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Aqui é possível verificar qual benefício de gratuidade você tem direito.

Sênior

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O cartão RioCard Sênior é aceito em todos os municípios com bilhetagem RioCard, em ônibus convencionais e no VLT*, se o usuário possuir pelo menos 65 anos completos.

* No VLT, o usuário tem 1 hora de utilização do modal, não sendo possível passar o cartão novamente dentro deste período.

Campos, Macaé, Nova Friburgo e Teresópolis possuem leis orgânicas para concessão do benefício a pessoas com 60 a 64 anos. Neste caso o cartão só pode ser utilizado no município onde o benefício foi concedido, até que o usuário complete 65 anos.

Como obter o cartão:

Rio de Janeiro, Seropédica, Niterói, Silva Jardim e Rio Bonito

Deve ser realizado o cadastramento através da Central de Relacionamento da Gratuidade (4003-3737) ou através do site.

 

Teresópolis

O usuário deve comparecer diretamente ao posto (Avenida Feliciano Sodré, 1190 - Várzea, de 2ª a 6ª feira, das 9 às 18h), portando os seguintes documentos:

  • Identificação oficial com foto;
  • CPF;
  • Comprovante de residência atual (apenas contas de consumo: água, luz, telefone ou gás, até 3 meses atrás).

Idosos entre 60 e 64 anos é necessária a apresentação de declaração da SMDS – Secretaria Municipal de  Desenvolvimento Social, que pode ser adquirida no endereço abaixo:

Av. Alberto Torres 1148 - Bairro Alto - Em frente ao Hospital São José

Nova Friburgo

O usuário deve comparecer diretamente ao posto (Rua Ernesto Basílio, 39 – Centro, de 2ª a 6ª feira, das 9 às 18h), portando os seguintes documentos:

  • Identificação oficial com foto;
  • CPF;
  • Comprovante de residência atual (apenas contas de consumo: água, luz, telefone ou gás, até 3 meses atrás).

Idosos de 60 a 64 anos também podem solicitar seu cartão de acordo com a lei orgânica.

Petrópolis

O usuário deverá realizar o cadastramento prévio e agendamento através do telefone (24) 2103-5100.

Macaé

Entre 60 e 64 anos: O usuário que reside em Macaé pode adquirir o cartão RioCard Sênior, sendo assim, deve entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Rua Dr. Francisco Portela nº 444, Centro – Macaé, telefone (22) 2772-3754. O horário de atendimento é de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h.

Maior de 65 anos: Para ter acesso à gratuidade, basta que o idoso apresente qualquer documento pessoal e oficial que comprove a sua idade.

São Gonçalo

Morador de São Gonçalo deve realizar seu cadastramento na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social,  na Rua Uricina Vargas, nº 36 – Alcântara, de 2ª a 6ª feira, de 9h às 17h.

Maricá

O cadastramento é realizado na Secretaria Municipal de Assistência Social e Participação Popular, Rua Domicio da Gama, 396 e 398, Centro - Maricá, de 2ª a 6ª feira de 9h às 17h.

Cachoeiras de Macacu

O usuário deve se dirigir à Secretaria Municipal de Promoção Social e Trabalho, na Rua Anicio Monteiro da Silva, 205 Centro, de 2ª a 6ª feira de 9h às 17h.

Itaboraí e Tanguá

O usuário deverá realizar seu cadastramento no Projeto Vida em Movimento, Rua Pereira Roberto Santos, s/nº - Centro – Itaboraí, de 2ª a 6ª feira de 9h às 17hOu ligue para 4003-3737 e obtenha as informações necessárias.

Duque de Caxias

O posto de atendimento está localizado na Rua General Mitre, 228 - Jardim 25 de Agosto - Duque de Caxias. Referência: Rua da Vila Olímpica, próximo ao Colégio Estadual Roberto Silveira e ao Carrefour da Avenida Brigadeiro Lima e Silva, de 2ª à 6ª feira, de 8h às 17h.

Nova Iguaçu

O usuário deverá comparecer ao posto de cadastramento situado na Avenida Marechal Floriano Peixoto n° 1480 Loja: 109 Centro, Nova Iguaçu,

Horário de atendimento de Segunda a Sexta-Feira das 08h as 17h.

Demais Municípios

Ligue para 4003-3737 e obtenha as informações necessárias.

Segunda Via

Nova Friburgo e Teresópolis

O usuário deve comparecer diretamente no posto de atendimento, sem necessidade de agendamento prévio.

Demais municípios

  • Ligue para 4003-3737 ou (24) 2103-5100 (somente para usuários de Petrópolis) e obtenha as informações necessárias.

