa de ônibus, entrando em contato com o Fale Ônibus através do 0800 886 1000.
     
FALHA DE GRAVAÇÃO
  • O cartão não foi encostado de forma correta no validador para a gravação completa das informações no chip.
Mantenha o cartão encostado no validador até que a mensagem "PASSE" ou "AGUARDANDO LIBERAÇÃO" apareça no visor, para que a passagem na roleta seja liberada. 
     
ERRO DE LEITURA
  • Acontece quando o cartão não é apresentado adequadamente no validador. 

O cartão precisa permanecer encostado no validador por alguns segundos para que ele realize a leitura completa. Se, mesmo assim, o problema persistir, você precisará comparecer a uma loja Riocard Mais Gratuidade, mais próxima de você, para solicitar a análise técnica do cartão (apenas se ele estiver em perfeito estado). No dia, leve seu documento de identificação oficial original.

Exceção: Sendo aluno da rede SEEDUC, procure a direção da sua escola.

     
ACOMP. NÃO PERMITIDO
  • Quando o acompanhante tenta utilizar o seu cartão, mas seu benefício não dá direito a acompanhante.
Caso seja necessário, solicite ao concessor a inclusão de acompanhante no seu benefício. Para mais informações entre em contato com o Riocard Mais Atende
     
CRÉDITOS EXPIRADOS
(mensagem exclusiva para estudantes)
  • Fim do crédito mensal do cartão, no caso de Estudante.
Aguarde o próximo período para que seus créditos sejam reativados.
     
TEMPO BLOQUEADO
  • Quando o cartão é apresentado no validador em um intervalo de tempo muito reduzido.
Aguarde alguns instantes para fazer o uso do seu benefício.
     

ATIVAÇÃO DE CRÉDITO
(Exclusivo para alunos que fazem recarga na escola)

  • Quando ocorre a ativação dos créditos adquiridos após apresentação do cartão no validador escolar.
Basta reaproximar o cartão novamente para a liberação da roleta.
     

VÁ PARA A ESCOLA
(Exclusivo para alunos que fazem recarga na escola)

  • Ocorre quando o número de viagens carregadas na escola foi esgotado. 
É necessário recarregar o cartão no validador da sua escola.
     
RESTRI. LINHAS
  • Quando há tentativa de uso em uma linha em que o cartão não está habilitado para uso. 
  • No caso do cartão Especial ou Vale Social sem acompanhante, esta mensagem é apresentada alguns segundos após a exibição de AC NÃO PERMITIDO.
A liberação de uso para linhas municipais ou intermunicipais é feita de acordo com a aprovação feita pelo concessor do benefício. 
     
MAX.UTIL.DIA
  • Ocorre quando há tentativa de uso, mas o limite de passagens (mensal ou diário) foi esgotado. 
  • No caso do cartão Especial ou Vale Social sem acompanhante, esta mensagem é apresentada alguns segundos após a exibição de AC NÃO PERMITIDO.
Caso o limite de utilização seja diário, aguarde até o próximo dia para usá-lo. Caso seja mensal, aguarde até o próximo mês.
     
MUITO TEMPO SEM USO
  • Quando o cartão fica muito tempo sem uso (varia de acordo com o tipo do cartão), por motivo de segurança é bloqueado. 
  • No caso do cartão Vale Social sem acompanhante, esta mensagem é apresentada alguns segundos após a exibição de AC NÃO PERMITIDO.
Nesse caso, é necessário comparecer a uma loja Riocard Mais Gratuidade para realizar a revalidação do cartão.
     
ERRO LENDO ÍNDICE
  • Ocorre quando há erro na gravação interna do cartão. 

Você deve comparecer a uma loja Riocard Mais, para que seja gerado novo cartão, sem custo. No dia leve seu documento de identificação oficial original.

Exceção: Sendo aluno da rede SEEDUC, procure a direção da sua escola.

     
     
RECADASTRE-SE
  • O sistema de reconhecimento facial verifica se o usuário é o titular do cartão. A mensagem aparece quando é identificada uma divergência. 
Para recadastrar seu benefício, compareça a uma loja Riocard Mais com o seu documento de identificação oficial original e comprovante de residência. 
     
JÁ VALIDADO
  • Caso seu cartão já tenha sido apresentado ao validador no VLT. 
Nenhuma ação necessária.
     
NENHUMA MENSAGEM 
  • Pode significar um problema técnico no chip do seu cartão.

Caso o cartão não apresente nenhuma mensagem no validador, o beneficiário deve se dirigir a uma loja da Riocard Mais Gratuidade para realizar a análise técnica. É necessário apresentar seu documento de identificação oficial original.

Exceção: Sendo aluno da rede SEEDUC, procure a direção da sua escola.

     
NÃO PERMITIDO NO VALIDADOR
  • Quando o ônibus possui duas roletas e você está tentando usar o validador que só aceita cartões valorados (que possuem saldo em moeda corrente), como o Vale-Transporte.

Utilize a roleta ao lado e apresente seu cartão no validador que aceita gratuidade.