RioCard - Vale Transporte

Área do Comprador

Ajuda



3.3       Administrador

 

Esta unidade traz informações sobre como um comprador pode gerenciar outros compradores. O sistema permite que um comprador autorize terceiros (outros compradores cadastrados no sistema) a realizar as tarefas de gerenciamento do Vale-Transporte RioCard (compra, manutenção de dados, solicitação de créditos, entre outros). Dessa forma, a partir do seu próprio login, é possível ter acesso a outras contas a serem administradas.

 

Para que um comprador A possa administrar a conta de outro comprador B, ele precisa estar devidamente cadastrado no sistema RioCard de Vale-Transporte para que o comprador B possa autorizá-lo como seu administrador. O sistema permite que um comprador autorize vários outros compradores como seus administradores, delegando para estes as capacidades de gerenciamento de sua conta. Para cada administrador autorizado, deverá ser definido um nível de acesso que definirá quais tarefas o administrador poderá executar usando a conta do comprador administrado.

 

3.3.1     Administrar outros compradores

 

Para administrar outro comprador selecione a opção “Administrar outro Comprador” no menu “Administrador”, na barra superior.

 

3.3.1.1    Selecionando um Comprador

 

Através dessa tela é possível visualizar uma lista com todos os compradores que autorizaram sua conta com direitos de administração.

 

O sistema permite pesquisar os compradores dessa lista através de filtros de pesquisa. A pesquisa poderá ser filtrada através da Razão Social ou do CNPJ/CPF/CEI do comprador.

Para realizar a pesquisa, selecione o campo que deseja utilizar como filtro, digite o valor a ser pesquisado e clique no botão “Pesquisar”. No caso de filtro por Razão Social ou Nome, informe o nome usando letras e números, com no mínimo de 3 (três) caracteres. Para o caso de filtro por CNPJ/CPF/CEI, informe o documento do comprador usando apenas números, sem traços ou pontos. O resultado da pesquisa será mostrado em seguida na lista. Se nenhum comprador for encontrado usando o filtro informado, o sistema emitirá a mensagem: Nenhum registro encontrado. Para pesquisar todos os compradores, no campo de pesquisa escolha a opção “Selecione...” e clique em no botão “Pesquisar”.

 

 

O sistema permite navegar pelas páginas do resultado da pesquisa para procurar o comprador desejado. Neste caso, para melhorar a procura, organize os compradores por nome. Para mudar a ordenação da lista basta clicar no título da coluna “Razão Social ou Nome”. A ordenação será feita da seguinte forma: Números, e nomes de A – Z, por exemplo:

1º - 123 Engenharia

2º - ABC Escola

3º - Brasil Logística

 

 

A coluna “Perfil” exibe o nível de acesso que o comprador administrado concedeu. Existem dois perfis de administração: Operador e Master. O perfil Master tem permissões para executar todas as funcionalidades do sistema e o perfil Operador é restrito para acesso às funcionalidades que utilizam bolsa de crédito.

 

Finalmente, para administrar outro comprador, basta clicar no botão “OK” na última coluna da direta para selecioná-lo. O sistema irá redirecioná-lo para a página principal do sistema que apresentará o perfil do comprador que está sendo administrado. Na parte superior da tela o sistema exibirá a informação do comprador que está logado e o comprador que está sendo administrado.

 

 

3.3.2     Definir administrador para sua conta

 

Para gerenciar os compradores autorizados a administrar sua conta, selecione a opção “Definir Administrador para Sua Conta” no menu “Administrador”, na barra superior.

 

3.3.2.1   Definindo Administradores para sua Conta

 

Utilizando essa tela, você poderá gerenciar os compradores que estarão autorizados a administrar a sua conta, definindo para cada um, perfil de acesso.

Através dela é possível autorizar novos compradores como administradores e revogar os direitos de um administrador.

 

Para adicionar um administrador é preciso localizá-lo através do documento do comprador, para isso utilize o quadro “Pesquisa”, selecionando o tipo de documento e informando o número, sem pontos ou traços.

 

 

Ao clicar no botão “Pesquisar” o sistema irá realizar a pesquisa e apresentar o comprador encontrado. O sistema não mostrará casos aproximados dos dados informados na pesquisa. Por exemplo: Se o comprador digitar 123456 para um CPF, o sistema não apresentará um comprador que tenha o CPF 12345678900. Caso o comprador selecione o filtro CPF e o número digitado for de um CNPJ o sistema não apresentará nenhum comprador, mesmo que este comprador com CNPJ exista.

Caso nenhum comprador seja localizado com o documento informado o sistema apresentará a mensagem: “Nenhum comprador Encontrado”.

 

O comprador encontrado é apresentado como mostra a figura a seguir:

 

 

O sistema apresentará a razão social, e o documento do comprador, e solicitará que seja informado o perfil e o texto de confirmação. Depois basta clicar no botão “Definir como Administrador” para confirmar.

 

O nível de acesso do administrador poderá ser definido como “Master” ou “Operador”. O administrador “Master” terá acesso a todas as áreas do sistema, já o administrador “Operador”, não terá acesso às funcionalidades que utilizam bolsa de crédito.

 

O administrador “Operador” não poderá fazer pedido utilizando bolsa de crédito de comprador, não poderá transferir bolsa de crédito de usuário para bolsa de crédito do comprador, não poderá fazer pedido de inserção de créditos na bolsa de crédito do comprador e o não poderá utilizar bolsa de crédito de usuário para fazer pedido de transferência para o cartão do funcionário. Caso o administrador “Operador” faça algum pedido, a opção de bolsa de crédito ficará impossibilitada de utilização, informando ao lado do marcador: Administrador com perfil Operador não pode utilizar bolsa de crédito. Se o administrador “Operador” clicar em Pedidos – Transferência de Bolsa de Crédito ou em Pedidos – Novo Pedido de VT – Inserir Créditos na Bolsa de Crédito o sistema informará: O Administrador de perfil "Operador" não possui permissão para realizar a operação. Nesses casos acima o administrador “Operador” poderá fazer o pedido normalmente e finalizá-lo, e poderá informar ao comprador que o pedido foi finalizado para que este escolha a forma de pagamento, utilizando a bolsa de crédito do comprador ou imprimindo o boleto.

 

Para revogar os direitos de um administrador, basta localizá-lo na lista de administradores e clicar no botão “Revogar”. O sistema solicitará uma confirmação que, se confirmada, vai desencadear a revogação dos direitos de administração desse comprador.

 

 

Versão 2.97.8