 

Necessidades Especiais > RioCard Especial

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O cartão RioCard Especial é aceito somente em linhas municipais, em ônibus convencionais e no VLT* na cidade onde o benefício foi concedido (residência do usuário).

* No VLT, o usuário tem 1 hora de utilização do modal, não sendo possível passar o cartão novamente dentro deste período.

O usuário pode ter o benefício concedido com acompanhante (AC), neste caso o mesmo cartão deve ser apresentado no validador para passagem do usuário e, em seguida, apresentado novamente para passagem do acompanhante.

Como obter o cartão

Rio de Janeiro

Acesse o endereço do Sistema de Localização de Unidade de Saúde (www.subpav.org/ondeseratendido/). Com a inserção do CEP do paciente, o sistema indicará a Clínica da Família ou a Unidade de referência para o usuário se dirigir e solicitar o benefício.

Teresópolis

O usuário deverá se dirigir ao posto de atendimento:

Avenida Feliciano Sodré, 1190 - Várzea, de 2ª a 6ª feira, das 9 às 18h

Documentação necessária:

  • Declaração expedida pela SMDS (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social), datada há menos de 30 dias;

SMDS: Av. Alberto Torres 1148 - Bairro Alto - Em frente ao Hospital São José

  • Documento de identificação original;
  • CPF;
  • Comprovante de residência atual (apenas contas de consumo: água, luz, telefone ou gás, até 3 meses atrás).

 

Nova Friburgo

O usuário deve se dirigir ao posto de atendimento RioCard e retirar o formulário para dar entrada em seu cartão junto ao concessor.

Munido deste formulário e originais e cópias da identidade, CPF, comprovante de residência, e no caso de menores, certidão de nascimento e identidade dos pais/responsáveis, o usuário dará entrada em seu pedido de cartão, a ser analisado pelo órgão competente.

Após aproximadamente 15 dias, deve retornar ao posto para completar o cadastro e retirar o seu cartão, com a seguinte documentação:

  • Documento de identificação original;
  • CPF;
  • Comprovante de residência atual (apenas contas de consumo: água, luz, telefone ou gás, até 3 meses atrás).

Campos dos Goytacazes

O usuário deve obter credencial expedida pela EMUT – Empresa Municipal de Transportes

Petrópolis

O usuário deve comparecer diretamente à Divisão de Apoio da SPTrans (Rua do Imperador, 100  – Centro, de 2ª a 6ª feira, das 9 às 18h) para agendamento e informações sobre a documentação necessária.

Macaé

O usuário que reside em Macaé pode adquirir o cartão Especial, sendo assim, deve entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Rua Dr. Francisco Portela nº 444, Centro – Macaé, telefone  (22) 2772-3754. O horário de atendimento é de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h.

Segunda Via

Nova Friburgo e Teresópolis

O usuário deve comparecer diretamente no posto de atendimento, sem necessidade de agendamento prévio.

  • Teresópolis: Avenida Feliciano Sodré, 1190 - Várzea, de 2ª a 6ª feira, das 9 às 18h

 

  • Nova Friburgo:   Rua Ernesto Brasílio, nº 39 - Centro – Nova Friburgo.
    O atendimento é de 2ª a 6ª feira, das 09 às 18h.

Demais municípios

Ligue para 4003-3737 ou (24) 2103-5100 (somente para usuários de Petrópolis) e obtenha as informações necessárias.

 

Observações

  • Nos municípios Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Japeri, Magé, Mangaratiba, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, Saquarema, Seropédica, Bom Jardim e Cachoeiras de Macacu foram assinados convênios entre as Prefeituras e a Setrans (Secretaria de Estado de Transportes) e nestas localidades o RioCard Especial não será mais aceito. Os usuários deverão obter o cartão Vale Social.

 

Necessidades Especiais > Vale Social

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O cartão Vale Social é emitido para os deficientes ou doentes crônicos cujo benefício é concedido pela Setrans (Secretaria  de Estado de Transportes) através da Lei nº 4.510 de 13 de janeiro de 2005.

O benefício sempre é concedido com validade, sendo passível de renovação e, em alguns casos, permite acompanhante (AC). Nesse caso o mesmo cartão deve ser apresentado no validador para passagem do usuário e, em seguida, apresentado novamente para passagem do acompanhante.

Como obter o cartão

A decisão sobre as solicitações de Vale Social bem como os parâmetros de aceitação, validade e limite é de responsabilidade da Secretaria de Estado de Transportes do Rio de Janeiro (SETRANS). Caso deseje verificar se tem direito ao benefício dirija-se a um dos postos de cadastramento nas unidades da SETRANS, ou da Fundação Leão XIII ou acesse http://www.valesocial.rj.gov.br/index.php/pagina/formularios.

  • Informações sobre segunda via poderão ser obtidas através de ligação para a Central de Atendimento no número 4003-3737

 

Estudante > RioCard Escolar

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O cartão RioCard Escolar é emitido para os alunos da rede pública Federal, Estadual (exceto SEEDUC) e Municipal, de ensino médio e fundamental.

A idade mínima necessária para emissão do cartão é 5 anos completos.

Como obter o cartão

Nova Friburgo e Teresópolis

O usuário deverá se dirigir diretamente ao posto com a devida comprovação de matrícula, documento de identificação e comprovante de residência atual, originais.

  • Teresópolis: Avenida Feliciano Sodré, 1190 - Várzea, de 2ª a 6ª feira, das 9 às 18h

 

  • Nova Friburgo: Rua Ernesto Brasílio, nº 39 - Centro – Nova Friburgo.
    O atendimento é de 2ª a 6ª feira, das 09 às 18h.

Demais municípios: verificar na unidade escolar.

Segunda via

Nova Friburgo e Teresópolis

O usuário deve comparecer diretamente no posto de atendimento, sem necessidade de agendamento prévio.

  • Teresópolis: Avenida Feliciano Sodré, 1190 - Várzea, de 2ª a 6ª feira, das 9 às 18h

 

  • Nova Friburgo:   Rua Ernesto Brasílio, nº 39 - Centro – Nova Friburgo.
    O atendimento é de 2ª a 6ª feira, das 09 às 18h.

Demais municípios

Ligue para 4003-3737 ou (24) 2103-5100 (somente para usuários de Petrópolis) e obtenha as informações necessárias.

Outras informações

Município do Rio de Janeiro:

  •  Todos os cartões de 1ª via dos alunos municipais da cidade do Rio de Janeiro devem ser ativados no posto da RioCard para uso no ônibus.
  • Para ativação é obrigatório que o aluno esteja presente com o seu documento de identificação original e declaração escolar emitida há até 30 dias.

Ativação de viagens na escola:

Alunos da rede municipal  do Rio de Janeiro, Teresópolis, Macaé e Rede FAETEC:

  • Devem apresentar o cartão no validador da sua escola diariamente. Na primeira aproximação do cartão no validador do ônibus aparecerá a mensagem "Ativação de Crédito” e na nova aproximação do cartão no será computada a viagem.

 

Estudante > Bilhete Único Universitário

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Os alunos que se enquadram no Decreto 38.280 e utilizam o BUC Universitário deverão substituir seu cartão pelo Passe Livre Universitário.

Não há troca automática da condição de meia-passagem para a gratuidade.

O aluno deverá informar seus dados clicando aqui e agendar o comparecimento ao posto de cadastro, com posterior entrega gratuita de novo cartão.

O cartão BUC Universitário não deverá mais ser recarregado. Ele deverá ser utilizado até o saldo ser esgotado, quando então será cancelado.

 

 

Estudante > Passe Livre Universitário

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Benefício concedido para estudantes do ensino superior matriculados nos cursos de graduação presencial de instituições de ensino no Município do Rio de Janeiro, desde que bolsistas do Programa Universidade para Todos – ProUni – do Ministério da Educação ou alunos cotistas, beneficiários do Programa de Cotas do Governo Federal ou do Prouni, ou alunos com renda familiar per capita de até um salário mínimo.

 

Para mais informações sobre agendamento, documentação, 2ª via ou dúvidas, acesse aqui a página exclusiva do Passe Livre Universitário.

 
 
 

Estudante > Cartão SEEDUC

Cartão utilizado pelos alunos das unidades escolares da rede SEEDUC (Secretaria Estadual de Educação) do ensino fundamental e médio para o trajeto casa-escola-casa

A solicitação do cartão de primeira e segunda via é realizada através do site www.cartaoriocard.com.br/gratuidade pelo próprio aluno. Para isso, é necessário que o aluno possua um e-mail cadastrado junto à unidade escolar e que a SEEDUC tenha enviado à RioCard os dados dos alunos devidamente matriculados.

A entrega do cartão é realizada pela SEEDUC diretamente na unidade escolar.

Em caso de dúvidas o aluno deve procurar a secretaria de sua escola.

Ativação de viagens na escola

  • Os alunos devem apresentar o cartão no validador da sua escola diariamente,

Na primeira aproximação do cartão no validador do ônibus aparecerá a mensagem "Ativação de Crédito” e na nova aproximação do cartão no validador será descontada a viagem.